Vários Artistas: Piky

Em mais um programa dedicado a conversar sobre música, chamei minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, para puxar por sua memória musical e reconstruir sua relação com discos e artistas a partir de sua trajetória. Ela, que tem a empresa de assessoria de imprensa Batucada Comunicação (https://www.batucadacomunicacao.com/site/), trabalhou com diferentes gravadoras, como Warner, Abril, Trama e Deck, além de ter passado pela fase áurea da MTV nos anos 90. Ela aproveita para recapitular a evolução de seus hábitos musicais e como eles moldaram seu próprio gosto.

Assista aqui.  

Minha própria consultoria de música

consultoria-de-musica

Eu e Piky trabalhamos com música há décadas e resolvemos oficializar algo que já fazíamos informalmente para artistas iniciantes ou em dúvida sobre os rumos que deveriam tomar em suas carreiras. Nossa consultoria de música existe desde o ano passado, mas estamos oficializando-a apenas este ano, uma vez que já conseguimos entender como este trabalho funciona – e estendendo esse serviço também para quem quer trabalhar com música, não apenas para os artistas. Quem quiser saber mais é só entrar no nosso www.consultoriademusica.com.br que lá nós explicamos como é nosso método de trabalho.

O Ecossistema da Música em 2017

eco2017

As transformações que estão acontecendo no mercado da música no início do século 21 são avassaladoras. Não só o Brasil chega a um nível de profissionalização na história de seu mercado como o panorama mundial da indústria fonográfica vem mudando radicalmente, além das mudanças nos hábitos de consumo de todos os ouvintes. Se antes a forma de chegar ao público pressupunha canções, lojas de discos, rádio e TV, hoje as inúmeras alternativas se desdobram exponencialmente entre aplicativos, streaming, webclipes, estratégias de lançamento, vídeos virais, gifs animados, álbuns em vinil, shows supresa, editais públicos, distribuição digital, gerenciamento de carreira, merchandising, sincronização, downloads, likes e views.

O ecossistema da música no século 21 está em plena transformação e é justamente este o foco do curso que proponho desde 2014 junto ao Espaço Cult, reunindo grandes nomes da cultura, do entretenimento e da mídia no Brasil para tentar definir horizontes de atuação para novos artistas, profissionais deste meio e ouvintes interessados nestas mudanças. Desta vez o curso acontece durante todas as terças-feiras dos meses de maio e junho deste ano, reunindo nomes como a cantora e compositora Tiê, o produtor Carlos Eduardo Miranda, o distribuidor Maurício Bussab, a assessora de imprensa Mariana “Piky” Candeias, a jornalista e apresentadora Roberta Martinelli, o empresário e artista Evandro Fióti e a empresária Heloisa Aidar. O curso começa dia 2 de maio, vai até o dia 27 de junho e as aulas podem ser adquiridas de forma avulsa (à exceção das aulas de abertura e de encerramento, que fazem parte apenas da versão completa do curso). As inscrições podem ser feitas no site do Espaço Cult.

Ecossistema singles: Assessoria de imprensa para música 2016

ecossistema-assessoria

E a versão singles do curso Ecossistema da Música no Espaço Cult tem mais uma edição de seu curso sobre assessoria de imprensa para quem trabalha com música, com a minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, no próximo dia 30 de agosto. A Piky já passou pela MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e hoje segue carreira solo à frente de seu escritório Batucada Comunicação. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.

O Ecossistema da Música em 2016

assessoria-gerenciamento

Enquanto não agendamos a próxima etapa do curso completo Ecossistema da Música no Século 21, começamos 2016 com a versão compacta do curso, em duas aulas já consagradas: dia 19 de janeiro tem o curso da Helô Aydar sobre gerenciamento de carreira musical e no dia 18 de fevereiro, a Mariana “Piky” Candeias fala sobre o trabalho de assessoria de imprensa para música. Os dois cursos acontecem apenas em um dia, das 20h às 22h, no Espaço Cult, na Vila Madalena, em São Paulo. E as inscrições podem ser feitas pelo próprio site do Cult: neste link você se inscreve no curso da Helô, dia 19 de janeiro, e neste no curso da Piky, dia 18 de fevereiro.

Hoje é dia de ecossistema singles: Assessoria de imprensa

ecossistema-assessoria

Nesta quinta é dia de mais mais uma edição da versão Singles do curso Ecossistema da Música, que coordeno no Espaço Cult. Filhote do curso O Ecossistema da Música no Século 21, a versão “single” das semanas de imersão no mercado da musica foca em apenas um assunto, com um único professor e em apenas um dia. A aula de hoje novamente é com a Piky deu de assessoria de imprensa no primeiro semestre. As inscrições podem ser feitas no site do Cult. Mariana “Piky” Candeias, grande amiga e profissional de primeira, já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e hoje segue carreira solo à frente de seu escritório Batucada Comunicação. E ela vem dividir sua experiência numa aula direta, concisa e super alto astral – como é a Piky. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult. Ou na hora, no próprio Espaço, que fica na Rua Aspicuelta, 99, na Vila Madalena, em São Paulo.

Ecossistema singles: Assessoria de imprensa para música

ecossistema-assessoria

Vamos a mais uma edição da versão Singles do curso Ecossistema da Música, que coordeno no Espaço Cult. Filhote do curso O Ecossistema da Música no Século 21, a versão “single” das semanas de imersão no mercado da musica foca em apenas um assunto, com um único professor e em apenas um dia. E no início do próximo mês, dia 10 de setembro, repetimos a aula que a Piky deu de assessoria de imprensa no primeiro semestre. As inscrições podem ser feitas no site do Cult. Mariana “Piky” Candeias, grande amiga e profissional de primeira, já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e hoje segue carreira solo à frente de seu escritório Batucada Comunicação. E ela vem dividir sua experiência numa aula direta, concisa e super alto astral – como é a Piky. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.

O Ecossistema da Música em 2015

ecossistema-julho2015

Essa é a última semana para as inscrições na terceira edição do curso que coordeno no Espaço Cult, aqui em São Paulo. E para me ajudar a falar dos problemas e soluções da profissionalização musical na edição deste semestre do Ecossistema da Música no Século 21 reuni nomes que já passaram por edições anteriores (Evandro Fióti, Roberta Martinelli, Miranda, Fabiana Batistela, Marcos Boffa, Renata Simões, Mariana Piky, Mercedes Tristão e Tiê) a novos professores (Leonardo Lichote, Heloisa Aidar, Adriano Cintra, Fernando Dotta, Sarah Oliveira, Maurício Bussab, Tejo Damasceno e Rica Amabis) para contribuir ainda mais com o diagnóstico em aberto – e colaborativo – do que está acontecendo com a música desde a virada do século. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira no site do Cult.

É hoje! O Ecossistema da Música: divulgação e assessoria de imprensa

ecossistema-single

Começo nesta quinta-feira, a segunda fase do curso que coordeno no Espaço Cult, O Ecossistema da Música no Século 21, quando as discussões começam a se expandir para além do curso semestral que este ano acontece nas duas últimas semanas de julho (a programação oficial será anunciada na semana que vem, aproveite os últimos dias do desconto).

A partir deste semestre começamos aulas isoladas que tratam de assuntos específicos dentro do universo da música, sempre administradas por um único professor. A série de encontros Ecossistema Singles traz sempre um professor para falar de um único assunto e a primeira edição acontece nesta quinta-feira, quando vamos falar sobre divulgação e assessoria de imprensa para música com a minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, que já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e vários artistas independentes. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult e as vagas estão quase no fim!

O Ecossistema da Música: divulgação e assessoria de imprensa

ecossistema-single

E o curso que coordeno no Espaço Cult, O Ecossistema da Música no Século 21, começa a se expandir e além do curso semestral que este ano acontece nas duas últimas semanas de julho (anuncio a programação em breve, mas já dá pra se cadastrar no site com desconto) agora temos aulas isoladas que tratam de assuntos específicos dentro deste universo. A série de encontros Ecossistemas Singles traz sempre um professor para falar de um único assunto e para começar vamos falar sobre divulgação e assessoria de imprensa para música com a minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, que já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e vários artistas independentes. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.