O final da Caverna do Dragão que não aconteceu

caverna-do-dragao

Conheci o Pablo Miyazawa, hoje respeitável diretor de redação da Rolling Stone brasileira há alguns anos, quando comecei a trabalhar na Conrad, lá pelos idos dos anos 70, e naquela época Pablo era apenas um jovem repórter de cultura pop que havia começado a editar sua primeira revista de games, a Nintendo World. Mas na redação no quintal da editora, na clássica casinha amarela do lado do Parque da Aclimação, Pablo já era conhecido por ter revelado o que aconteceu no final da Caverna do Dragão.

O desenho animado já não passava mais na TV nem haviam tantos canais de TV a cabo dedicado a desenhos animados naquela época que permitissem sua volta à programação, mas naquela época (na virada do século passado para este, falando a real), ele já era lembrado com nostalgia, principalmente por seu caráter inconclusivo. Afinal, os garotos haviam conseguido sair daquele universo de RPG? Ou, como corria uma lenda urbana, o Mestre dos Magos seria o grande vilão da história, brincando com as almas de meninos que haviam morrido num brinquedo de um parque de diversões e acreditavam ser possível sair daquele mundo? Pablo, na época repórter da saudosa revista Herói, resolveu investigar direto com a fonte e descobriu que a série não tinha um final porque não foi renovada. A terceira temporada, que deveria começar em 1985, não foi ao ar e, no limbo, ficou o roteiro de um episódio que nunca foi executado, chamado Réquiem. Na matéria feita pelo Pablo em 1999, o escritor Michael Reaves liberou o roteiro daquele que seria o último capítulo da Caverna do Dragão, um episódio que nunca foi realizado.

Até que o brasileiro Reinaldo Rocha, em 2011, pôs em prática o roteiro de Reaves, recuperado pelo pessoal do Complexo Geek, vale ler na página deles.