Máquinas conscientes são o gancho deste Polimatias, em que eu e Polly Sjobon nos reencontramos com nossos robôs favoritos, das leis de Isaac Asimov aos shows do Kraftwerk, passando por desenhos animados, filmes e livros clássicos e sempre nos perguntando se os robôs da ficção estão moldando nossa forma automática de viver neste século 21 da não-ficção científica.
“Free Yourself”, novo single da dupla eletrônica Chemical Brothers, ganha um clipe produzido pela dupla Dom&Nic (os diretores Nic Goffey e Dominic Hawley, com quem já trabalharam nos vídeos de “Setting Sun”, “Block Rockin’ Beats”, “Hey Boy Hey Girl”, “Believe”, “The Salmon Dance”, “Midnight Madness” e “Wide Open”) em que colocam a inteligência artificial para dançar – sem perder o fascínio e o temor que os robôs exercem sobre a gente.
Fora a sonzeira da dupla.
Dos brinquedos inspirados nos novos personagens e veículos do Episódio VII de Guerra nas Estrelas, nenhum deles é tão simpático quanto a versão mini do robôzinho BB8 – tem mais detalhes sobre ele no meu blog no UOL.
O blog We’re Gonna Need a Bigger Blog (que nome foda) reuniu cenas rápidas de grande parte dos robôs que apareceram nos filmes de 1915 – e assistimos a um desfile de aparelhos desajeitadas e seres perfeitas, humanóides replicantes idênticos a humanos e versões conscientes de máquinas de toda espécie – de motoristas a ajudantes na cozinhas, lutadores e assassinos.
Depois de trazer alienígenas para a Terra em Distrito 9 e humanos para o espaço em Elysium, Neill Blomkamp volta a usar a ficção científica como metáfora para falar sobre diferenças, preconceitos e o comportamento humano. E desta vez usa a robótica e a inteligência artificial como tema no filme Chappie, cujo personagem-título é tão carismático quanto Wall-E ou Short Circuit (vocês se lembram…).
O filme estréia em março do ano que vem e conta com um elenco formado por Hugh Jackman, Sigourney Weaver e Dev Patel, além de Sharlto Copley (o herói de Distrito 9 e o vilão de Elysium) no papel do robô.
Um teste de Turing ou um caso de amor? Ex-Machina é a estréia de Alex Garland na direção – e embora o trailer o identifique como autor dos roteiros de Extermínio e Sunshine – Alerta Solar, não custa lembrar que ele foi para o cinema graças a Danny Boyle (diretor destes dois filmes), que o chamou para adaptar para o cinema seu primeiro romance, o denso A Praia. Atrás das câmeras pela primeira vez em Ex-Machina, que estréia no ano que vem, Alex Garland também é o autor dessa história que parece o Her de Spike Jonze com uma pitada de Blade Runner. Afinal, quem é o robô?
…apenas um dia em que a turma de uma sala de aula visita uma fábrica…
Mas… Mas…