Forte, bonito e triste: assim é Ainda Estou Aqui, o novo filme de Walter Salles sobre a história de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva (autor do livro original), e mulher do ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello genial, humanizando um nome que ficou associado apenas à política), sequestrado pela ditadura militar brasileira dos anos 70. Com uma atuação soberba de Fernanda Torres como a protagonista do filme e uma direção de arte impecável, Salles recria o clima tenso do início dos anos 70 no Brasil, nos atira nos porões da ditadura num segundo ato devastador e depois nos embala entre a beleza da resistência insistida por Eunice e a tristeza da inevitabilidade de sua situação, nos fazendo pensar sobre esse momento de trevas que ainda atravessamos no país, mais de meio século passado – e começa a ser visto pelo exterior a partir do dia 17 de janeiro, quando estreia nos cinemas dos Estados Unidos. De ver com olhos marejados.
São algumas pistas deixadas pelos primeiros pôster e teaser do novo Guerra nas Estrelas, mostrados neste fim de semana, como comentei no meu blog no UOL.
Eis o que todos nós esperávamos da Star Wars Convention que está acontecendo neste fim de semana: o novo teaser e o pôster do próximo episódio de Guerra nas Estrelas – Os Últimos Jedi! E além do pôster que indica uma possível troca de lado entre Luke Skywalker e Kylo Ren (com Rey entre os dois segurando um sabre que é azul e vermelho ao mesmo tempo), o curta ainda nos mostra parte do treino de Rey e Luke falando sobre o fim da ordem Jedi!
Rapaz, que fim de ano vai ser esse! Pelo visto eles vão conseguir fazer um filme ainda mais pesado que O Império Contra-Ataca!
Após anúncio de um sistema solar habitável há 40 anos-luz da Terra, a Nasa acrescenta mais um pôster à sua incrível coleção – reuni todos eles lá no meu blog no UOL.
Nesta quarta-feira, a Agência Espacial Norte-Americana – a Nasa – parou o mundo para anunciar que havia descoberto um sistema solar habitável em nossas proximidades galáticas. Girando ao redor da estrela chamada Trappist-1 (“It’s a trap”?), foram descobertos sete planetas com dimensões próximas às da Terra sendo um deles, o quinto, chamado pelo nome código de Trappist 1E, contém água, indicando a possibilidade de vida, como conhecemos, fora deste planeta. O diretor da área de missões científicas da agência, Thomas Zurbuchen, foi além: “A descoberta nos dá uma pista de que encontrar outra Terra não é uma questão de ‘se’ (ela existe), mas de ‘quando’.”
Enquanto isso, o Jet Propulsion Laboratory recebeu a notícia com mais um de seus esplendorosos pôsteres que exaltam o turismo espacial, mostrando como a notícia está tão perto da realidade quanto da ficção científica. Além da visão gloriosa do céu vermelho refletido em seu oceano sob as órbitas dos outros planetas do sistema, o cartaz ainda lembra que o exoplaneta (como nos referimos aos planetas fora do sistema solar) foi “votado como a melhor ‘zona habitável’ para as férias – a apenas 12 parsecs da Terra”. Parsec – embora Han Solo tenha nos feito imaginar que é uma unidade de tempo – é uma unidade de distância que corresponde a 3,26 anos-luz. A distância de 12 parsecs, portanto, equivale a meros 40 anos-luzes, o que faria uma viagem até o novo sistema solar durar “apenas” 700 mil anos. O cartaz que festeja a descoberta do sistema Trappist-1 não é o primeiro – veja abaixo outros pôsteres feitos pela Nasa para manter o turismo espacial como uma possibilidade de futuro.
Dá pra fazer o download de todos estes cartazes incríveis no site da Nasa.
Separei lá no meu blog no UOL umas imagens do livro Star Wars Propaganda – A History of Persuasive Art in the Galaxy, inspirado na propaganda política do universo Guerra nas Estrelas.
Aproveitando a proximidade do lançamento de Rogue One, o ilustrador norte-americano Pablo Hidalgo reuniu uma série de cartazes de recrutamento e propaganda política do ameaçador Império Galático de Guerra nas Estrelas no livro Star Wars Propaganda – A History of Persuasive Art in the Galaxy, que foi lançado no mês passado pela editora Harper Collins, nos EUA. São ilustrações e pôsteres que ecoam a propaganda política dos Aliados e dos nazistas na Segunda Guerra Mundial como ironizam a guerra ao terror pós-11 de setembro. Eis algumas imagens do livro:
Evento oficial de Guerra nas Estrelas em Londres revela o pôster e um vídeo de bastidores do próximo filme da saga – veja lá no meu blog no UOL.
Uma rápida montagem que mostra de onde surgiu a inspiração para cartazes de filmes clássicos e sucessos recentes:
Quem não entrou no pôster oficial do novo Guerra nas Estrelas revelado neste domingo – e por quê? Escrevi sobre isso lá no meu blog no UOL.
A galeria nova-iorquina Bottleneck aproveitou o fim de semana temático Guerra nas Estrelas que dominou o planeta para lançar uma série de três pôsteres feitos pelo ilustrador Andy Fairhurst a partir dos três filmes clássicos da série.
Eles estavam à venda neste link, mas a tiragem de 175 cópias de cada já esgotou.
Demais esses cartazes do filme em computação gráfica sobre Snoopy e os outros personagens criados por Charles Schulz que chega ao cinema no final do ano. Eles podem ser baixados em alta definção no site oficial do filme.
Não me diga que você ainda não viu o trailer..
O mago menino de Irará foi confirmado nesta segundo na escalação do maior festival do mundo, o dinamarquês Roskilde. Mas pelo nível dos headliners já anunciados dá pra subir tranquilamente o Tom Zé alguns degraus… Se não todos.