MF DOOM (1971-2020)

Às vésperas de seu aniversário de 50 anos (faria aniversário no próximo dia 9), a viúva do rapper inglês MF Doom anunciou no último dia do ano que sua morte aconteceu em outubro. Doom, conhecido por sua máscara de metal inspirada em vilões de quadrinhos (uma de suas obsessões), nasceu em Londres, mas cresceu em Nova York, onde plantou as sementes de sua música, que começou a colher quando assumiu o pseudônimo que o tornou conhecido, na virada do século. Autor de álbuns memoráveis ao lado de cobras como Madlib e Danger Mouse, ele deixa uma extensa obra para ser dissecada – e parte muito cedo, deixando toda a cena hip hop do mundo de luto. A causa da morte não foi anunciada.

Paulo César dos Santos (1952-2020)

Mais uma morte triste neste 2020: morreu Paulo César dos Santos, o Paulinho, vocalista do Roupa Nova, uma das principais bandas de soft rock do país e dono de um rosário de hits que, mesmo sem gostar da banda, todo mundo conhece. Paulinho já estava internado devido a uma cirurgia e acabou contraindo o covid-19, que, infelizmente, encerrou sua vida mais cedo. Que merda de doença…

César Villela (1930-2020)

Morreu na sexta passada o designer que consagrou visualmente a modernidade da bossa nova. César Villela não só foi responsável pelas capas dos três primeiros discos de João Gilberto pela Odeon, onde trabalhava, como assumiu a arte das capas do selo Elenco, criado por Aloysio do Nascimento no início dos anos 60, que consolidou o novo gênero musical como uma revolução estética na música brasileira – e isso vinha estampado nas capas dos álbuns, quase sempre brancas com fotos, normalmente de Chico Pereira, estampadas em alto contraste, com detalhes em vermelho – estes, também quase sempre, eram bolinhas vermelhas, que vinham sempre em quatro, para simbolizar a harmonia, como havia aprendido com a cabala.

Ubirany Félix do Nascimento (1940-2020)

Mais um mestre que nos foi arrancado pelo covid-19: Ubirany Félix do Nascimento – ou apenas Ubirany – morreu nesta sexta-feira, deixando o samba de luto. Um dos fundadores do Fundo de Quintal, parte da cena mais vibrante do gênero nos últimos 50 anos (o Cacique de Ramos), ele entrou para a história ao criar o repique de mão a partir de um dos tons de uma bateria, dando à levada do grupo um toque mais fluida e macio, crucial na transformação do samba dos anos 70 para os anos 80. Que tristeza.

David Prowse (1935-2020)

davidprowse

Você lembra do rosto do fisiculturista britânico David Prowse, que faleceu neste sábado, do filme Laranja Mecânica do Kubrick, mas ele entrou para a eternidade ao vestir-se como Darth Vader nos três primeiros filmes da trilogia de George Lucas.

Daria Nicolodi (1950-2020)

daria-nicolodi

A atriz italiana Daria Nicolodi, musa e esposa do diretor Dario Argento, que revolucionou o cinema de horror ao criar o subgênero giallo na virada dos anos 70 para os anos 80. A morte da musa do horror italiano foi confirmada por sua filha, a também atriz e diretora Asia Argento, em sua conta no Instagram, nesta quarta-feira. Daria estrelou vários clássicos de Argento, como Profondo Rosso, Inferno, Tenebrae e Phenomena, e também deu a ideia que inspirou o revolucionário Suspiria, primeiro clássico do formato deste diretor. Ela tinha 70 anos.

Vanusa (1947-2020)

vanusa

Vanusa, que despontou no final da Jovem Guarda e se transformou em uma das principais popstars do Brasil nos anos 70, morreu neste domingo numa casa de repouso em Santos. Infelizmente mais lembrada por sua infame pela versão que fez do Hino Nacional e tornou-se meme, ela atravessou aquela década como referência de mulher moderna que, mesmo casada e mãe de família (era esposa de Antônio Marcos e mãe dos futuros artistas Aretha e Rafael Vanucci), tinha sua própria independência, questão delicada há meio século, ela tem grandes momentos em sua errática discografia, como é o caso do disco que leva seu nome de 1973 que eu pincei há tempos aqui no Trabalho Sujo.

Sean Conney (1930-2020)

sean_connery

Morreu neste sábado, dormindo em sua casa em Nassau, nas Bahamas, o ator escocês Sean Connery, que eternizou James Bond em nosso imaginário e viveu personagens célebres em filmes como Caçada ao Outubro Vermelho, Confissões de Uma Ladra, Highlander Os Intocáveis e o clássico cult Zardoz, além de ter vivido o pai de Indiana Jones no terceiro filme do personagem, A Última Cruzada. Ele praticamente determinou o parâmetro para heróis que também eram galãs num mundo em que o western e as aventuras de capa e espada foram perdendo a importância no cinema.

Chet “JR” White (1980-2020)

chet_jr_white_girls

O músico e produtor norte-americano Chet “JR” White, que formava a dupla Girls com Christopher Owens, teve sua morte prematura, cuja causa é desconhecida, anunciada nesta terça-feira. A banda havia terminado em 2012 e White vinha trabalhando como produtor, assinando inclusive a ótima estreia de Tobias Jesso Jr. Owens tuitou sobre a morte do amigo:

Tony Lewis (1957-2020)

Tony-Lewis-The-Outfield

Pode ser que você não se lembre do inglês Tony Lewis nem da banda em que tocava baixo, o Outfield, mas lembra da voz e sabe cantar o refrão de “Your Love”. Ele morreu subitamente, notificou sua página oficial no Facebook, sem especificar as causas da morte.