Elza Soares remixada

elza-remixes

O já clássico Mulher do Fim do Mundo que Elza Soares lançou em 2015 recebeu o tratamento remix no meio deste ano e a famigerada caça pela lista dos melhores do ano me fez encontrá-lo depois de passar batido pelo meu radar. Entre os remixares estão desde cúmplices do disco original (como Kiko Dinucci e Guilherme Kastrup), passando por ousados convidados como Badsista, Gilles Peterson, Ricardo Dias Gomes (da banda Do Amor), Psilosamples e Omulu, entre outros.

“Coração do Mar (Laaraji Remix)”
“Mulher do fim do mundo (Omulu Remix)”
“Pra Fuder (Gilles Peterson & Simbad Remix)”
“Firmeza (Marginal Men & Badsista Remix)”
“Maria da Vila Matilde (DJ Marfox Remix)”
“Pra Fuder (Nidia Minaj Remix)”
“Luz Vermelha (Kiko Dinucci Remix)”
“O Canal (Izem Remix)”
“Solto (Ricardo Dias Gomes Remix)”
“Luz Vermelha (Psilosamples & Érica Alves Remix)”
“Firmeza (Kastrup re-edit)”

Psilosamples vai à Jamaica

psilosamples-3-little-birds

Bob Marley com escala no Gilberto Gil – é claro que o resultado seria uma viagem…

Hoje no Prata da Casa: Psilosamples

E hoje temos o grande Zé Rolê a.k.a. Psilosamples no Prata da Casa. O show – de graça – começa às 21h e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes. Vamos? Abaixo segue o texto que escrevi sobre o trabalho dele para o projeto…

Zé Rolê vem de Pouso Alegre, no interior de Minas Gerais, para acrescentar um ar rural e caipira antes impensável à música eletrônica brasileira. Pilotando um computador em que recorta e picota pedaços de sons para compor seus beats tortos – e estes trechos de áudio podem ser violas caipiras, sanfonas, pífanos, diálogos, vozes aleatórias, percussão acústica e artificial a sons puramente sintéticos e eletrônicos, tranformando seu trabalho solo – batizado de Psilosamples – numa espécie de visita alienígena à roça brasileira. Seu primeiro disco, Mental Surf, vem sendo cotado como um dos principais lançamentos de 2012. Mais psicodélico que dance music, o trabalho não abandona o ritmo, unindo a cadência da música de raiz à levada hipnótica que o coloca na prateleira da IDM de artistas como Aphex Twin e Autechre – mas numa versão brasileira e sensivelmente matuta.

Saltimbanco Psilosample

Por essa você não esperava – Zé Rolê sempre surpreendendo.

Vazou o disco do Psilosamples

Loucura intravenosa de verão. Via Hominis Canidae.

A música brasileira em 2012

E por falar no Ronaldo, vale dar uma olhada na relação de discos brasileiros que sairão ainda este ano que ele fez lá no blog dele, reunindo Siba, Céu, Otto, Psilosamples, Lucas Santtana, Letuce, Gaby Amarantos, Sambanzo, Tatá Aeroplano e Cidadão Instigado, entre outros.

Psilosamples 2012

E o mineiro está lançando seu Mental Surf – e tudo indica que vem outro grande disco de 2012 aí.

Psilosamples x Mallu Magalhães

Outro remix ilegal do velho Zé…


Psilosamples – “O Preço da Flor (Ilegal Remix) (MP3)

Vida Fodona #306: O sol começou a abrir

Vambora que nessa sexta tem Gente Bonita no Neu!

Girls – “Lawrence”
Neil Young – “Flying on the Ground is Wrong”
Mallu Magalhães – “Cena”
Kassin – “Em Volta de Você”
Feist – “How Come You Never Go There (Clock Opera Remix)”
MF Doom + Thom Yorke + Jonny Greenwood – “Retarded Fren“
Toro y Moi – “Sweet”
Pollyester – “Round Clocks”
Kwes – “Get Up”
Delorean – “Deli”
Lana Del Rey – “Video Games (Joy Orbinson Remix)”
Washed Out – “Call It Off”
Jorge Ben – “Taj Mahal (Psilosamples Illegal Remix)”
Lotus Plaza – “Where I’m Going”

Chegaê.

Psilosamples x Jorge Ben

Zé Rolê explica o que um remix que fez de “Taj Mahal”, do Jorge Ben, tem a ver com a atual ministra da cultura, Ana de Hollanda:

Justamente no dia em que eu terminei o remix, estavam falando sobre uma possível queda da Ana de Hollanda, que pôs o pé no freio da reforma da lei de Direitos Autorais no Brasil, que já havia sido discutida no ministério do Gil e do Juca, a possibilidade de liberar mais facilmente esses samples – até chamei o remix de “Illegal mix” por isso, deixei lá em Creative Commons exatamente porque não tenho direito sobre o sample. Estou pensando em transformar esses “Illegal mixes” numa série, sempre com esse tipo de releitura. Acho que a Ana cai sim, espero que caia. Ela começou com uma metodologia jurássica em plena reforma, parece que vive numa outra realidade. Os novos artistas não podem se relacionar com a música do mesmo jeito que antigamente, se trabalharmos com essa cabeça, estaremos fazendo algo do século passado, e não inovando.


Psilosamples – “Taj Mahal Ilegal Remix (MP3)

Na Soma, que tá de site novo.