Os 50 melhores discos de 2023 segundo o júri de música popular da APCA

Estes são os 50 discos mais importantes lançados em 2023 segundo o júri da comissão de música popular da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da qual faço parte ao lado de Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e apresentadora do Mistura Cultural), José Norberto Flesch (Canal do Flesch), Marcelo Costa (Scream & Yell) e Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola, Popload e Primavera Sound). A amplitude de gêneros, estilos musicais, faixas etárias e localidades destas coleções de canções é uma bela amostra de como a música brasileira conseguiu se reerguer após o período pandêmico com o lançamento de álbuns emblemáticos tanto na carreiras de seus autores quanto no impacto junto ao público. Além dos discos contemporâneos, fizemos menções honrosas para dois álbuns maravilhosos que pertencem a outras décadas, mas que só conseguiram ver a luz do dia neste ano passado, um de João Gilberto e outro dos Tincoãs. Na semana que vem divulgaremos os indicados nas categorias Artista do Ano, Show e Artista Revelação, para, no final de janeiro, finalmente escolhermos os vencedores de cada categoria. Veja os 50 (e dois) discos escolhidos abaixo:  

Centro do Rock 2019: O Inimigo + Polara

oinimigo-polara-ccsp

Dois grupos veteranos do hardcore paulista – o Polara e O Inimigo – apresentam-se no palco do Centro Cultural São Paulo nesta quinta, às 21h (mais informações aqui).

Centro do Rock 2019

centro-do-rock-2019

Mais um julho, mais um mês com a programação dedicada ao rock numa tradição do Centro Cultural São Paulo que remonta ao século passado. Reinventada como Centro do Rock desde que assumi esta curadoria de música, o foco desta programação agora são bandas deste século, que já circulam bem pelo underground e pelo circuito independente reinventando um gênero que já foi contestador e subversivo e que luta para não se tornar datado. Bandas de todo o Brasil e que vem de diferentes desdobramentos do formato baixo, guitarra e bateria – do hardcore à psicodelia, passando pelo rock progressivo, noise, metal, gótico, surf, indie rock e outros desdobramentos, sempre com duas atrações por dia. A programação do Centro do Rock 2019 começa na próxima quinta-feira, dia 11 e vai até o último domingo do mês, dia 28 (mais informações aqui). Confira as atrações:

11/7 – Glue Trip + Ema Stoned
13/7 – The Mönic + Violet Soda
14/7 – Der Baum + Scarlet Leaves
18/7 – Camarones Orquestra Guitarrística + Huey
20/7 – Jadsa + Gumes
21/7 – Monstro Amigo + Applegate
25/7 – Polara + O Inimigo
27/7 – Ana Frango Elétrico + Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo
28/7 – Menores Atos + Brvnks

Vida Fodona #204: Um monte de música de 2010

Que beleza.

Apples in Stereo – “No One in the World”
Rubinho Jacobina – “Dr. Sabe Tudo”
Phoenix – “Everything is Everything”
Arnaud Rodrigues – “Nêga”
Coconut Records – “Any Fun”
Alex Chilton – “I Wish I Could Meet Elvis”
MGMT – “Brian Eno”
She & Him – “Over it Over Again”
Mopho – “Uma Leitura Mineral Incrível”
Neutral Milk Hotel – “Oh Comely”
Girls – “Lust for Life”
Polara – “Empate”
Burro Morto – “Nicksy Groove”
Maquinado + Lurdez da Luz – “Tropeços Tropicais”
Emicida – “Vacilão”
Banalizando – “Nova Era Glacial”
Gorillaz + Mark E. Smith – “Glitter Freeze”
Krazy Baldhead + Big-O + Mille Yulia – “Katana Power”

Vamo lá?