Blur e Beck: a segunda vez no Brasil

damon-1999-sp

Duas das principais atrações do Planeta Terra de 2013 vêm fazer shows que ficaram devendo nas primeiras vezes que vieram para o Brasil. O Blur passou pelo Rio e São Paulo em 1999, quando muita gente ainda se perguntava que diabos era indie rock e muito menos gente sabia o que era britpop. Vi o show da banda inglesa no então recém-inaugurado Credicard Hall com um quarto da capacidade do público e a sensação de show privê só não era melhor porque a banda não estava num bom momento – Damon Albarn chegou a comentar ao microfone que havia comido algo estragado no México e a dor de barriga do vocalista encurtou o setlist e algumas canções.


Blur – “Tender”

Já o Beck tocou no dia do meu aniversário em 2001, antecipando os shows dos Foo Fighters e do R.E.M. no festival carioca. Vi o show bem de perto, por isso não me decepcionei como a maior parte do público, que não conseguiu entender direito o impacto do baixinho devido às proporções do festival.


Beck – “Devil’s Haircut”

Tem mais trechos dos shows do Blur em São Paulo e do Beck no Rio de Janeiro logo abaixo:

 

Lana Del Rey no Planeta Terra 2013?!

lanadelrey2013

Será?

Definidos datas, local e os primeiros nomes do Planeta Terra 2013

Planeta-Terra-2013

A organização do evento acaba de oficializar: o Planeta Terra 2013 acontece no dia 9 de novembro, no Campo de Marte (será que funciona?). Confirmaram a data no vídeo abaixo e, ainda hoje, anunciam três atrações internacionais. Será que Beck e Blur estão no páreo mesmo? E quem será o terceiro nome? E acabam de confirmar: Blur e Beck, além da banda Palma Violets. Só Blur e Beck já valem o festival. E o preço? Ainda não foi divulgado…

 

Beck no Planeta Terra 2013

beck-2013

Mais uma boa notícia pra me fazer ir retomando os trabalhos lentamente: depois de cravar a vinda do Blur para o próximo Planeta Terra, o jornal Destak agora confirma o acerto para trazer Beck para o festival. Beck só tocou no Brasil no terceiro Rock in Rio, em 2001, no mesmo dia em que Foo Fighters e R.E.M. Dei sorte de ver o show de perto – quem viu mais de longe disse que o som comprometeu a apresentação -, mas um único show em um festival não é o suficiente para ter uma amostra da importância da carreira de Beck, que aos poucos engata uma volta.

Além de reinterpretar “Sound and Vision” do Bowie em uma versão espetacular, Beck também está finalmente lançando ao vivo seu disco Song Reader, apresentado no fim do ano passado: um disco composto de partituras de novas canções que convidava o público a recriá-las, em vez de ouvir as versões imaginadas pelo autor. Elas vêm agora num grande show armado em Londres no início do mês que vem, quando Beck recebe nomes como Jarvis Cocker, Charlotte Gainsbourg, Franz Ferdinand, Beth Orton, Michael Kiwanuka e outros para interpretar as canções desse disco sem músicas ao vivo no Barbican. Ele também prepara o lançamento de dois novos discos, sem gravadora, um deles começa a ser mostrado a partir do lançamento da faixa “Defriended”, ouça abaixo. O outro seria uma continuação do disco estritamente folk que lançou em 1994, One Foot in the Grave, com canções compostas nos últimos quatro anos.

Além do Beck e do Blur, estão especulando nomes como Atoms for Peace e Jack White, mas acho que isso é mais torcida do que probabilidade. Segundo o Destak, o festival anunciará oficialmente essas novidades em breve.

Blur no Planeta Terra 2013?

blur2013

Nem bem o Planeta Terra anunciou sua sétima edição este ano e o jornal Destak já crava que a atração principal do festival será o Blur. Aí sim!

Sónar no Espaço das Américas; Terra fora do Jóckey

espaco-americas

Más notícias para dois bons festivais brasileiros. Segundo o jornal Destak, o Sónar deixa o Anhembi onde havia funcionado bem no ano passado para ir para o complicado Espaço das Américas e o festival Planeta Terra deste ano não deve acontecer no Jóckey Club, como no ano passado, indo para um lugar ainda menor. E como não há grande oferta de lugares em São Paulo…