A primeira grande vítima fatal do tribunal das redes sociais

O Rodrigo Ortega me chamou e eu falei sobre o tempo que convivi com o PC Siqueira pro Estadão.

Leia abaixo:  

PC Siqueira (1986-2023)

Chocado com a noticia da morte do PC Siqueira. Convivi bastante com ele, escrevemos um livro juntos e há tempos não conversava com ele, que sempre se esquivava quando o chamava. Tanta coisa pra falar sobre ele agora, mas nem consigo pensar direito… Que merda…

PC Siqueira no espelho

pc-360

Eis o vídeo O Espelho, inspirado em um capítulo sem título do meu livro PC Siqueira Está Morto, que eu e o PC adaptamos para o formato 360° lá no YouTube Space de Los Angeles, com uma mãozinha do jovem Gus Lanzetta. O capítulo no livro é mais extenso e desenvolve-se de outra forma – enxugamos boa parte do texto e da lógica para adaptar-se ao formato proposto pelo YouTube, que aproveitou o dia das bruxas para fazer esta série de curtas em 360° chamada #Room301. O vídeo fica mais legal se for visto pelo celular.

Mais uma vez na Bienal do Livro

bienal2016

Depois de discutir a teoria na semana passada, nesta sexta-feira participo pela segunda vez da Bienal do Livro de São Paulo para falar sobre a prática, quando faço a mediação da mesa Vida no YouTube: Verdade ou Ficção, a partir das 16h, que tem a participação do PC Siqueira e do Cauê Moura. Se estiver por lá, apareça!

PC Siqueira está morto no Rio de Janeiro

PCSiqueiraestamorto-rj-

Depois do sucesso da noite de autógrafos em São Paulo, é a vez de eu e PC Siqueira chegarmos no Rio de Janeiro para mais uma maratona de encontro ao público do youtubber. Nosso livro vai ser autografado nesta quinta-feira, dia 14, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h (mais informações aqui). Pra quem não tá sabendo nada sobre o livro, eu explico melhor aqui. Bora lá?

PC Siqueira está morto em São Paulo

PCSiqueiraestamorto-

Começa nesta quinta-feira extensa turnê de lançamento de meu primeiro livro, ao lado de seu próprio personagem. Pra quem ainda não sabe, fui chamado pra escrever o livro do primeiro YouTuber brasileiro – o PC Siqueira – com a intenção de ambas partes de não ser um ghost-writer nem escrever a “história de vida da pessoa humana” que seria Paulo Cezar Siqueira. Optamos por uma ficção que é uma colagem de referências sobre a personalidade do sujeito e PC Siqueira Está Morto está saindo pelo selo Suma de Letras, da Companhia das Letras. O primeiro lançamento acontece hoje em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 19h, e também é a primeira vez que o PC aparece em público depois da cirurgia para corrigir seu estrabismo, saca só:

É só colar lá.

Um livro falado

metropolis-cultura

Conversei sobre o livro que escrevi sobre o PC Siqueira no Metrópolis que foi ao ar neste domingo (no vídeo abaixo, a partir do minuto 14)…

…e também participei do podcast Papo Torto, que ele mantém no Estadão (dá pra baixar o MP3 do programa no site).

E já já o livro vai ser lançado e devo começar uma turnê com ele por algumas cidades d o Brasil pra divulgar esse PC Siqueira Está Morto.

PC Siqueira está morto – O livro

pc-siqueira-esta-morto
Meu primeiro livro é uma ficção para jovens adultos: PC Siqueira está morto é, ao mesmo tempo, um livro de YouTubber, uma crítica à vida digital que todos levam e um mindfuck de Troia – e já está em pré-venda. Deixa que o protagonista – que é uma pessoa de verdade – explica isso melhor:

Chegando aos finalmentes do livro do PC Siqueira

pc-matias-

disse que estou escrevendo meu primeiro livro – que também é o primeiro livro do primeiro YouTuber brasileiro, PC Siqueira. Ele me chamou pra pensar em como fazer um livro de YouTuber que não fosse só um livro de YouTuber e esta semana conversamos sobre este livro, que está chegando aos finalmentes e será lançado ainda este semestre, em um video para o canal do PC.

Domingo com PC Siqueira

matias-pc-youpix

Eu e PC Siqueira voltamos a nos encontrar, desta vez no Teatro Eva Hertz, da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, ali na Av. Paulista, neste domingo, dia 15 de novembro, às 13h. Na conversa, vamos continuar o papo que começamos no YouPixCon deste ano, falando sobre produção de conteúdo, fazer o que se gosta, as mudanças nas comunicações, a onipresença das redes sociais, nossa relação com a tecnologia e outros desdobramentos do livro que venho fazendo com ele. Livro? É, pois é…

A nossa conversa acontece dentro do projeto Cultura na Faixa, quando a livraria apresenta uma série de atividades gratuitas durante este fim de semana.