Mano Brown estreia no carnaval de Salvador

manobrown-salvador

Em meio à folia do carnaval de Salvador, eis que surge Mano Brown no alto do trio elétrico do festival Afropunk, que teve também as participações do BaianaSystem e do Afrocidade, e puxa vários hits dos Racionais – e geral cantou junto.

Gigante. A foto do post saiu do Twitter do Brasileiríssimos.

Mais uma vez rumo a Salvador

radioca-2019

Volto a um dos meus festivais favoritos neste fim de semana, o soteropolitano Radioca, que entre sábado e domingo reúne Céu, Tuyo, Tulipa e João Donato, Mestre Anderson Miguel com Siba, Afrocidade, Abayomi, Jessica Caitano, Lazzo Matumbi, Illy e muito mais (mais informações aqui).

BaianaSystem 2015: "Já viu é deja vu"

baianasystem-2015

Esqueci de comentar a sonzeira que o BaianaSystem lançou antes do carnaval começar. “Playsom” (que pode ser baixada de graça no site da banda) não só é a primeira amostra do som da banda sob a tutela do produtor Daniel Ganjaman (que começa a esmerilhar todo seu know how jamaicano no que pode ser o seu grande disco de dub brasileiro) como foi trilha sonora pra folia no carnaval de Salvador deste ano.

O BaianaSystem é uma importante ponta do iceberg das mutações que estão acontecendo no cenário pop em Salvador e não por isso escolhi conversar com seu líder e guitarrista Beto Barreto na matéria que fiz pro UOL sobre a crise da axé music.

 

O Baiana – como é conhecido pelos fãs – está puxando uma lenta transformação no carnaval de Salvador que tem a ver com o desgaste artístico e econômico do modelo de negócios criado com a axé music e no carnaval deste ano arrastou multidões ao tocar em trios sem cordas, fazendo a muvuca misturar públicos e estilos musicais na melhor concepção da convulsão cultural que deveria ser o carnaval. Olha só essa foto do iBahia da banda sobre o trio Nave Pirata:

baianasystem-carnaval

E a massa cantando o refrão de “Terapia“, música sampleada na própria “Playsom”?

#baianasystem #viradonumagoteira #carnaval2015

Um vídeo publicado por BaianaSystem (@baianasystem) em

 

O sucesso do BaianaSystem está ligado não só à crise da axé music mas também da crise do modelo de camarotização/área VIP que tem se tornado tradicional no Brasil nos últimos 20 anos e que, não por acaso, teve uma forte popularização a partir da Bahia (não apenas no carnaval de Salvador mas também na transmutação de Trancoso numa “Cannes tropical”, como nos lembra a Marina Rossi neste texto pro El País). Tomara que se espalhe pelo país essa noção de que, no fundo, todos somos pipoca.

Back in Bahia

Há um mês estava com tudo pronto pra comemorar o primeiro aniversário da festa soteropolitana A Bolha, do compadre Luciano Matos e da querida Carol Morena, quando uma greve da polícia militar tirou o sono da cidade e nos fez preferir adiar a celebração. Por isso, lá vou eu nesse sábado pra Salvador, comemorar um ano da festa e matar a saudade da noite da capital baiana. Segurem as pontas que eu tou chegando! As coordenadas seguem no site da festa ou na página do evento no Facebook.

Me espera, Salvador

Devido à greve da PM na capital baiana, os organizadores da festa A Bolha acharam melhor adiar minha participação na noite, que deveria comemorar hoje seu primeiro aniversário. Mas, promessa é dívida, e eu reapareço aí em breve…

Ó o carro do Gúgol, mano!

Enquanto isso, em Salvador…

Enquanto isso, em Salvador…

Se a moda pega…

The Fall no Brasil!

Por essa eu não esperava! O Coquetel Molotov leva o último dos moicanos pra shows no Recife e em Salvador. Alguém sabe se vem pra São Paulo?

Montanha russa simulator

Dica do Ian Black.

O nascimento de Cláudia Leitte

Imagina Ivete Sangalo vendo esse vídeo hoje em dia e pensando na grana que a Claudia ganha imitando-a. Queria ver só a cara dela.