Trabalho Sujo - Home

O desabrochar de uma banda

É muito bom ver um artista desabrochar. Não que a Saüna, que apresentou seu espetáculo Toda Letra Que Se Atreva nesta segunda no Centro da Terra, fosse uma banda novata. Formada por artistas de diferentes áreas, o quinteto já tem estrada em festas paulistanas em shows em que fazem versões para músicas conhecidas, mas nesta apresentação que pensaram para o teatro, vieram com seu repertório autoral tomando conta de toda a noite, pela primeira vez. E por mais que houvesse um certo nervosismo natural de qualquer estreia, o grupo logo tirou de letra ao perceber que estava tão à vontade com as novas músicas, que deverão fazer parte do disco que começam a gravar no início de 2026, quanto conseguiu envolver o público. A química entre os cinco é nítida e mesmo com o carisma evidente da vocalista Carol Borelli conduzindo as atenções, eles se comportam como um coletivo azeitadíssimo, que ainda deixou entrar algumas composições alheias no repertório (como “Glory Box” do Portishead, “Vale Quanto Pesa” de Luiz Melodia e uma citação a “Wicked Game” de Chris Isaak), sempre com sua própria assinatura musical. E agora que o show novo está pronto, 2026 promete vê-los crescendo com seu repertório próprio. Vai que vai!

#saunanocentrodaterra #sauna #centrodaterra2025 #trabalhosujo2025shows 279

Saüna: Toda Letra Que Se Atreva

Entrando na última semana de programação de música de 2025 no Centro da Terra recebemos nessa segunda-feira a estreia do primeiro show autora da banda Saüna. Formada por artistas de diferentes áreas – a vocalista Carol Borelli é atriz, o tecladista Gabriel Spinosa é produtor musical, o baixista Mano Bap toca no Karnak e na Central Scrutinizer, o artista visual o guitarrista Marcelo Polletto é artista visual e educador e o baterista Felipe Marini é designer -, a banda vem desde 2023 fazendo shows com versões para outros artistas, mas vem preparando seu primeiro álbum autoral – batizado de Dance Dance – para 2026 e aos poucos vem experimentando as músicas novas em seus shows mais recentes. Mas para essa primeira apresentação no Centro da Terra, o quinteto separou um repertório inteirinho autoral, no espetáculo Toda Letra Que Se Atreva, que até pode ter alguma versão alheia, mas não é o foco da noite. A apresentação começa pontualmente às 20h e os ingressos estão à venda no site do Centro da Terra.

#saunanocentrodaterra #sauna #centrodaterra2025

Centro da Terra: Dezembro de 2025

Na reta final do ano, eis que chegamos ao último mês e, como de praxe, não fazemos temporada no Centro da Terra pois o teatro só funciona nas duas primeiras semanas do mês. Assim, a programação de música do mês começa na segunda, dia 1º, quando recebemos o grupo português Linda Martini, que traz o espetáculo intenso e intimista, como descrevem, Somos os Linda Martini! Prazer! para dar início às atividades do mês. Depois vem o projeto João 1958, em que Rodrigo Coelho e Marina Nemésio visitam as gravações caseiras que João Gilberto fez antes de seu primeiro álbum Chega de Saudade, trazendo músicas inéditas ou nunca gravadas em disco pelo papa da música brasileira, com minha direção. A apresentação acontece na terça, 2 de dezembro, que também é o aniversário de Marina. Na segunda seguinte, dia 8, é a vez da banda Saüna mostrar pela primeira vez seu show inteiramente autoral. Formada por artistas de diferentes áreas (a vocalista Carol Borelli é atriz, o tecladista Gabriel Spinosa é produtor musical, o baixista Mano Bap toca no Karnak e na Central Scrutinizer , o artista visual o guitarrista Marcelo Polletto é artista visual e educador e o baterista Felipe Marini é designer), eles já ameaçavam suas composições próprias nos shows em que tocam músicas alheias e agora dedicam o espetáculo Toda Letra Que Se Atreva às suas próprias composições. E fechando o ano temos a cantora e compositora paraense Natalia Matos inaugura sua nova fase com o espetáculo Abduzida, em que experimentará músicas que estarão em seus próximos trabalhos, com arranjos em definição. As apresentações começam pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.