Ace Frehley (1951-2025)

Se Gene Simmons e Paul Stanley eram a inevitável dupla que carregava a reputação e o nome de sua banda Kiss como na maioria dos exemplos do rock clássico, Ace Frehley, que morreu nesta quinta-feira, era o terceiro elemento que equilibrava a tensão criativa – e de negócios – dos donos da banda e fazia as canções e a reputação do grupo brilhar ainda mais graças às luzes de seus solos de guitarra. Mais do que apenas uma perda para o grupo, é um triste despedida para um dos grandes guitarristas da história do rock pesado.

Drew Struzan (1947-2025)

Outra morte triste neste início de semana, desta vez do ilustrador que inventou o pôster de cinema para uma nova fase de Hollywood, a partir dos anos 70. Caiu nas graças de nomes que revolucionaram a indústria do cinema do fim do século passado – como George Lucas, Steven Spielberg, entre outros – e seu traço a mão e estilo hiperrealista forjaram um formato que é imitado e reverenciado até hoje.

Veja alguns dos clássicos do ilustrador abaixo:  

D’Angelo (1974-2025)

Que triste essa notícia da morte do D’Angelo, um titã do R&B, pai do neo-soul e um dos principais nomes do pop estadunidense neste século.

Diane Keaton (1946-2025)

Sábado triste, morreu um ícone de Hollywood que habita nossos corações.

Chris Dreja (1945-2025)

Apesar do baixo perfil, Chris Dreja, que morreu na semana passada, foi um dos principais nomes da cena inglesa dos anos 60 que descobriu, no blues elétrico norte-americano da década anterior, um refúgio para sua juventude desoladora. Ao lado do guitarrista adolescente Top Topham, ele fundou o grupo Metropolitan Blues Quartet que, com a entrada de novos músicos, tornaria-se uma das principais bandas daquele cenário, ao lado dos novatos Rolling Stones, Bluesbreakers, Kinks, Manfred Mann e Animals. Os Yardbirds entrariam para a história do rock por conta de uma penca de sucessos no período (como “For Your Love”, “I Wish You Would”, “Heart Full of Soul”, “Evil Hearted You” e “Shape of Things”), mas principalmente por ter sido um celeiro para guitarristas que mudariam a história do pop britânico daquele período, como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. E ao lado destes, primeiro na guitarra-base e depois no baixo, estava Dreja, que, além de ser um dos principais compositores do grupo, seguiu na banda até o final, no fim daquela década, quando o grupo desmantelou-se e, para não perder datas de shows já agendadas, Page recriou o grupo com outros músicos, que em vez de circular como New Yardbirds, como pretendia o guitarrista, preferiu transformar uma piada dita pelo baterista do Who Keith Moon (“que os novos Yardbirds iriam voar como um zepelim de chumbo”) em nome da banda, Led Zeppelin. Dreja largou a música para dedicar-se à fotografia durante os anos 70 até que, na década seguinte, montou o grupo Box of Frogs ao lado do baixista Paul Samwell-Smith e do baterista Jim McCarty, todos ex-integrantes dos Yardbirds, que existiu entre 1983 e 1986.

Claudia Cardinale (1938-2025)

Claudia Cardinale, sinônimo de musa, de mulher independente e do cinema italiano, nos deixou nesta terça-feira, aos 87 anos. Joia da cultura da Itália apesar de nascida na Tunísia, La Cardinale surgiu como deusa idealizada pela sétima arte nos anos 70, foi a partir de 1963 que atingiu um novo patamar, ao estrelar, quase que simultaneamente, dois monumentos do cinema da península mediterrânea erigidos por dois de seus maiores nomes: o épico O Leopardo de Luchino Visconti e o pós-moderno 8 e 1/2, obra-prima de Federico Fellini. Estrelar estes dos dois filmes a elevou a um patamar que apenas Sophia Loren, entre suas conterrâneas contemporâneas, teve neste mesmo período. Foi a partir destes dois filmes que parou de ser dublada (os diretores anteriores tinham vergonha de seu sotaque, abraçado pelos autores dos dois filmes citados) e começou a usar seu estrelato como uma forma de mostrar como uma nova mulher estava pronta para surgir e dominar o mundo, longe da família, maternidade e afazeres domésticos. Esta fama a leva para os EUA naquele mesmo ano, quando realiza o primeiro filme da série A Pantera Cor de Rosa (de Blake Edwards, com Robert Wagner, Peter Sellers e David Niven) e torna-se um nome recorrente em filmes do período. Sua fase áurea terminou com Era uma Vez no Oeste, de 1968, Sergio Leone, mas ela seguiu fazendo filmes e recusando-se a fazer cirurgias plásticas ou intervenções cosméticas para disfarçar a idade, atuando ao lado de Brigitte Bardot, outro ícone do período, no faroeste As Petroleiras (1971), e sob a batuta insana de Werner Herzog em seu épico amazônico Fitzcarraldo (1982). Defensora dos direitos das mulheres desde cedo, ela foi mãe após ser vítima de um estupro ainda adolescente e teve de fingir nos primeiros anos de sua carreira que seu filho era seu irmão mais novo – e sustentá-lo foi o motivo de aceitar trabalhar no cinema. Ao assumir a maternidade após ter se tornado um nome de peso na indústria de seu país, ela passou a vocalizar necessidades e exigências femininas na década em que transformações sociais eram impostas pela base da sociedade. Ela trouxe essas discussões para o cinema, principalmente nos bastidores. E morreu cercada pelos dois filhos, Patrick e Claudia, que nasceu após o casamento com o diretor Pasquale Squitieri, falecido em 2017, que considerava seu único amor.

Sonny Curtis (1937-2025)

Um coadjuvante de luxo do rock dos anos 50, Sonny Curtis, que morreu nesta sexta-feira, após complicações com uma pneumonia, foi o primeiro parceiro musical de Buddy Holly e era um dos Crickets que acompanharam o ás da canção da era do rock, que morreu tragicamente aos 23 anos. Curtis e os companheiros de Buddy seguiram com um grupo e em seu primeiro álbum, lançado em 1960, em que trouxeram dois clássicos escritos pelo guitarrista: “Walk RIght Back”, que tornou-se um sucesso antes da gravação dos Crickets pois o baterista da banda, Jerry Allison, havia sugerido-a para os Everly Brothers, com quem ele também tocava, e “I Fought the Law”, hino de rebeldia roqueira que foi regravado por gente tão diferente quanto Roy Orbison, Tom Petty, Bruce Springsteen, Dead Kennedys e, claro, o Clash. Curtis alternou sua carreira solo com reuniões recorrentes dos Crickets, mas acertou mais uma vez na mosca quando foi incumbido de compor a música-tema para o novo seriado estrelado por Mary Tyler Moore nos anos 70 – e a irresistível “Love is All Around” certamente pagava boa parte de suas contas até sua morte.

Robert Redford (1936-2025)

Um dos maiores nomes da história do cinema norte-americano, Robert Redford, que morreu nesta terça-feira, também é uma de suas maiores trajetórias – que começa como ídolo juvenil, torna-se um dos maiores nomes do cinema comercial, depois autor, alicerce do cinema independente (ele que criou o festival de Sundance) e ativista político. Isso sem contar uma filmografia invejável, tanto como ator quanto como diretor.

Hermeto Pascoal (1936-2025)

Hermeto Pascoal nunca vai morrer.

Angela Ro Ro (1949-2025)

Morre uma das principais autoras e intérpretes da música brasileira – Angela Ro Ro tem um espaço na história de nossa música – e cultura – que mal começou a ser investigado.