A nata do jornalismo musical norte-americano

creem

A clássica revista Creem, cujo auge aconteceu nos anos 70, ganha documentário bancado via financiamento coletivo – escrevi sobre isso no meu blog no UOL.

Entrevistas com políticos brasileiros em revistas masculinas

marta-gabeira-fhc-lula

O Chico aproveitou a volta do Fubap pra dar um gás em seu Boraê e tem separado entrevistas que políticos brasileiros deram para revistas masculinas dos anos 80 como Ele Ela, Homem e Status, num verdadeiro trabalho de arqueologia digital que já resgatou papos com Martha Suplicy, Gabeira, Fernando Henrique Cardoso e Lula. Dá uma sacada lá.

Mad Men na Newsweek: de volta a 1965

Mad Men voltou essa semana (quem sabe eu entre na onda da série, preciso retomá-la) e a Newsweek aproveitou a deixa para voltar seu projeto gráfico para 1965, incluindo aí, como não, a publicidade…

Bem massa. Vi no Das Bancas.

Revista de rock’n’roll

Será que é possível reter o espírito de uma época numa publicação como nos tempos das revistas de rock’n’roll ou será que esse é um formato obsoleto? Creio que não.

Vi essa Spider aqui.

Fazer revista

É um processo tão especial quanto fazer jornal, mas fazer revista tem essa qualidade olfativa que surge no fim desse delicioso curta que a revista White Lies fez sobre todo o processo de uma de suas edições.

Aliás, quem só faz site não tem idéia de como é bom ver um produto impresso na mão…

Spin de graça

A Spin já foi a revista de música mais importante dos Estados Unidos, quando a Rolling Stone assumiu o ar yuppie e fingia que o rock inglês era um modismo passageiro. Do meio dos anos 80 até quase o fim dos anos 90, a revista não só detectava tendências como consagrava nomes em ascensão, além de ser editada com uma verve estritamente pop, sem pretensões intelectuais, jornalísticas ou deslumbradas. Ela consolidou tanto o rock alternativo dos EUA quanto o pop inglês no início dos anos 90 e tornou-se o contraponto ideal para a caretice da Rolling Stones. Depois, já neste século, se perdeu entre o R&B e o new metal (como o tablóide inglês NME, que só agora parece sair dessa crise), até arriscou um flerte com o indie mainstream, mas perdeu completamente a mão. O melhor é que a revista fechou com o Google Books e agora todas suas edições estão disponíveis online – e de graça.

Leitura Aleatória 245


crazyBobcat

1) E a Capitol segue ganhando grana com o Radiohead – vai lançar versões esticadas dos três primeiros discos da banda
2) Disco novo do Sonic Youth à vista
3) Consultor jurídico da ABPD diz que P2P é a desgraça do direito autoral e que falta boa-fé ao Creative Commons
4) Samuel L. Jackson pode não ser mais Nick Fury
5) Seth Rogen vai escrever um episódio dos Simpsons
6) Manu Chao no Brasil
7) Revistas americanas sentem no bolso a diminuição de anunciantes
8) Porque Alan Moore devia deixar de frescura e assistir Watchmen
9) Fox cancela Prison Break
10) 95% dos downloads de música são ilegais, diz indústria