Trabalho Sujo - Home

Sebadoh à brasileira

, por Alexandre Matias

Mais de dez anos depois, o clipe brasileiro que o Sebadoh gravou em São Paulo finalmente tem estreia marcada pro próximo dia 28, no canal do YouTube da banda e seus diretores, os compadres Ricardo Spencer e André Peniche, disponibilizam um trecho do clipe em primeira mão no Trabalho Sujo. O trabalho foi idealizado pelo baiano Spencer, que, depois de dirigir dezenas de clipes para artistas brasileiros, tinha o sonho de fazer um clipe para algum dos artistas – indies, claro – que o motivaram a cair na música. A primeira tentativa foi em 2008, quando registrou um clipe em Super 8 com a passagem do Mudhoney pela Bahia, cujo material foi destruído por um laboratório de São Paulo. Depois de tentar fazer algo com Lee Ranaldo (sem sucesso), a oportunidade surgiu quando a banda de Lou Barlow veio para o Brasil, em 2014.

Foi quando Spencer convidou o paulistano André Peniche – ele mesmo outro diretor de clipes para vários artistas nacionais – para dirigir parte das cenas do clipe que, seria filmado parcialmente com uma das novidades da época: o drone. “A ideia era um único take, com um drone em direção a uma das quitinetes que aluguei por um dia no Copan”, lembra Ricardo. “Seria 75% da música ‘Love You Here’ num único take sobrevoando São Paulo, até enquadrar uma das janelas da meca da moradia paulistana, com a banda tocando sua mágica. Acontece que o piloto do drone não tinha coragem de se afastar muito, mesmo comigo arrancando os cabelos, em terror, num terraço vizinho.”

“Sorte a minha que meu parceiro André Peniche era o responsável por uma segunda unidade, filmando a banda dentro do apartamento”, continua Ricardo. Eu novamente me frustrei e engavetei o clipe. André não.” Peniche, que mora desde 2020 em Helsinque, na Finlândia, pediu o material do clipe para Spencer, para tentar extrair dali um material a partir de outra ideia, já que a original não havia funcionado. “Aí em 2022, o Lou Barlow veio tocar na Finlândia com o Dinosaur Jr., me convidou pra ir no show e antes do show a gente ficou conversando sobre aquela turnê no Brasil, até que o clipe veio à tona”, lembra Peniche, que usou aquela conversa como gancho para finalmente finalizar o material, que só conseguiu fechar neste ano, por conta de questões de agenda de trabalho – e ele finalmente chega entre nós na próxima sexta.

Assista abaixo:

Tags: , ,