Pois o Radiohead vai mesmo voltar a fazer shows ainda este ano. Depois dos flyers que apareceram em alguns países da Europa marcando datas em cidades específicas, o grupo acaba de anunciar que fará quatro apresentações em cinco cidades entre novembro e dezembro deste ano. Sem fazer shows desde 2018, o grupo quebra o jejum com quatro datas Movistar Arena de Madri, na Espanha (dias 4, 5, 7 e 8 de novembro), outras na Unipol Arena em Bolonha, na Itália (14, 15, 17 e 18 do mesmo mês), no The O2 londrino, na Inglaterra (dias 21, 22, 24 e 25), na Royal Arena de Copenhagen, na Dinamarca (nos dias 1º, 2, 4 e 5 de dezembro) e na Uber Arena de Berlim, na Alemanha (8, 9, 11 e 12 do mesmo mês). Os ingressos serão vendidos mediante a inscrição no site da banda e estas começam a partir desta sexta-feira. E logicamente não vão ser as ultimas apresentações do grupo, certeza que já já eles anunciam mais uma leva de datas nos EUA e Canadá, algumas no Japão e, vamos torcer, na América do Sul. Tomara.
“Mulheres e crianças primeiro!” Do nada começaram a aparecer uns flyers anunciando shows do Radiohead – os primeiros desde 2018 – nas ruas de Londres na Inglaterra (marcando os dias 21, 22, 24 e 25 de novembro) e de Copenhague na Dinamarca (dias 1º, 2, 4 e 5 de dezembro). Não há nenhuma informação sobre os locais dos shows, se rolarão outros shows em outras cidades, nenhuma manifestação oficial da banda nem sobre a possibilidade de um novo disco estar vindo no pacote (pouquíssimo provável, mas vai saber). Mas os boatos sobre a volta do grupo esse ano já estavam circulando faz tempo, portanto aí tem…
Ao fuçar nos arquivos do Radiohead para fazer os arranjos para a peça Hamlet/Hail to the Thief, em que os diretores Christine Jones e Steven Hoggett conectaram a peça de 425 anos de Shakespeare ao disco paranoico de 2003 da banda, Thom Yorke deparou-se com performances que a banda fez das músicas desse disco em diferentes concertos entre 2003 e 2009 e animou seus companheiros de banda a lançar uma versão ao vivo do disco mais desconexo da discografia do grupo inglês. O resultado é Hail to the Thief (Live Recordings 2003-2009), que o grupo acaba de disponibilizar digitalmente e que toma versões físicas a partir do próximo dia 31 de outubro (e já em pré-venda). Com gravações feitas em Londres, Dublin, Amsterdã e Buenos Aires, segue a mesma ordem de músicas do disco original (mas conta com duas baixas, “Backdrifts” e “A Punchup at a Wedding”) e soa bem mais intenso e vivo do que sua versão original em estúdio. Assista abaixo o grupo tocando a versao de “2 + 2 = 5” gravada em Londres em novembro de 2003 que abre o disco:
Essa bola já estava cantada desde que Billie Eilish falou, antes do lançamento de seu disco mais recente, Hit Me Hard and Soft, que Radiohead tinha sido uma de suas grandes influências durante a gravação do álbum. E agora ela solta essa versão maravilhosa para “Creep” no meio de sua apresentação, neste domingo, em Amsterdã, na Holanda. Inacreditável, diz aí.
Há uma movimentação incomum acontecendo no território do Radiohead. Primeiro Thom Yorke anuncia um disco em parceria com o produtor eletrônico inglês Mark Pritchard (o disco Tall Tales, que será lançado dia 9 de maio pela gravadora Warp). Depois a banda comemora o aniversário de 30 anos de seu segundo disco The Bends, desenterrando vídeos daquela época (como a íntegra de um show gravado em VHS no Horseshoe Tavern, em Toronto, no Canadá em março de 1995, veja abaixo) e abastecendo sua Radiohead Public Library ao mesmo tempo em que compila uma playlist dedicada ao disco. Mas uma discussão paralela mexe com a banda inglesa para além de efemérides e carreiras solo. Primeiro foi a descoberta de que seus cinco integrantes – Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Philip Selway – acabaram de abrir mais uma empresa batizada com a nada sutil sigla RHEUK25, que até alguém mais desatento consegue ler o nome da banda, seu país e continente de origem e o ano em que estamos. Não é a primeira vez que seus integrantes fazem algo do tipo. Trabalhando fora do esquema das gravadoras grandes desde seu Hail to the Thief, em 2003, a cada novo disco eles criam uma nova entidade jurídica que acaba funcionando como a empresa que gere não apenas o lançamento de um novo álbum como sua respectiva turnê. Foi assim com In Rainbows em 2007 (quando fundaram a empresa Xurbia Xendless), com A Moon Shaped Pool em 2016 (quando criaram a Dawn Chorus LLP), com a reedição dos discos Kid A e Amnesiac que tornou-se Kid Amnesiac em 2021 (ao fundar a empresa Spin With A Grin LLP) e até quando Thom e Johnny lançaram o primeiro disco de sua banda The Smile em 2022 (quando os dois fundaram a Self Help Tapes LLP). O caldo engrossou depois que o site Resident Advisor recebeu uma pista que um leilão feito para arrecadar fundos pela escola norte-americana Palisades High School, em Los Angeles, tinha um item anunciado como quatro convites para “um show do Radiohead na cidade em que você escolher”, que foi retirado do site da escola logo após a informação ter sido vazada pelo site (que guardou os prints da tela por precaução). Juntando lé com cré fica bem fácil supor que o grupo está planejando pelo menos uma turnê no segundo semestre, se é que não tem um disco gravado guardado na manga. E se você perceber que a música nova que Thom lançou com Pritchard chama-se “Back in the Game” (“de volta ao jogo”), tudo fica mais fácil de entender…
Thom Yorke começou sua tão aguardada turnê solo essa semana, fazendo três apresentações na Nova Zelândia em que trouxe algumas inacreditáveis pérolas, como canções que toca pela primeira vez sozinho no palco (como “Kid A”, “Packt Like Sardines in a Crushd Tin Box” e “The Daily Mail” do Radiohead e “Bodies Laughing” do The Smile), outras que não tocava há anos (como “How to Disappear Completely”, “Karma Police”, “Street Spirit (Fade Out)”, “Videotape”, “Let Down” e “Lucky” – esta última ele que não tocava solo há mais de duas décadas!), músicas de seu primeiro disco solo, da trilha de Suspiria e dos grupos U.N.K.L.E. e Atoms for Peace. E como sempre tem um fã salvador filmando as músicas, separei algumas delas aí embaixo, mostrando a versatilidade de Thom entre violões, guitarras, synths, piano, vocais e teclados, sempre esmerilhando, com aquela emoção. Uma maravilha, quem dera assistir a isso.
Pra você ver como são as coisas: na quarta-feira o Phantom Planet tocou uma versão de “Paranoid Android” no show que fez em Nova Jérsei e no dia seguinte, quando foram tocar no Palladium Times Square, em Nova York, contaram com os Hanson (sim, aqueles Hanson) como banda de abertura, que começou seu show tocando… “Optimisc” do Radiohead! Não é a primeira vez que a banda toca essa versão ao vivo e nem é a única versão que tocaram no show (também tocaram “Ain’t No Sunshine” do Bill Withers, “Feelin’ Alright?” do Traffic e “Everybody Wants To Rule The World” dos Tears for Fears), mas que tem uma vibe Radiohead no ar, isso tem… Assista abaixo:
Não bastasse a Caroline Polachek regravar “True Love Waits” numa versão deslumbrante em frente a telas de Monet, o grupo californiano Phantom Planet puxou, de improviso, na quarta-feira passada, uma versão para “Paranoid Android”, também do Radiohead, quando apresentou-se no White Eagle Hall, em Nova Jérsei, nos EUA. Não custa lembrar que não é a primeira incursão do grupo no tema, já que seu vocalista Alex Greenwald foi convidado para regravar “Just” no disco que projetou a carreira do produtor inglês Mark Ronson, Versions, no longínquo 2007. Ficou demais, veja abaixo:
E essa versão deslumbrante de “True Love Waits” do Radiohead que a Caroline Polachek gravou no Musée de L’Orangerie, em frente às Nenúfares de Monet? Assista abaixo:
Como uma espécie de aquecimento psicológico para a primeira turnê em que subirá sozinho ao palco, Thom Yorke vem compartilhando em sua conta no Instagram a série de vídeos que publicou entre 2018 e 2019 tocando três músicas da trilha sonora que fez para o remake de Suspiria dirigido por Luca Guadagnino (“Suspirium”, “Unmade” e “Open Again”) e uma do Radiohead (“Bloom”) gravada no estúdio nova-iorquino Electric Ladyland, somente ao piano e ao violão. Lindo demais, confere abaixo: