Esquadrinho: Rogério de Campos

Se o quadrinho brasileiro vive uma ótima fase, um dos responsáveis por isso é o grande Rogério de Campos, convidado da edição da vez do meu programa sobre HQ, o Esquadrinho. Autor das clássicas revistas Animal e General, fundador da Conrad Editora e atualmente à frente da Veneta, ele remonta sua trajetória enquanto comenta o momento crucial dos quadrinhos em meio à pandemia e à crise política atual.

Assista aqui.  

Um papo com Rogério de Campos

rogerio-de-campos

Outro dia o Sidão me tagueou num post sobre a entrevista que fez com o Rogério de Campos no podcast de seu Universo HQ, o Confins do Universo. Pude trabalhar com estes dois ícones do quadrinho nacional na virada do século, quando fui editor-executivo da Conrad, fundada por Rogério, e que tinha Sidney Gusman como um de seus editores de revistas em quadrinho. Na entrevista, com mais de duas horas de duração, Sidão disseca a carreira de Rogério, fundador das revistas Animal e General e atualmente liderando a Editora Veneta, ao lado de seus comparsas de podcast e pinça detalhes históricos – e embates editoriais – que só pode fazer porque ele mesmo é um dos grandes personagens desta história, deschavando parte da história das histórias em quadrinhos e do mercado editorial brasileiro, em que Rogério, tão implacável quanto cínico e tirador de onda, explica porque sempre esteve metido com grandes nomes, revelando outros tantos e movimentando tanto a cena cultural brasileira, na base da subversão. “A mão invisível do mercado, se deixar, morre todo mundo nessa pandemia”, conclui, sem brincar. Ouça toda a entrevista aqui.

Vintedoze: Tudo é perspectiva histórica

Alexandre Matias, Ronaldo Evangelista, Rogério de Campos, o fim do trabalho intelectual, ficção científica e Love & Rockets. O áudio tá nesse link e o vídeo segue abaixo:

E as referências: • Veneno no Studio SPDrácula do CoppolaMamma Mia • “O penultimo filme do Clooney” • “O soldado cortado ao meio” • Donnie DarkoPsiricoMK UltraWorld Trade Center 7Klaatu Barada NiktoThe DescendantsLove & Rockets New StoriesSeattle 99A crítica de Zeca Camargo à criticaDahmer: jornalismo, Letuce e CameloO livro da ChiquinhaGolden ShowerTarja PretaO PintinhoDaytripperBanda CrimeSobre a autoria de “Ai Se Eu Te Pego”O Espião Que Sabia DemaisCaçapaCronocrimenesMixtape Veneno: Novos Planos para o VerãoMatt Groening + Ed Lincoln

Vintedoze: Tudo é perspectiva histórica by Anosvinte on Mixcloud