Todo o show: Cidadão Instigado + Júpiter Maçã, Rock in Rio, 2011

cidadao-instigado-jupiter-maca

É tanto show em tanto Rock in Rio que às vezes encontros memoráveis como este passam despercebidos. Felizmente, há o registro:

Todo o show: Rock in Rio 2011 e o mainstream zumbi


Stevie Wonder

Fiz um exercício de eliminar o Rock in Rio da minha vida e me senti como se não acompanhasse uma novela, um reality show, um campeonato de futebol – e olhando assim à distância é fácil perceber, pela escalação e natureza do evento, o quanto que o mainstream do pop caminha sozinho, na inércia, feito um zumbi – e carrega massas de zumbificados no embalo. Separei uma lista enorme de shows inteiros colocados no YouTube (essa moda nova), mas repare na natureza descartável e supérflua das bandas listadas, algumas jogando reputações inteiras na vala do “show pras multidões”. Separo o Stevie Wonder e Elton John como mestres desse mesmo mercado, idealizado entre os anos 70 e os 80 (não por acaso a época em que os dois artistas se consolidaram como hitmakers), mas repare como é possível viver completamente alheio a esse tipo de música. Isso porque eu não precisei listar Ivete Sangallo, Sepultura, Angra ou Capital Inicial, só pra ficar nuns exemplos mais óbvios.


Elton John

 

4:20

Você iria ao Rock in Rio se te pagassem vinte reais?

Pois aparentemente é isso que o povo que foi contratado pra trabalhar no Bob’s tá fazendo, segundo o Extra:

Durante os três primeiros dias do Rock in Rio o público sofreu para comer nas lanchonetes da Cidade do Rock. As filas duravam mais de uma hora e muitas pessoas reclamaram da desorganização e do mau atendimento. No Bob’s, lanchonete oficial do evento, questões como a má remuneração e a falta de preparo da equipe podem ter motivado o problema.

De acordo com uma funcionária temporária, que preferiu não se identificar, os trabalhadores recebem uma diária de R$ 20 e muitas vezes extrapolam a jornada de oito horas de serviço.

— Eu estaria mentindo se dissesse que estou aqui pelo dinheiro. Só vim porque quero muito ver o show da Shakira e espero poder sair a tempo nesse dia — contou a jovem, que nunca trabalhou em lanchonete antes e teve apenas um rápido treinamento: — Durante três dias explicaram para a gente como fazer as coisas. Já que a gente reveza nas funções, todo mundo teve que aprender tudo.

Outros empregados revelaram que a equipe do festival é quase toda formada por funcionários temporários. Para cada cem, apenas 15 são contratados do Bob’s. Além disso, muitos novatos aparecem apenas para pegar a credencial do Rock in Rio e depois somem.

Atenção: vinte reais por uma jornada de trabalho.

Todo o show: Metallica ao vivo no Rock in Rio 2011

Eu não vi, mas quem viu disse que foi um bom show. É que eu não tenho mais idade pra isso…

“Rock in Rio, bebê!”

Não tem o brilho de um cabeção da Malhação, mas ela se esforça.

Claudia Leitte dependurada

Certeza que ela achou que ia cair aos 1:37.

“Não tem guitarra nenhuma!”

Às vésperas do Rock in Rio 2011 (quem vai? Eu nem sequer cogitei, passei da idade), respondem ao infame vídeo antidrogas lançado pelo festival.

Roque in Rio

Nem lembro onde eu vi isso…

4:20