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Rosalía no Brasil!

Rosalía no Brasil em 2026! A diva espanhola acabou de anunciar a turnê mundial de lançamento do seu Lux, que terá pelo menos uma data no Brasil, dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro. Digo pelo menos porque ela faz duas datas em Santiago (dias 24 e 25 de julho) e duas em Buenos Aires (1º e 2 de agosto) e fica uma semana de bobeira antes de tocar no Rio. Como dia 10 é uma segunda-feira, não duvido nada que ela anuncie pelo menos dois shows em São Paulo no fim de semana anterior. Mas por que não avisar tudo de uma vez?

Veja as datas abaixo:  

Rosalía no Rio de Janeiro?!

Acho que a passagem da Dua Lipa pelo Brasil balançou a latinidad de Rosalía, porque a artista espanhola acabou de anunciar que virá ao Rio de Janeiro neste domingo para uma audição comentada de seu disco novo Lux em que convidará fãs para assisti-la. Se você se interessou, basta preencher o formulário neste link.

E vazou o disco da Rosalía…

E vazou o disco da Rosalía. Esta quarta-feira está marcada como o dia em que Lux, o quinto disco da cantora espanhola, seria revelado em audições fechadas em 18 cidades pelo mundo, depois que a própria Rosalía compareceu nas duas primeiras, dia 29 de outubro na Cidade do México e dia 1º de novembro em Nova York. Vazamentos de discos eram comuns no início do século, quando a pirataria digital comia solta na internet, fazendo fãs conhecerem discos novos de seus artistas favoritos com dias de antecedência – às vezes, horas! A era das plataformas de streaming – que tornou o download obsoleto para pelo menos duas gerações -, reduziu esses vazamentos, mas a especulação em torno do novo disco de Rosalía reacendeu a velha arte pirata e de repente temos um disco que pode ser ouvido antes da hora (mas também, depois que descobriram que a senha da rede de segurança do Louvre era… “louvre” – cês viram isso? -, não dá pra confiar em sigilo online). Com o lançamento marcado para a sexta, o vazamento inevitavelmente aumentará ainda mais o hype ao redor deste novo disco, que já ia ser amplificado pelas audições da quarta. Fãs mais alvoroçados já estão procurando versões completas do álbum (algumas faixas estão em falta dependendo de onde você conseguir ouvir o disco) e estão dissecando as inúmeras referências do novo disco em fóruns e redes sociais pela internet. Mas isso não é um problema para Rosalía. Porque Lux é tudo isso mesmo. Equilibra-se entre a dramaticidade esparramada (por vezes ampliada pela epicidade da música clássica – e os instrumentos de orquestra surgem todos ao mesmo tempo ou às vezes isolados, como o emocionado piano que abre o álbum) e a introspecção melancólica, criando uma região emocional ao mesmo tempo familiar e alienígena. Rosalía está cantando mais do que nunca e a produção reforça a desenvoltura de sua voz, seja cantando solitária baixinho ou rasgando-se entre centenas de timbres de instrumentos acústicos. Em raros momentos (nos timbres eletrônicos de “Porcelana” e “Jeanne” ou no vocal irônico de “Novia Robot”) ela nos lembra que pertence ao nosso século, mas entre valsas e baladas, chansons e rumbas ela prefere focar musicalmente o disco entre o século 19 e o século 20 e o faz com canções lindíssimas, especialmente na segunda metade, quando enfileira a romântica “Sauvignon Blanc”, a tocante “La Jugular”, o lindíssimo fado “Memória” (e seu dueto com Carminho é de chorar) e a exuberante “Magnólias”, que encerra o disco como poucas música conseguem fazer. Rosalía se superou de novo – e vai abalar a paisagem musical do mercado pop de forma com a mesma força e grandiosidade que Bad Bunny fez no início do ano, mas com muito mais coração, sensibilidade e paixão. Prepare-se para chorar. Muito. Discaço.

¡Ándale, Rosalía!

Depois de pegar todos de surpresa com o anúncio de seu próximo disco Lux, Rosalía finalmente mostra alguma música do disco que lançará no mês que vem – e chega enfiando o pé na porta com “Berghain”, lançado nesta segunda-feira. O primeiro single do disco leva esse nome em homenagem ao clássico clube de Berlim, é cantada em alemão, espanhol e inglês, conta com a participação de Björk e Yves Tumor, cada um cantando uma frase específica em determinado trecho da música: ela canta que “a única forma de nos salvar é através da intervençao divina” e ele canta que “vou te foder até você me amar”, isso cercado de cordas dramáticas deixadas ainda mais tensas em cenas deslumbrantes de um clipe que mistura instrumentos de orquestra com cenas do cotidiano. Tem um discaço vindo aí…

Assista abaixo:  

Fez-se Lux!

Fez-se Lux! Rosalía confirmou o lançamento do sucessor de seu Motomami nesta segunda, quando, ao mesmo tempo, fez uma contagem regressiva para anunciar o título e a capa do disco na Plaza del Callao no centro de Madri, na Espanha, e revelou essa mesma mensagem no Times Square, em Nova York, nos EUA. Na capa do disco, que será lançado no dia 7 de novembro, ela veste um véu de freira, reforçando a conotação religiosa do título, algo muito caro à sua formação, o que segue nos títulos das canções (como “Divinize”, “Mio Cristo” e “Dios Es Un Stalker”) e também no rótulo da versão do disco em CD (que traz duas citações: “Nenhuma mulher nunca quis ser Deus”, da poeta persa Rābiʼa al-ʼAdawiyya, e “O amor não é consolo, é luz”, da filósofa francesa Simone Weil). E logo em seguida pintou uma auréola no cabelo (o que deverá ser copiado por inúmeras fãs) e anunciou o nome das músicas e as participações do álbum, que incluem Björk, Yves Tumor, a portuguesa Carminho, a mexicana Yahritza, a estrela espanhola do flamenco Estrella Morente, a também conterrânea Silvia Pérez Cruz, o coral infantil da Escolania de Montserrat i Cor Cambra Palau de la Música Catalana e a Orquestra Sinfônica de Londres. O disco é dividido em quatro movimentos e conta com 15 faixas na versão em CD e 18 na versão em vinil, ambas já em pré-venda no site da cantora. E você achava que já tinha fechado sua lista de melhores discos de 2025…

Veja o nome das músicas abaixo:  

Olha a Rosalía vindo aí…

A cantora espanhola responsável pelo torpedo musical Motomami aos poucos prepara sua volta ao disco, espalhando pistas pela internet e pela vida real. Desligou sua conta no Twitter, mas antes disso twittou “Lux = Love”. Depois trocou sua foto de perfil no Instagram para uma imagem que mostra um feixe de luz e abriu um formulário em seu site rosalia.com, que também traz um novo logo – além de ter aparecido um vídeo, sem som, que mostra a espanhola no estúdio. Ao mesmo tempo, foram avistados em duas cidades diferentes (Nova York nos EUA e Callao no Peru, por enquanto), cartazes que muitos especulam ser a capa do disco, que ainda traz uma partitura musical que ela publicou em sua mailing list via Substack (e que seus fãs já estão tocando-a em vídeos online). Aparentemente o disco chama-se Lux e será lançado em novembro.

Veja abaixo:  

Os 20 discos mais importantes desde 2020

Meu camarada Carlos Albuquerque, o bom e velho Calbuque, está na equipe da recém-lançada edição brasileira da clássica revista norte-americana Esquire, que chega impressa ao Brasil em edições especiais. E no primeiro número, ele organizou uma enquete com um júri da pesada incluindo jornalistas, executivos da indústria e artistas (este que vos escreve incluso) para descobrir quais são os 20 discos mais importantes desde 2020 até hoje e o resultado (que pode ser visto abaixo) está nas bancas com um texto de apresentação do próprio Calbuque.

Veja abaixo: