Professor Kendrick Lamar

, por Alexandre Matias

E na semana passada Kendrick Lamar apareceu como orador-surpresa para a turma dos formandos na Compton College, universidade de uma das vizinhanças mais clássicas da história do rap, Compton, onde ele cresceu e fez fama. “Ainda acredito em Compton”, disse ele no discurso que fez no meio da cerimônia, reforçando seu amor por sua comunidade. A fala de Kendrick começa no minuto 42 do vídeo abaixo e logo em seguida publiquei a tradução de sua fala:

“Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, eu disse Compton, tudo certo aí, cara? É isso, é isso, vocês estão aqui, cara. É especial, espera, deixe-me pegar meu celular, espera. Segura, segura. Eu tenho que fazer o meu – não vai durar muito, tenho que fazer isso, espera.

É isso aí, cara, eu queria vir aqui só para dizer o quanto eu aprecio vocês. Estou orgulhoso de vocês, estou orgulhoso da cidade de Compton, estou orgulhoso do Compton College. Mais importante ainda, estou orgulhoso dos formandos aqui. Isso mesmo. Eu sei como é.

Vocês sabem que passaram por muitas dificuldades. Não só em sua casa e em suas comunidades, mas, mais importante, dentro de vocês mesmos. E essa é a coisa mais difícil de superar. Vocês sabem, continuamos crescendo dia a dia, tijolo a tijolo, garantindo que nos desenvolvamos não só na forma física, mas também na espiritual, sabe. Então, ver vocês aqui não é apenas uma representação do mundo, mas é uma representação de mim mesmo. Quando ando por outras cidades e países, posso sentir-me orgulhoso e dizer ‘é daqui que venho’.

Vocês sabem que eu ainda acredito em Compton. Compton sempre foi o futuro para mim. Acho que trazemos alguns dos indivíduos mais incríveis: criativos, intelectuais, talentosos. Tínhamos isso desde o primeiro dia, por isso sempre gritei por esta cidade. Viajei pelo mundo e não há lugar como este aqui. Nenhum. Nenhum. E ainda acredito, ainda acredito em tudo o que estamos fazendo. Tijolo a tijolo, ainda acredito, é hora de mudarmos as narrativas.

Algumas pessoas nos dizem, ‘esta geração, Z, não têm o que é preciso’. Conversamos sobre isso o dia todo. Estão tentando nos derrubar e dizem que não sabemos o que fazemos. Eles estão errados, no entanto. E vocês sabem por quê, porque vocês não apenas têm o que é preciso, mas também têm algo ainda maior. Vocês têm coração, todos têm coragem de serem pensadores independentes. Pensadores independentes: não há nada mais valioso do que isso.

Vocês podem vir aqui e contar e expressar seus pensamentos e dizê-los com convicção e paixão e permanecer firmes e não se desculpar por isso. E alguém puxa você para o lado, ‘quer saber, você estava errado sobre isso’. E você pode dizer: ‘Agradeço’. Vocês sabem, eles poderiam dizer: ‘Agradeço você por me dar sabedoria e coragem para ser tão profundo e forte com convicção sobre a mensagem que você tem’. E isso se espalha, não apenas entre a pessoa com quem você está conversando, mas subconscientemente através de crianças que são mais novas que vocês. E isso é algo que sempre posso apreciar.

Este diploma que vocês têm aqui é tão grande quanto qualquer diploma. Não me importa qual escola, não me importa qual instituição. Compton College, esse diploma de Compton, é igualmente grande.

Agora é tudo uma questão de pegar esses recursos, pegar o que vocês aprenderam e aplicá-los. É simples assim: aplicá-los. Vocês terão dificuldades, vocês terão problemas, como tiveram até chegar até aqui. Mas adivinhe? Você tem alguém especial atrás de você e por toda parte e esse é Deus. Ponto final. Ponto final. Ponto final.

A cada passo do caminho, quando você cai e tem suas perrengues, Ele está bem ali. Quando você tem suas vitórias, Ele está bem ali. Agradeça a si mesmo e dê-se tempo para crescer e apreciar isso, porque Ele está crescendo com você. Cada indivíduo aqui está vivenciando uma vida humana, uma experiência humana e Deus está vivendo isso com você. Então, quando você passa por algumas coisas, Ele passa junto. Ele está bem ali com você. Ele está falando com você. Tudo que você precisa fazer é responder.

Caminho pela praia todos os dias e converso com Deus, conversando mesmo. Tipo se Ele fosse um mano, juro por Deus, pus isso no túmulo da minha avó, falo com Ele. Ao meu lado, como um mano, assim como as pessoas com quem você cresce. Não me importa se você tem que falar mal, tem que xingar, você fala com Ele como se o conhecesse desde que nasceu, do jeito que Ele te conhece. É a verdade. É a verdade.

Então eu quero que vocês saiam aqui, comemorem, se divirtam, mas mantenham esse espírito dentro de vocês. Porque não para aqui. Não para. Eu amo vocês e espero que continuemos espalhando, espalhando esse amor por aqui. Eu agradeço a todos vocês. Meu amor.”

Tags: