Polimatias: Brasília – Cidade utópica

Seguindo a programação da segunda temporada do Polimatias, cujo foco é a vida nas cidades, vamos falar de uma que eu e Polly Sjobon temos um apreço especial: minha cidade-natal, Brasília, onde Polly também morou por um bom tempo. Citamos nossa capital, que completou 62 anos no mês passado, como um exemplo de utopia arquitetônica e como esta acaba forjando a vida e o comportamento de seus moradores.

Assista aqui.  

Polimatias: Na cidade

Polimatias passa por uma transformação. O programa que apresento ao lado de Polly Sjobon desvia seu rumo para além da cultura, incluindo urbanismo nesta equação e a partir desta nova temporada discutimos como as cidades impactam em nossas vidas e como elas são uma materialização do comportamento humano coletivo. Neste primeiro programa, falamos sobre esta mudança de foco e pedimos sugestões de temas para futuras edições.

Assista aqui.  

Polimatias: Vai um docinho aí?

Mais uma vez converso com a Polly Sjobon sobre comida , que também é cultura – e o assunto agora são doces. Falamos sobre a paciência de fazer doce de fruta, sobre doces idosos, sobre como fruta não é sobremesa, gelatina, as Madelaines do Proust, doces industrializados, frutas cristalizadas, rapadura, Cora Coralina, misturar doce com salgado e como o leite condensado matou a confeitaria clássica brasileira.

Assista aqui.  

Polimatias: Especial Quadrinhos (com Lielson Zeni)

Mais um Polimatias com convidado e desta vez foi Polly Sjobon quem chamou seu amigo Lielson Zeni para nossa roda de conversa e, a partir de sua principal área de atuação, os quadrinhos, a pedido justamente de Polly, que queria entrar mais na chamada nona arte. E o papo vai para além de obras clássicas e estrangeiras e também tem uma lista de dicas de quadrinhos escolhidos por nosso convidado.

Assista aqui.  

Polimatias: Canções do Exílio

Dois forasteiros em cidades alheias, eu e Polly Sjobon puxamos um Polimatias sobre não estar em seu próprio local de origem, evocando a saudade da terrinha e as desventuras de novas possibilidades em outros países em um programa sobre deslocamento e perceber a importância das origens a partir da partida.

Assista aqui.  

Polimatias + Cine Ensaio: Saúde Mental, Psicodélicos e Espiritualidade (parte 2)

O papo do primeiro encontro Cine Ensaio com Polimatias rendeu tanto que seguimos na parte dois, que deve abrir espaço para mais novidades – em breve! Enquanto isso, seguimos, eu, Polly Sjobon e André Graciotti, divagando à respeito do desconhecido a partir da forma como interagimos com nossa psiquê.

Assista aqui.  

Polimatias + Cine Ensaio: Saúde Mental, Psicodélicos e Espiritualidade (parte 1)

Outro mashup de programas do meu canal que promete dar pano pra manga. Chamei André Graciotti do Cine Ensaio e Polly Sjobon do Polimatias para expandirmos nossa paleta de assuntos e resolvemos colocar um pouco de ácido nesta mistura, confrontando espiritualidade, psicodelia e saúde mental num papo que terminou prometendo parte 2….

Assista aqui.  

Polimatias: O que é que a Índia tem?

Mais um Polimatias dedicado à cultura de um outro país – ou melhor, a ideia que nos foi vendida da Índia, esse país milenar que foi retratado pela cultura pop como pessoas ingênuas, mesmo tendo inventado a matemática e criado uma das culturais musicais e cinematográficas mais ricas do planeta, além das referências filosóficas e espirituais. Venha comigo e com a Polly Sjobon rumo a mais este passeio.

Assista aqui.  

Polimatias + Altos Massa: Metafísica uma hora dessas?

Em mais um mashup de programas, chamei o Pablo Miyazawa e a Polly Sjobon para transformar o Altos Massa num Polimatias e vice-versa – e neste encontro épico, por sugestão da Polly, conversamos sobre a filosofia do nosso dia-a-dia, a problematização existencial básica, os devaneios que temos sobre nós mesmos, nossa autoterapia contínua. O papo foi longe…

Assista aqui.  

Polimatias: Especial Paulo Mendes da Rocha

A passagem de um dos maiores nomes de nossa cultura, inspirou um Polimatias para falar de arquitetura. Eu e Polly Sjobon conversamos sobre a importância e a influência de Paulo Mendes da Rocha em nossas vidas e em nossas cidades e ela ainda lembra-se de quando o conheceu pessoalmente.

Assista aqui.