Aristides Guimarães (1945-2023)

Um dos fundadores de um dos principais focos de experimentação artística da cena psicodélica pernambucana do início dos anos 70, Aristides Guimarães morreu vítima de um infarto fulminante na última quinta-feira de 2023. Um dos fundadores do Laboratório de Sons Estranhos, que realizava happenings hippies que funcionavam como um contraponto ao tropicalismo baiano-paulista, Aristides era um grande agitador cultural daquele período e, além da música, também era artista plástico.

Tom Wilkinson (1948-2023)

O ator britânico Tom Wilkinson, que atuou em filmes como Ou tudo ou nada, Conduta de risco, Shakespeare apaixonado, Batman begins e Missão: Impossível – Protocolo fantasma morreu neste sábado – a causa da morte nao foi divulgada.

A primeira grande vítima fatal do tribunal das redes sociais

O Rodrigo Ortega me chamou e eu falei sobre o tempo que convivi com o PC Siqueira pro Estadão.

Leia abaixo:  

PC Siqueira (1986-2023)

Chocado com a noticia da morte do PC Siqueira. Convivi bastante com ele, escrevemos um livro juntos e há tempos não conversava com ele, que sempre se esquivava quando o chamava. Tanta coisa pra falar sobre ele agora, mas nem consigo pensar direito… Que merda…

Jabá (1963-2023)

Morreu uma lenda do punk brasileiro, o baixista Jarbas Alves, um dos fundadores do grupo Ratos de Porão, que gravou os álbuns clássicos da banda.

Antonio Negri (1933-2023)

Neste sábado também lamentamos a partida do grande Antonio Negri, um dos principais filósofos contemporâneos, um dos grandes especialistas em Marx e Hegel do século passado, ferrenho inimigo da globalização e líder do movimento de esquerda Autonomia Operária na Itália.

Carlos Lyra (1933-2023)

Um dos principais ativistas da bossa nova enquanto gênero musical, Carlos Lyra nos deixou na madrugada deste sábado. Ativo no movimento desde sua criação, ele é autor de algumas das principais músicas do gênero e é um dos responsáveis por consolidar o que conhecemos hoje por MPB. Lyra havia acabado de completar 90 anos, quando foi homenageado em um tributo organizado pelo Selo Sesc chamado Afeto, disco que reúne intérpretes queridos ao autor (como Gilberto Gil, Joyce Moreno, Wanda Sá e Monica Salmaso) para celebrar suas canções.

Essra Mohawk (1948-2023)

Cantora norte-americana que passou pela banda de Frank Zappa e era comparada no início de carreira a Joni Mitchell, Laura Nyro e Carole King, Essra Mohawk tornou-se mais conhecida por ter feito as canções do programa infantil Schoolhouse Rock! e após ter sido regravada por Cyndi Lauper (“Change of Heart”) e Tina Turner (“Stronger Than the Wind”). Ela participou das bandas de John Mellencamp, Carole King, Jerry Garcia e do Kool & the Gang, sempre como vocalista, além de ter sido uma ativista tanto dos direitos LGBTQIA+ e a favor do meio ambiente. Morreu no início da semana, após atravessar um câncer.

Andre Braugher (1962-2023)

Mais conhecido como o Capitão Holt na série de comédia Brooklyn Nine-Nine, Andre Braugher, que faleceu nesta segunda-feira após uma súbita doença, também marcou presença em seriados como Homicide: Life on the Street, Men of a Certain Age e o desenho Bojack Horseman. Muito novo…

Ryan O’Neal (1941-2023)

Love Story, Lua de Papel, Essa Pequena É Uma Parada, Barry Lyndon, Uma Ponte Longe Demais… Ryan O’Neal, que morreu nesta sexta-feira, por pouco não foi um rival à atura de Paul Newman e Steve McQueen, mas preferiu trabalhar com diretores mais sérios do que fazer filmes como galã.