Eis o primeiro grande projeto da minha curadoria de música do Centro Cultural São Paulo em 2019: o Centro do Rap. São quatro dias dedicados a diferentes vertentes do rap em São Paulo a partir desta quinta-feira até domingo. Quinta, dia 24, Tássia Reis começa a mostrar as músicas de seu novo trabalho a partir das 21h. Na sexta, feriado de aniversário de São Paulo, é a vez de Alt Niss mostrar sua força e delicadeza de seu primeiro disco a partir das 19h. No sábado, também às 19h, a festa fica com Bárbara Bivolt, que mostra que não tá pra brincadeira. E no domingo, às 18h, o mestre Edi Rock, um dos Racionais MCs, encerra a programação com seu projeto solo. Vai ser demais (mais informações aqui)!
Começamos os trabalhos da curadoria de música do Centro da Terra em 2019 já com algumas mudanças. A sessão de segunda-feira, Segundamente, segue no formato já estabelecido, mas a terça-feira se desmembra para além das temporadas mensais também receber shows únicos ou curtas temporadas. E é com o maior prazer que anuncio as atrações de fevereiro, o primeiro mês de atividades do ano do teatro no Sumaré, que já trazem as mudanças na prática, com shows de Rodrigo Campos, Fernando Catatau, Juliano Gauche e Josyara.
O sambista paulistano Rodrigo Campos é o dono das segundas-feiras na temporada Qualidades Primordiais, em que recebe convidados toda segunda para mostrar diferentes facetas da sua musicalidade. A cada dia um elemento básico é representado pelo encontro entre temperaturas e umidades. Na primeira segunda, dia 4, é o dia da terra: no show Frio e Seco ele recebe os percussionistas Fumaça, Raphael Moreira e Victória dos Santos. Na segunda segunda, dia do fogo, dia 11, Quente e Seco, Rodrigo convida a instrumentista Maria Beraldo. O convidado do dia 18, dia da água, Frio e Úmido, é Kiko Dinucci e Rodrigo encerra a temporada no dia 26, com a noite Quente e Úmido, dia do ar, com as presenças de Maurício Badê e Thiago França (mais informações aqui).
As terças-feiras começam com o guitarrista do Cidadão Instigado, o cearense Fernando Catatau, mostrando as composições de seu trabalho solo na minitemporada Luz do Fim de Tarde em duas apresentações, dias 5 e 12. Acompanhado apenas de programações eletrônicas, violão e guitarra, ele abre para o público composições inéditas que ainda estão sendo desenvolvidas, rascunhos abertos para testar o formato e a natureza das músicas (mais informações aqui). Depois é a vez do capixaba Juliano Gauche apresentar o espetáculo Entre Árvores, na terça-feira dia 19, em que experimenta o repertório de seus dois discos no formato semi-acústico e minimalista, além de fazer versões para outros autores e trazer músicas inéditas, acompanhado de Kaneo Ramos, nos violões, e de Klaus Sena, no piano (mais informações aqui). O mês de fevereiro termina dia 26, uma terça-feira, com o espetáculo Abraça, em que a cantora baiana JosYara mostra seu repertório ao lado da cantora Luê e da atriz Bárbara Santos, que ajudam a desconstruir o disco mais recente da cantora, o belo Mansa Fúria (mais informações aqui). E é só o começo das novidades do ano!
A banda paulistana Rakta e a dupla argentina Mueran Humanos se encontram no palco da sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural Sâo Paulo neste domingo, a partir das 18h (mais informações aqui).
Inacreditável! Um dos maiores nomes da história do rock progressivo, o grupo King Crimson tocará no palco Sunset do Rock in Rio – e não é especulação: o próprio grupo postou em sua página no Facebook. Reunido em 2013 (primeiro como um septeto e agora como octeto, com três baterias!), o grupo liderado por Robert Fripp vem se apresentando cada vez mais e acaba de anunciar uma turnê comemorativa de seu cinquentenário, que deverá ter 50 apresentações na Europa e na América, começando em junho pela Europa e terminando no Brasil no dia 6 de outubro.
Como é bem pouco provável que o grupo toque seus shows com mais de duas horas no festival carioca, a minha aposta é que eles tocarão apenas seu primeiro clássico, o álbum de estreia In the Court of Crimson King, marco zero da comemoração do cinquentenário do grupo que completa 50 anos de seu lançamento exatamente quatro dias depois do show do grupo no Brasil. A formação atual da banda inclui o saxofonista Mel Collins, o baixista Tony Levin, o percussionista Pat Mastelotto, o baterista Gavin Harrison, o vocalista de guitarrista Jakko Jakszyk, o baterista Bill Rieflin, o baterista Jeremy Stacey (sim, três bateristas) e, claro, Robert Fripp tocando guitarra, teclados e disparando seus Frippertronics.
A turnê faz parte do enorme pacote que o grupo preparou para o cinquentenário de sua existência – seu primeiro ensaio aconteceu no glorioso 13 de janeiro daquele mesmo 1969, no Fulham Palace Café, em Londres, e inclui uma série sensacional de lançamentos. O primeiro deles é uma seleção de 50 faixas raras do grupo que serão lançadas semanalmente por David Singleton, que gerencia o selo do grupo, Discipline Global Mobile. A primeira faixa desta seleção, chamada de KC 50, também marca o primeiro contato profissional entre Singleton e Fripp. Depois que apresentou ao produtor a faixa de abertura de seu primeiro álbum, Fripp teve de ouvir que a faixa era ótima, mas os solos eram exagerados demais e que ela iria precisar de um edit pra tocar no rádio. Ainda sem conhecer o trabalho – e o humor – de Fripp, Singleton foi desafiado a fazer um radio edit para a faixa que era o cartão de visitas de uma das bandas mais complexas da cultura pop, “21st Century Schizoid Man”. Ele publicou a faixa inclusive comentando que não gosta do resultado hoje, mas é uma boa introdução para esta seleção.
Além das faixas digitais (que irão colocar o grupo pela primeira vez nas plataformas de streaming), o King Crimson ainda lançará duas caixas de discos (uma em vinil cobrindo o período entre 1972 e 1974 e outra em CD cobrindo o período entre o fim dos anos 90 e 2008, completando toda a discografia do grupo em 5.1)…
…os últimos três discos de sua série de seu clube de colecionadores (incluindo a recém-descoberta gravação da mesa de um show da época do disco Larks Tongues in Aspic, em 1972), uma caixa comemorando o cinquentenário de In the Court of Crimson King, o relançamento da biografia In the Court of King Crimson, de Sid Smith, que estava fora de catálogo, um documentário (Cosmic F*Kc, dirigido por Toby Amies) e uma edição limitada de pôsteres com a imagem completa da capa e da contracapa do primeiro disco da banda, numeradas e autografadas pelo próprio Fripp (mais informações no site da gravadora).
Agora é torcer por um show em São Paulo – ou mais de um, imagina!
O baiano Ronei Jorge mostra seu primeiro disco solo, o ótimo Entrevista, neste sábado, quando se apresenta a partir das 19h na sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo com as presenças de Giovani Cidreira e Joana Queiroz (mais informações aqui)
O cantor e compositor paulista Tatá Aeroplano mostra seu disco mais recente, Alma de Gato (um dos melhores discos do ano passado), nesta quinta, a partir das 21h, com formação completa: Junior Boca na guitarra, Bruno Buarque na bateria e Dustan Gallas no baixo, além do Lenis Rino na percussão, o Berna no som e as participações de Malu Maria, Luiz Romero, Ciça Góes, Beto Antunes, Daniel Perroni Ratto e Abelha Psicodélica (mais informações aqui). Vai ser demais!
A clássica banda de rock progressivo paulistana Violeta de Outono se apresenta neste sábado, às 19h, e domingo, às 18h, no Centro Cultural São Paulo tocando seus dois primeiros discos com a formação clássica: Fabio Golfetti na guitarra, Angelo Pastorello no baixo e Cláudio Souza na bateria (mais informações aqui).
Feliz ano novo! E a primeira apresentação de 2019 no CCSP é o músico paulistano Bruno Bruni, autor de um dos melhores discos do ano passado, que sobe ao palco da Adoniran Barbosa com uma big band de dez músicos (mais informações aqui). Um gostinho do pop torto do garoto-prodígio pode ser visto nesta versão ao vivo para sua “Uh Ah Oh”, nesse vídeo de um show que ele deu em agosto do ano passado.
Depois de dar sinal de vida em 2018 com o single de “Free Yourself”, os Chemical Brothers anunciam novo álbum, chamado No Geography, ainda para este semestre – e o novo single, “Mah”, cujo clipe foi filmado na apresentação da dupla formada por Tom Rowlands e Ed Simons no Alexandra Palace, em Londres, canaliza a raiva e a angústia do mundo citando o discurso épico do personagem Howard Beale, do filme Rede de Intrigas, de 1976.
“Marry on and you will know”