Polimatias: Canções do Exílio

Dois forasteiros em cidades alheias, eu e Polly Sjobon puxamos um Polimatias sobre não estar em seu próprio local de origem, evocando a saudade da terrinha e as desventuras de novas possibilidades em outros países em um programa sobre deslocamento e perceber a importância das origens a partir da partida.

Assista aqui.  

Polimatias + Cine Ensaio: Saúde Mental, Psicodélicos e Espiritualidade (parte 2)

O papo do primeiro encontro Cine Ensaio com Polimatias rendeu tanto que seguimos na parte dois, que deve abrir espaço para mais novidades – em breve! Enquanto isso, seguimos, eu, Polly Sjobon e André Graciotti, divagando à respeito do desconhecido a partir da forma como interagimos com nossa psiquê.

Assista aqui.  

Polimatias + Cine Ensaio: Saúde Mental, Psicodélicos e Espiritualidade (parte 1)

Outro mashup de programas do meu canal que promete dar pano pra manga. Chamei André Graciotti do Cine Ensaio e Polly Sjobon do Polimatias para expandirmos nossa paleta de assuntos e resolvemos colocar um pouco de ácido nesta mistura, confrontando espiritualidade, psicodelia e saúde mental num papo que terminou prometendo parte 2….

Assista aqui.  

Polimatias: O que é que a Índia tem?

Mais um Polimatias dedicado à cultura de um outro país – ou melhor, a ideia que nos foi vendida da Índia, esse país milenar que foi retratado pela cultura pop como pessoas ingênuas, mesmo tendo inventado a matemática e criado uma das culturais musicais e cinematográficas mais ricas do planeta, além das referências filosóficas e espirituais. Venha comigo e com a Polly Sjobon rumo a mais este passeio.

Assista aqui.  

Polimatias + Altos Massa: Metafísica uma hora dessas?

Em mais um mashup de programas, chamei o Pablo Miyazawa e a Polly Sjobon para transformar o Altos Massa num Polimatias e vice-versa – e neste encontro épico, por sugestão da Polly, conversamos sobre a filosofia do nosso dia-a-dia, a problematização existencial básica, os devaneios que temos sobre nós mesmos, nossa autoterapia contínua. O papo foi longe…

Assista aqui.  

Polimatias: Especial Paulo Mendes da Rocha

A passagem de um dos maiores nomes de nossa cultura, inspirou um Polimatias para falar de arquitetura. Eu e Polly Sjobon conversamos sobre a importância e a influência de Paulo Mendes da Rocha em nossas vidas e em nossas cidades e ela ainda lembra-se de quando o conheceu pessoalmente.

Assista aqui.  

Polimatias: Arte e magia

Em mais um encontro com a Polly Sjobon, puxo uma conversa sobre como arte e magia trabalham no mesmo registro – e a partir daí puxamos histórias sobre Patti Smith, Fernando Pessoa, David Lynch, Gabriel Garcia Márquez entre outros magos modernos que mexeram com nossa realidade a partir de sua própria vontade.

Assista aqui.  

Polimatias: A pandemia e a cultura

No começo do ano, eu e Polly Sjobon comentamos que a pandemia ainda não havia entrado na ficção, porque boa parte do que lemos, ouvimos e assistimos em 2020 foi produzido antes da chegada do coronavírus. Já em 2021 temos livros, novela, séries e filmes que abordam este tema – e aproveitamos esse tema para cogitar como ficará a cultura depois que sairmos desta fase tétrica.

Assista aqui.  

Polimatias: Quem são os robôs?

Máquinas conscientes são o gancho deste Polimatias, em que eu e Polly Sjobon nos reencontramos com nossos robôs favoritos, das leis de Isaac Asimov aos shows do Kraftwerk, passando por desenhos animados, filmes e livros clássicos e sempre nos perguntando se os robôs da ficção estão moldando nossa forma automática de viver neste século 21 da não-ficção científica.

Assista aqui.  

Polimatias: Sonhando Acordado

Polly Sjobon está de volta nesta edição de volta do Polimatias me propôs uma conversa sobre sonhos e embrenhamos em nossos inconscientes guiados por nomes como Sidarta Ribeiro, Peter Lamborn Wilson, Richard Linklater, Sandman, Dom Bosco, David Lynch e Westworld para entender a natureza destas viagens inconscientes, tanto do ponto de vista científico quanto cultural.

Assista aqui.