Soccer Mommy ♥ Pavement

Ao passar pelo estúdio da rádio australiana Triple J., a sensação indie Soccer Mommy – nome de trabalho da norte-americana – Sophia Allison aproveitou a deixa para celebrar seus ídolos do Pavement, gravando uma ótima versão para o clássico “Gold Soundz” – dica do @boom1945 -, assista abaixo:  

Jeff Tweedy ♥ Pavement

O bom e velho Jeff Tweedy tem usado sua ótima newsletter – Starship Casual – como uma forma de manter um contato contínuo com os fãs e, ao mesmo tempo, gastar sua onda musical fazendo versões acústicas de canções que ama. Só que quando, na semana passada, ele deixou seus leitores escolher quais músicas ele poderia tocar, ficou impressionado com a quantidade de sugestões a ponto de nem conseguir processar tudo, mas prometendo que verá todas as canções que lhe assopraram por email para pegar alguns pedidos. E se impressionou com a quantidade de gente pedindo pra que ele tocasse músicas do Pavement – mais especificamente pedidos por “Range Life”. Foi a deixa pro líder do Wilco regravar o hino indie de forma intimista na edição mais recente de sua correspondência eletrônica e declarar seu amor pela banda de seus contemporâneos, pedindo desculpas por imitar o jeito do vocalista Stephen Malkmus cantar, como se não houvesse outra forma de cantar músicas dessa banda (talvez não haja mesmo). Ficou bom demais, saca só:  

Vida Fodona #840: Direto ao assunto

Vem.

Ouça abaixo:  

Vida Fodona #839: Sem muita conversa

Vamo lá.

Ouça abaixo:  

Vida Fodona #836: Aquela vibe que você já conhece

Cá estou.

Ouça abaixo:  

Pipocas na cabeça de Stephen Malkmus!

O irônico metadocumentário Pavements, que lentamente está transformando o histórico e o legado do Pavement para muito além do que eles poderiam imaginar em seus anos clássicos, acaba de dar mais um passo ousado nesta escalada quando seus produtores fecharam um acordo com a rede de cinemas comerciais AMC para exibir, num mesmo dia, o documentário de Alex Ross Perry em 50 salas de cinemas dos EUA. E aproveitando essa deixa, a parceria também deu origem a esse icônico balde de pipocas que vai fazer o público comer diretamente da cabeça do líder da banda, Stephen Malkmus. Bem que eu queria um desses…

A primeira música inédita do Pavement em 25 anos!

Pavements, o metadocumentário meio fake meio real inventado por Alex Ross Perry para celebrar a história e o legado da banda liderada por Stephen Malkmus, tem operado pequenos milagres. Além de despertar um novo interesse pela banda a partir de sua segunda turnê de retorno, o filme aos poucos está transformando o Pavement na principal banda indie dos anos 90, basicamente porque o peso da tragédia que abateu-se sobre o rock alternativo da época com a notícia do suicídio de Kurt Cobain, fez todos os potenciais concorrentes ao posto saírem correndo na direção contrária: o Sonic Youth radicalizou para um lado ainda mais experimental, os Smashing Pumpkins correu em direção ao rock progressivo, ao industrial e depois até para o metal; o Teenage Fanclub lançou um disco meio soturno para depois abraçar o power pop, o Blur e o Oasis se engalfinharam numa briga besta e os Foo Fighers miraram no mainstream, de onde não saíram desde que lá chegaram, anos depois.

O Pavement percorreu uma trajetória ainda mais bissexta ao negar o rótulo de principal banda da década radicalizando ainda mais no indiesmo – seu terceiro disco, Wowee Zowee (meu favorito), é um Álbum Branco de frustração de expectativas ao mesmo tempo em que explora territórios novos para o grupo, da balada country ao hardcore, e essa guinada ajudou a colocar lenha na fogueira do documentário idealizado por Perry, que é irônico e não é irônico ao mesmo tempo e faz com que o grupo, mais de um quarto de século após seu fim, se prontifique ao posto que ninguém queria. E ao contar a história do grupo misturando com um documentário de mentira sobre a banda, um musical (!!!) no teatro e uma exposição sobre o grupo, o filme conseguiu outro grande feito, ao trazer à tona uma música que o grupo gravou nos ensaios de sua turnê mais recente, quando gravaram, de forma descompromissada, “Witchi Tai To”, canção perdida que o norte-americano de origem indígena Jim Pepper gravou em 1971 a partir de uma música que aprendeu com seu avô, um hino da Igreja Nativa Americana, que celebra o peyote como caminho para o autoconhecimento. A versão do Pavement, lançada pela primeira vez na trilha sonora do documentário que saiu nessa sexta-feira, é a primeira música que o grupo lança desde o EP Major Leagues, de 1999. O sangue do cinema tem poder!

Ouça abaixo:  

“Você foi escolhido como figurante na adaptação para o cinema da continuação da sua vida”

E o metapseudodocumentáriofake sobre o Pavement finalmente sai do circuito dos festivais e estreia nos cinemas comerciais – a princípio apenas nos EUA – e justamente por isso Pavements ganha seu primeiro trailer oficial, que demonstra como diretor Alex Ross Perry mistura sua megalomania de araque com a preguiça blasé da icônica banda indie norte-americana criando algo que não é só um registro sobre um trabalho artístico, como uma continuação e uma espécie de validação – usando muitos superlativos – da história da banda. Assista abaixo:  

Uma cinebiografia sobre o Pavement

Enquanto Pavements, o ótimo metadocumentário feito por Alex Ross Perry que cristaliza o Pavement como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos (“a última banda de rock honesta”), não chega aos canais de streaming (o filme provavelmente vai pro Mubi), um de seus subprodutos de repente ganha vida própria quando o filme inspirado na história da banda (que era quase uma piada interna do filme, como o musical em torno do grupo) é anunciado com um trailer que ameaça sua estreia para o próximo Natal. Range Life: A Pavement Story é uma cinebiografia de mentira que traz Joe Keery do seriado Stranger Things como o líder da banda, Stephen Malkmus, e ainda traz os comediantes Jason Schwartzman e Tim Heidecker fazendo os papéis dos dois donos da gravadora indie Matador Records, que lançou os cinco álbuns do grupo, respectivamente Chris Lombardi e Gerard Cosloy, além de outros músicos conhecidos no elenco. O improvável trailer promete, diz aí. Veja abaixo:  

Minha lista de melhores de 2024 dentro da votação do Scream & Yell

Não passou o carnaval ainda então dá tempo de remoer o ano que terminou tem quase um mês e meio, por isso segue abaixo a minha votação na lista mais tradicional de melhores do ano da internet brasileira, promovida pelo heróico Scream & Yell do compadre Marcelo Costa.

Leia abaixo: