Indícios da Teoria Pixar?

teoria-pixar

A ideia de que todos os filmes da Pixar se passam no mesmo universo ganha um reforço do próprio estúdio de animação – veja o curta que postei lá no meu blog no UOL.

Muitos já conhecem a Teoria Pixar, criada pelo jornalista norte-americano Jon Negroni, que cogita a possibilidade de que todos os filmes da Pixar sejam interconectados e se passam em momentos diferentes da mesma linha do tempo. A teoria cogita um universo em que animais, seres humanos e máquinas vivem uma constante disputa territorial e que os filmes do estúdio de animação mostrariam diferentes momentos desta história ao contar a evolução de uma humanidade bem diferente da nossa. Esta teoria, por maiores que sejam as evidências encontradas para comprová-la, ainda não foi admitida oficialmente pela Pixar.

Mas este curta recém-lançado pelo estúdio reforça a teoria ao localizar uma série de cenas escondidas em diferentes filmes do estúdio que contém personagens e referências a outros filmes, como o urso Lotso do terceiro Toy Story em uma cena de Up ou o dinossauro de O Bom Dinossauro em uma cena de Monstros S/A. Olha que legal:

Isso não quer dizer que a Pixar tenha confirmado que a tal Teoria Pixar seja verdade, embora deixe esta dúvida no ar. Aos que não conhecem esta teoria, há um site dedicado a explicá-la, como vários vídeos (como este abaixo, em inglês). O jornalista Ramon Vitral traduziu para o português a teoria logo que ela foi divulgada, em 2013:

O Bom Dinossauro da Pixar

good-dinosaur

A Pixar compensou sua ausência dos cinemas no ano passado com dose dupla esse ano – e depois do quase adulto DivertidaMente é a vez de apelar para o lado mais lúdico e infantil com esse novo Bom Dinossauro, que estreia no fim do ano.

Vai ser o novo Rei Leão – e isso sem saber se há morte na história…

Epicamente

Inside-Out

O novo desenho da Pixar, Divertidamente, ganha contornos tensos graças à adição da trilha sonora de Inception em seu trailer, num trabalho de edição feito por Nelson Carvajal.

A fórmula Pixar

Uma conclusão inusitada a partir do filme que a Pixar lançou este ano, DivertidaMente.

pixar-2015

Vi aqui.

Se a Pixar tivesse feito Velozes e Furiosos 7

pixar-furious

É o clássico mashup de filmes: o áudio do trailer de um filme com imagens de outro (ou outros). A vítima da vez é a Pixar, fadada a recriar o sétimo Velozes e Furiosos com os personagens de seus dois Carros:

E não é que ficou bom?

Tudo da Disney

disney-2015-2017

A Disney apresentou sua grade de lançamentos para os próximos dois anos em uma convenção em Las Vegas e ela é dona de tudo que a gente vai ver no cinema daqui em diante – comentei isso lá no meu blog no UOL http://matias.blogosfera.uol.com.br/2015/04/24/a-disney-e-dona-de-tudo-que-voce-vai-ver-no-cinema-nos-proximos-anos/

Inside Out: o novo filme da Pixar

inside-out

A Pixar acaba de anunciar uma de suas armas para o verão do ano que vem – e o trailer de Inside Out ainda tem uma referência foda ao Brasil bem no finzinho, saca só:

A Teoria Pixar… em vídeo!

Pixar-teoria

Lembram da Teoria Pixar, aquela que cogita que todos os filmes da Pixar se passam no mesmo universo em épocas diferentes? Agradeçam ao pessoal da Bloop Animation que explicou-a em vídeo.

Agora só resta aparecer uma versão em português.

A Teoria Pixar: Todos os filmes da Pixar se passam no mesmo universo em que acontece um apocalipse robô

teoriapixar

O jornalista Jon Negroni assistiu ao vídeo abaixo do Cracked e começou a cogitar seriamente uma teoria que mostra que todos os filmes da Pixar acontecem no mesmo universo e que contam partes diferentes de uma mesma história – que começa em Valente e termina em Monstros S/A (você sabe me dizer em que época se passa Up? E Toy Story? E Vida de Inseto?). Eis o vídeo do Cracked.

E a Teoria Pixar foi traduzida pelo Ramon, na unha:

Todos os filmes da Pixar estão conectados. Vou explicar como e os motivos.

Há alguns meses assisti um vídeo divertido no Craked apresentando (pelo menos para mim) a ideia de que todos os filmes da Pixar existem dentro de um mesmo universo.

Desde então estou obcecado com esse conceito, trabalhando no que chamo de ‘Teoria Pixar’, um trabalho narrativo que conecta todos os filmes do estúdio em uma mesma timeline com um tema predominante.

Essa teoria cobre todas as produções da Pixar desde Toy Story, incluindo: Vida de Inseto, Toy Story 2, Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, Ratatouille, Wall-E, Up, Toy Story 3, Carros 2, Valente e Universidade Monstros.

Cada filme está conectado aos demais e seu desenrolar influencia todos os outros.

Confere a teoria lá no Vitralizado, que acaba de voltar de férias.

La Luna, da Pixar

Como ninguém viu Valente, é bem pouco provável que você tenha visto o curta que passou antes do filme mais recente da Pixar, por isso olha ele aí.

Incrível como o estúdio consegue tocar um lado lúdico e básico numa época em que isso parece ser impossível, devido à violência e à ironia.