Um passado à mostra

Forte, bonito e triste: assim é Ainda Estou Aqui, o novo filme de Walter Salles sobre a história de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva (autor do livro original), e mulher do ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello genial, humanizando um nome que ficou associado apenas à política), sequestrado pela ditadura militar brasileira dos anos 70. Com uma atuação soberba de Fernanda Torres como a protagonista do filme e uma direção de arte impecável, Salles recria o clima tenso do início dos anos 70 no Brasil, nos atira nos porões da ditadura num segundo ato devastador e depois nos embala entre a beleza da resistência insistida por Eunice e a tristeza da inevitabilidade de sua situação, nos fazendo pensar sobre esse momento de trevas que ainda atravessamos no país, mais de meio século passado – e começa a ser visto pelo exterior a partir do dia 17 de janeiro, quando estreia nos cinemas dos Estados Unidos. De ver com olhos marejados.

Kylo e Luke trocando de lado? Rey não é uma Jedi?

lastjedi

São algumas pistas deixadas pelos primeiros pôster e teaser do novo Guerra nas Estrelas, mostrados neste fim de semana, como comentei no meu blog no UOL.

Eis o que todos nós esperávamos da Star Wars Convention que está acontecendo neste fim de semana: o novo teaser e o pôster do próximo episódio de Guerra nas Estrelas – Os Últimos Jedi! E além do pôster que indica uma possível troca de lado entre Luke Skywalker e Kylo Ren (com Rey entre os dois segurando um sabre que é azul e vermelho ao mesmo tempo), o curta ainda nos mostra parte do treino de Rey e Luke falando sobre o fim da ordem Jedi!

Rapaz, que fim de ano vai ser esse! Pelo visto eles vão conseguir fazer um filme ainda mais pesado que O Império Contra-Ataca!

Turismo interplanetário

trappist-1e

Após anúncio de um sistema solar habitável há 40 anos-luz da Terra, a Nasa acrescenta mais um pôster à sua incrível coleção – reuni todos eles lá no meu blog no UOL.

Nesta quarta-feira, a Agência Espacial Norte-Americana – a Nasa – parou o mundo para anunciar que havia descoberto um sistema solar habitável em nossas proximidades galáticas. Girando ao redor da estrela chamada Trappist-1 (“It’s a trap”?), foram descobertos sete planetas com dimensões próximas às da Terra sendo um deles, o quinto, chamado pelo nome código de Trappist 1E, contém água, indicando a possibilidade de vida, como conhecemos, fora deste planeta. O diretor da área de missões científicas da agência, Thomas Zurbuchen, foi além: “A descoberta nos dá uma pista de que encontrar outra Terra não é uma questão de ‘se’ (ela existe), mas de ‘quando’.”

Enquanto isso, o Jet Propulsion Laboratory recebeu a notícia com mais um de seus esplendorosos pôsteres que exaltam o turismo espacial, mostrando como a notícia está tão perto da realidade quanto da ficção científica. Além da visão gloriosa do céu vermelho refletido em seu oceano sob as órbitas dos outros planetas do sistema, o cartaz ainda lembra que o exoplaneta (como nos referimos aos planetas fora do sistema solar) foi “votado como a melhor ‘zona habitável’ para as férias – a apenas 12 parsecs da Terra”. Parsec – embora Han Solo tenha nos feito imaginar que é uma unidade de tempo – é uma unidade de distância que corresponde a 3,26 anos-luz. A distância de 12 parsecs, portanto, equivale a meros 40 anos-luzes, o que faria uma viagem até o novo sistema solar durar “apenas” 700 mil anos. O cartaz que festeja a descoberta do sistema Trappist-1 não é o primeiro – veja abaixo outros pôsteres feitos pela Nasa para manter o turismo espacial como uma possibilidade de futuro.

pra fazer o download de todos estes cartazes incríveis no site da Nasa.

Propaganda imperial

star-wars-hidalgo-00

Separei lá no meu blog no UOL umas imagens do livro Star Wars Propaganda – A History of Persuasive Art in the Galaxy, inspirado na propaganda política do universo Guerra nas Estrelas.

Aproveitando a proximidade do lançamento de Rogue One, o ilustrador norte-americano Pablo Hidalgo reuniu uma série de cartazes de recrutamento e propaganda política do ameaçador Império Galático de Guerra nas Estrelas no livro Star Wars Propaganda – A History of Persuasive Art in the Galaxy, que foi lançado no mês passado pela editora Harper Collins, nos EUA. São ilustrações e pôsteres que ecoam a propaganda política dos Aliados e dos nazistas na Segunda Guerra Mundial como ironizam a guerra ao terror pós-11 de setembro. Eis algumas imagens do livro:

A Estrela da Morte no horizonte

rogueone-poster

Evento oficial de Guerra nas Estrelas em Londres revela o pôster e um vídeo de bastidores do próximo filme da saga – veja lá no meu blog no UOL.

A cena que deu origem ao pôster

punchdrunklove

Uma rápida montagem que mostra de onde surgiu a inspiração para cartazes de filmes clássicos e sucessos recentes:

Alguém ficou de fora

starwars-vii

Quem não entrou no pôster oficial do novo Guerra nas Estrelas revelado neste domingo – e por quê? Escrevi sobre isso lá no meu blog no UOL.

Todo o esplendor da trilogia original de Guerra nas Estrelas

AndyFairhurst-Luke-Yoda-Vader

A galeria nova-iorquina Bottleneck aproveitou o fim de semana temático Guerra nas Estrelas que dominou o planeta para lançar uma série de três pôsteres feitos pelo ilustrador Andy Fairhurst a partir dos três filmes clássicos da série.

AndyFairhurst-Luke

AndyFairhurst-Yoda

AndyFairhurst-Vader

Eles estavam à venda neste link, mas a tiragem de 175 cópias de cada já esgotou.

E esses pôsteres do filme da turma do Charlie Brown?

peanuts-casa

Demais esses cartazes do filme em computação gráfica sobre Snoopy e os outros personagens criados por Charles Schulz que chega ao cinema no final do ano. Eles podem ser baixados em alta definção no site oficial do filme.

peanuts-linus

peanuts-lucy

peanuts-snoopy

peanuts-charliebrown

peanuts-marcie

peanuts-patty

Não me diga que você ainda não viu o trailer..

Tom Zé no Roskilde 2015

tomze-roskilde

O mago menino de Irará foi confirmado nesta segundo na escalação do maior festival do mundo, o dinamarquês Roskilde. Mas pelo nível dos headliners já anunciados dá pra subir tranquilamente o Tom Zé alguns degraus… Se não todos.