Os Racionais seguem em Nova York finalizando seu novo disco. A informação agora vem direto deles, quando o rapper Ice Blue, durante uma live que fez na sexta passada, anunciou que o novo disco, que está sendo mixado no estúdio Quad, de onde ele fez a transmissão, terá 36 novas faixas e contará com a participação de pesos pesados do rap nacional, como Rincon Sapiência, Rael, Criolo, Djonga, Lucas Carlos, Falcão, Helião, MC IG, KayBlack, Kyan, Yunk Vino, L7nnon, Neguinho do Kaxeta e Seu Jorge, entre outros. Quando a notícia caiu na rede muitos sentiram falta de outros nomes importantes como Emicida, BK’, Don L, Febem, MV Bill e Marcelo D2, mas principalmente a completa ausência de mulheres na lista. Mas segundo o próprio Ice Blue, tem mais umas surpresas vindo aí… Vamos ver.
Os Racionais MCs foram pra Nova York essa semana, onde fizeram duas apresentações – primeiro tocando em Elizabeth, em Nova Jérsei, no sábado, e depois em Worcester, perto de Boston, no domingo. Mas nesta quinta-feira, eles publicaram em seu Instagram uma foto que mostra que o grupo não foi para os EUA apenas fazer shows, ao posar ao lado de Busta Rhymes num estúdio, escrevendo na legenda que “tinha umas ideia de que o homem gravava nesse estúdio por aqui… e talvez apareceria essa semana. Mas como nada é por acaso, um pouco depois das 9pm — o cara chegou. Mó sangue bom. Gente da gente. Parecia papo de 30 anos de amizade”. Será que o sucessor de Cores e Valores (que foi lançado há mais de dez anos) está vindo aí…?
Na terça desta semana aconteceu a premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte no teatro Sérgio Cardoso, quando os agraciados de todas as categorias contempladas pela associação foram receber seus troféus em público. E durante a categoria música popular, da qual faço parte da comissão julgadora, tivemos a honra de reunir, num mesmo palco, Alaíde Costa (que recebeu o merecido primeiro aplauso de pé da noite), Amaro Freitas, os grupos Black Pantera e Boogarins, representantes dos Racionais MCs e de Hermeto Pascoal e os autores do disco Maria Esmeralda, que aproveitaram a oportunidade para apresentar uma das músicas do disco (a excelente “Todo o Tempo do Mundo”) ao vivo. Além de mim também participam da comissão de música popular Adriana de Barros (Mistura Cultural), Bruno Capelas (Programa de Indie), Camilo Rocha (Bate Estaca), Cleber Facchi (Música Instantânea), Felipe Machado (Times Brasil), Guilherme Werneck (Canal Meio), José Norberto Flesch (Canal do Flesch), Marcelo Costa (Scream & Yell), Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola) e Pérola Mathias (Poro Aberto).
“Racionais MCs, vocês são um movimento negro educador.” Assim a professora doutora Nilma Lino Gomes encerrou seu discurso, nesta quinta-feira, que introduziu a entrega do título de doutor honoris causa ao grupo formado por Mano Brown, Ice Blue, Ed Rock e KL Jay, no centro de convenções da Unicamp, concebido pelo imenso Instituto de Filosofia e Ciências Humanas daquela universidade. Que momento! Os quatro falaram durante a cerimônia, assista à íntegra da cerimônia no vídeo abaixo:
Alaíde Costa, Hermeto Pascoal, Amaro Freitas, Maria Esmeralda, Boogarins, Racionais MCs e Black Pantera foram os vencedores de 2024 de acordo com a comissão de música popular do júri da Associação Paulista dos Críticos de Arte após assembleia geral realizada no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo nesta segunda-feira. Eis o resultado de cada categoria:
Estreia nesta quinta-feira a websérie Racionais 3 Décadas, que o grupo paulistano exibirá em seu canal no YouTube e que volta à turnê comemorativa de 30 anos que fizeram em 2019, com cada um dos episódios focado em um dos quatro integrantes do grupo musical brasileiro mais importante da virada do século.