Polimatias + Altos Massa: Metafísica uma hora dessas?

Em mais um mashup de programas, chamei o Pablo Miyazawa e a Polly Sjobon para transformar o Altos Massa num Polimatias e vice-versa – e neste encontro épico, por sugestão da Polly, conversamos sobre a filosofia do nosso dia-a-dia, a problematização existencial básica, os devaneios que temos sobre nós mesmos, nossa autoterapia contínua. O papo foi longe…

Assista aqui.  

Polimatias: Especial Paulo Mendes da Rocha

A passagem de um dos maiores nomes de nossa cultura, inspirou um Polimatias para falar de arquitetura. Eu e Polly Sjobon conversamos sobre a importância e a influência de Paulo Mendes da Rocha em nossas vidas e em nossas cidades e ela ainda lembra-se de quando o conheceu pessoalmente.

Assista aqui.  

Polimatias: Arte e magia

Em mais um encontro com a Polly Sjobon, puxo uma conversa sobre como arte e magia trabalham no mesmo registro – e a partir daí puxamos histórias sobre Patti Smith, Fernando Pessoa, David Lynch, Gabriel Garcia Márquez entre outros magos modernos que mexeram com nossa realidade a partir de sua própria vontade.

Assista aqui.  

Polimatias: A pandemia e a cultura

No começo do ano, eu e Polly Sjobon comentamos que a pandemia ainda não havia entrado na ficção, porque boa parte do que lemos, ouvimos e assistimos em 2020 foi produzido antes da chegada do coronavírus. Já em 2021 temos livros, novela, séries e filmes que abordam este tema – e aproveitamos esse tema para cogitar como ficará a cultura depois que sairmos desta fase tétrica.

Assista aqui.  

Polimatias: Quem são os robôs?

Máquinas conscientes são o gancho deste Polimatias, em que eu e Polly Sjobon nos reencontramos com nossos robôs favoritos, das leis de Isaac Asimov aos shows do Kraftwerk, passando por desenhos animados, filmes e livros clássicos e sempre nos perguntando se os robôs da ficção estão moldando nossa forma automática de viver neste século 21 da não-ficção científica.

Assista aqui.  

Polimatias: Sonhando Acordado

Polly Sjobon está de volta nesta edição de volta do Polimatias me propôs uma conversa sobre sonhos e embrenhamos em nossos inconscientes guiados por nomes como Sidarta Ribeiro, Peter Lamborn Wilson, Richard Linklater, Sandman, Dom Bosco, David Lynch e Westworld para entender a natureza destas viagens inconscientes, tanto do ponto de vista científico quanto cultural.

Assista aqui.  

Polimatias: Animais e arte

Eu e Polly Sjobon mais uma vez pegamos um assunto em comum para falar de nossas experiências culturais a partir deste tema – e nesta quinzena, o Polimatias fala de bichos e cultura, quando pinçamos nossos animais de estimação favoritos da literatura, do Totó do Mágico de Oz à Baleia do Vidas Secas, passando por personagens antropomórficos dos quadrinhos e outras espécies que acompanham nossa rotina.

Assista aqui.  

Polimatias: Utopias e Distopias

Em mais uma edição do Polimatias, eu e Polly Sjobon resolvemos falar sobre horizontes e a falta destes a partir de dois temas complementares que de alguma forma nos ajudam a mergulhar no otimismo ou no pessimismo. Começamos falando da Utopia original, de Thomas Moore, para falar de apocalipse nos videogames, cyberpunk, Brasília como utopia arquitetônica, Huxley, Orwell e Burguess, entre outros autores que ajudaram a temer o futuro – mas como reverter este cenário?

Assista aqui.  

Polimatias: Arte e viagem

Como arte e cultura pautam suas viagens? Eu e Polly Sjobon embarcamos em mais um Polimatias saudoso para lembrar do tempo pré-quarentena eterna em que programávamos viagens a partir de passeios culturais – e não os pontos turísticos de sempre. Damos uma volta nos passeios de sempre para nos perder em cidades e países que nos apresentam seus pequenos segredos a viajantes dispostos a desbravã-los para além dos que os sites, aplicativos e mapas tentam nos empurrar.

Assista aqui.  

Polimatias: Linguagem e outros idiomas

A fluência em diferentes idiomas parece recortar a realidade em aspectos específicos, como se cada língua criasse ambientes à parte, de sua própria natureza. E eu e Polly Sjobon mergulhamos nessa trama de multiversos evocando Yuval Noah Harari e Noam Chomsky em busca da lingua mater na Torre de Babel para falar sobre como saber mais de um idioma nos ajuda a moldar e a expandir a nossa noção de realidade – abrindo outras portas da percepção.

Assista aqui.