Microfonia e melodia

Quinta foi dia de visitar a Porta pra ver show de duas bandas em diferentes estágios, mas na mesma frequência. Tanto a nova versão do Retrato quanto os primeiros passos do banda nova do Otto Dardenne passeiam por caminhos distintos do casamento entre melodia e microfonia, mas a jornada dupla fez sentido para quem pode passar na casa da Vila Madelena. A noite começou com a ex-dupla Retrato (que agora é um quinteto) preparando-se para sua primeira turnê na região sul do país. O grupo formado pela dupla Ana Zumpano (bateria e vocais) e Beeau Gomez (guitarra e vocais) juntou-se em definitivo com a dupla Antiprisma (o casal Elisa Moreira na guitarra e Victor José no baixo) e a John Di Lallo (sintetizadores e efeitos) deixando seu som mais volumoso e, justamente por isso, hipnótico, misturando levadas kraut, ruídos com melodias velvetundergroundianas, um gostinho sessentista e uma pitada de eletrônica vintage, deixando as canções assumir seu lado mais onírico. Só pecou por ser curto: como disse pros dois no final, tinham músicas ali poderiam ser esticadas por mais de dez minutos, só no groove analógico. Mas funcionou bem.

E depois do Retrato foi a vez de Otto Dardenne mostrar seu primeiro projeto solo batizado com o trocadilho que fez com o disco mais recente da Rosalía e seu username nas redes sociais, Ottopapi. E ele montou um supergrupo indie para acompanhá-lo em seu segundo show: Gael Sonkin do Mundo Vídeo na batera, Thales Castanheira (que toca com a Manu Julian) na guitarra solo, Bianca Godoi no baixo e Danilo “Várias Fitas” Sansão nos synths e efeitos fazem as canções do guitarrista ganhar corpo e sintonizar numa frequência parecida com a da banda anterior, embora puxando mais pras melodias indie (um astral “Sonic Youth de rua” como disse um compadre presente no local) e prum ar de power pop que naturalmente habitam suas composições. Showzão.

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Dentro do espelho

As duplas Antiprisma e Retrato provocaram uma imersão no Centro da Terra com seu espetáculo Reflexvs, quando contraporam suas duas características musicais a um conceito criado para mostrar a natureza dual do encontro dos dois grupos, que tocam como uma mesma banda mas mudam de cara quando assumem suas respectivas personalidades. Este conceito foi descrito pelo poeta Rodrigo Qohen, que narrou a primeira parte da apresentação com uma máquina de escrever enquanto cada uma das duplas apresentava-se sentada no chão do palco, apresentando suas características específicas Elisa Moreira e Victor José, do Antiprisma, puxaram para o folk e para o rock psicodélico, enquanto Ana Zumpano e Beeau Gomez, o Retrato, optaram pelo noise misturado com eletrônica. Na segunda parte da noite, Ana assumiu a bateria e Beeau foi para o baixo, formando a base do Antiprisma, que mostrou suas novíssimas canções pela primeira vez no palco – por vezes com instrumentos acústicos e em outras elétricos. Depois José assume o baixo e Beeau volta para a guitarra, enquanto Elisa segue na guitarra, mas deixa de cantar, deixando os vocais com o guitarrista e a baterista, mostrando as músicas do primeiro disco do Retrato. Uma apresentação conjunta que serviu para os dois grupos entenderem suas semelhanças e diferenças enquanto faziam isso na frente de todo mundo, contando com participações de outros músicos, como os sintetizadores de John Di Lallo, o contrabaixo acústico de Zé Mazzei e o violão e voz de Benti.

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Antiprisma + Retrato: Reflexvs

Começamos o segundo semestre no Centro da Terra reunindo no mesmo palco duas bandas que já têm uma conexão univitelina, mesmo que nasceram em épocas diferentes. A Antiprisma já está na estrada há tempos e temos a inglória lembrança de termos desmarcado um show às vésperas da trágica pandemia que abateu-se sobre nós em 2020. Já o Retrato é novíssimo e está começando a lançar seus primeiros fonogramas no mundo. A conexão entre as duas bandas é que o casal Elisa Moreira e Victor José, que forma o Antiprisma, acompanha a dupla Ana Zumpano e Beeau Gomez, que forma o Retrato, como integrantes de sua banda e vice-versa. Foi a partir desta costura que os dois grupos inventaram o espetáculo Reflexvs, que mostram nesta segunda-feira no Centro da Terra, quando aproveitam a misturar suas formações com outras disciplinas, ao reunir Raquel Diógenes nas projeções, Debbie Hell com performances que incluem tinta e papel e o poeta Rodrigo Qohen, que narra os atos na dois, além da presença de John Di Lallo, que toca sintetizadores com os dois grupos e mostra seu próprio trabalho solo, e outras possíveis surpresas. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados através deste link.

Centro da Terra: Julho de 2023

Mal chegamos à metade de junho, mas já temos aí a programação musical do Centro da Terra neste mês de julho. A temporada das segundas-feiras fica com Maria Beraldo, que mergulha em conexões afetivas e musicais numa série de apresentações que batizou de Manguezal. Na primeira segunda da temporada, dia 10, Beraldo recebe sua irmã de Quartabê Mariá Portugal para uma noite de improviso livre. Na segunda, dia 17, é a noite em que Maria escolheu para reverenciar Cássia Eller num encontro com Josyara. Depois, dia 24, ela junta-se a Rodrigo Campos abraçando o pagode para finalizar dia 31 com músicas novas que poderão estar em seu próximo disco, tocadas com os compadres Lello Bezerra e Marcelo Cabral. E como julho tem cinco segundas-feiras, a primeira delas, dia 3 de julho, ficou para o encontro dos duos Retrato e Antiprisma que apresentam a noite Reflexvs em que recebem participações diferentes (Raquel Diógenes nas projeções Debbie Hell na performance, narração dpoeta Rodrigo Qohen e synths de John Di Lallo, além de algumas surpresas). No dia seguinte, dia 4, a cantora Tila mostra o que virá a ser seu primeiro álbum no espetáculo Estelar, que conta com a participação de Izzy Gordon. Na segunda terça do mês, dia 11, o músico e produtor pernambucano Rodrigo Cøelho mostra o espetáculo Six Sines, uma performance, que, como ele mesmo descreve, “é um estudo sobre caos e dualidade, baseado no álbum composto sem instrumentos musicais, apenas com seis filtros ressonantes que se auto influenciam”. No dia 18, é a vez do músico, produtor, compositor e sócio do selo Desmonta, Luciano Valério mostrar seu trabalho solo MNTH, em que compõe peças ambient a partir de ruídos e texturas que cria com seus convidados. Às vésperas de lançar o disco Lume Púrpuro, ele testa essas novas composições ao lado de Paula Rebellato, Sarine, Aline Vieira e Nathalia Carvalho. E fechando julho, na última terça-feira do mês, dia 25, a banda Glue Trip, liderada pelo paraibano Lucas Moura, revê sua primeira década de carreira repassando diferentes momentos de sua discografia num novo espetáculo, 10 anos de psicodelia. Os espetáculos começam sempre pontualmente às 20h e os ingressos já podem ser comprados neste link.

Retrato em tecnicolor


(Foto: Victor Cohen/divulgação)

Outro dia a ex-baterista do Lava Divers, Ana Zumpano, que mudou-se para São Paulo em 2019 e vem jogando em diferentes posições da cena indie, me procurou para falar de seu novo projeto, que começou como uma sessão de ensaios com o guitarrista Beeau Goméz e aos poucos foi ganhando corpo, apertando ainda mais o pedal da psicodelia garageira que paira sobre a cena indie brasileira desde o início do século. A dupla finalmente estreia no mundo fonográfico nesta sexta-feira, quando lançam seu primeiro single, “Voo”, nas plataformas digitais e dividem o palco com os grupos Monchmonch e Bumbomudo nessa sexta-feira, no Fffront, em São Paulo. E ela descolou o primeiro clipe da banda em primeira mão para ser visto aqui no Trabalho Sujo, que já dá um gostinho da lisergia que vem por aí…

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