Outra colaboração para o site da CNN Brasil em clima de clima de retrospectiva, desta vez falo sobre como a Coreia do Sul está dominando a cultura pop e exemplos como o filme Parasita, o grupo BTS e a série Round 6 são só a ponta do iceberg.
Dois dos filmes mais bem-sucedidos do ano passado – Bacurau e Parasita – reforçaram uma tendência cinematográfica recente de questionar o sistema a partir da realização que ele é composto por pessoas. São filmes como Nós, Sobre Facas e Segredos, Coringa, entre vários outros, que parecem despertar uma consciência das classes oprimidas ao mesmo tempo em que revêem o papel dos ricos nessa história. No Cine Ensaio desta semana, eu e André Graciotti nos aprofundamos nessa tendência recente para também lembrar a forma dúbia que milionários foram retratados na história do cinema.
Lá vou eu falar de cinema de novo: desta vez criei o Cine Ensaio, ao lado do compadre André Graciotti, em que discutiremos filmes de um ponto de vista mais amplo que sua própria história. E começamos falando do agora, reunindo Bacurau e Parasita para falar sobre como o tenso 2019 também se traduz em dois de seus principais filmes, traçando paralelos e pontos em comuns entre o filme brasileiro e coreano que vão além da catarse, da violência e do desejo de vingança em suas superfícies. A apresentação acontece na próxima quinta, dia 5, às 20h, na Unibes Cultural (do lado do metrô Sumaré), e também falaremos sobre outros filmes do ano que também traduzem estes sentimentos à tona, como Odisseia dos Tontos, Era Uma Vez em Hollywood e Coringa. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente neste link.
Cine Ensaio: Bacurau, Parasita e um tenso 2019
Cine Ensaio
5 de dezembro de 2019
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire 2500
Ao lado do metrô Sumaré
(11) 3065-4333
R$ 20