Por Alexandre Matias - Jornalismo arte desde 1995.

Soccer Mommy ♥ Pavement

Ao passar pelo estúdio da rádio australiana Triple J., a sensação indie Soccer Mommy – nome de trabalho da norte-americana – Sophia Allison aproveitou a deixa para celebrar seus ídolos do Pavement, gravando uma ótima versão para o clássico “Gold Soundz” – dica do @boom1945 -, assista abaixo:  

Desaniversário | 26.7.2025

Viajei fim de semana passado e perdi a primeira Desaniversário desde que inventei a festa há dois anos com Claudinho, Camila e Clarice e há um tempo estamos cogitando a possibilidade de passear com a festa por outros lugares, até que o bom e velho Mancha nos chamou pra tocar em sua nova Casinha (que fica na rua Jorge Rizzo, atrás do Sesc Pinheiros) e no próximo sábado, dia 26 de julho, eu e Camila baixamos lá para fazer a primeira Desaniversário fora do Bubu – e a primeira que vara noite adentro, para além da meia-noite. E dá pra comprar ingresso com antecedência neste link, vamos lá?

Dentro da cabeça do Mundo Vídeo

O Belas Artes ficou pequeno nessa sexta-feira, quando a dupla carioca Mundo Vídeo mostrou a versão audiovisual do seu trabalho ao apresentar o Cine Mundo Vídeo dentro da sessão Trabalho Sujo Apresenta. Os dois guitarristas e vocalistas Gael Sonkin e Vítor Terra submeteram o público que lotou a sala de cinema à tradução visual de seus delírios musicais, empurrando cenas digitais de paisagens paradisíacas, fractais que se contorciam uns sobre os outros, imagens de videogame e outras referências caóticas para dentro de seu atordoo sônico em que canções praianas convivem com metal virtuosístico, melodias indies, solos e riffs desenfreados, obrigando todos a entrar de forma intensa em seu universo musical.

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Trabalho Sujo Apresenta: Cine Mundo Vídeo @ Belas Artes (25.7)

Mais uma vez transformo uma sala de cinema do Belas Artes em uma apresentação audiovisual em mais uma sessão Trabalho Sujo Apresenta. Os convidados desta vez são a dupla Mundo Vídeo, que apresenta seu espetáculo Cine Mundo Vídeo no dia 25 de julho, ampliando para as imagens a sensação frenética e intensa de suas apresentações ao vivo. Se na era do doomscroling, onde somos condicionados à nos perder numa pilha de informações desconexas, a banda ativa todos os sentidos ao transformar esses tempos vazios de estímulos caóticos em uma sensação inevitável. Os ingressos já estão à venda neste link.

Buckingham Nicks entra na era digital

Não é a volta do Fleetwood Mac, mas acho que não é só uma reedição. Stevie Nicks e Lindsey Buckingham trocaram trechos da letra de “Frozen Love” em suas contas nas redes sociais atiçando os fãs do Fleetwood Mac, banda que ajudaram a reerguer durante os anos 70, sobre o que o ex-casal estaria aprontando. E revelaram esta semana que estão finalmente reeditando o disco que lançaram como casal, em 1973, anos antes de entrar na banda de Mick Fleetwood. Batizado apenas com seus sobrenomes, o disco Buckingham Nicks teve uma vida breve justamente porque Mick viu o casal e achou que poderia ser uma boa alternativa para recuperar sua banda, o Fleetwood Mac, que andava em baixa no início daquela década. A entrada dos dois na banda mexeu completamente com a estrutura do grupo, transformando-o na entidade clássica que hoje conhecemos, e o grupo absorveu parte do repertório do então casal – músicas como “Rhiannon”, “Blue Letter”, “Monday Morning”, “I Don’t Want to Know” e “Sorcerer”, por exemplo, vinham do disco e da única turnê feita pelo casal e logo tornaram-se novos clássicos do Fleetwood Mac. O curioso é que Buckingham Nicks nunca mais foi reeditado, possivelmente devido ao divórcio do casal, que, após deixar o Fleetwood Mac, não queria voltar àquele passado. Claro que a internet permite que ouçamos o disco de forma não oficial (ouça abaixo), mas desde seu lançamento, há mais de meio século, o disco nunca foi relançado – ele nunca teve nem uma versão em CD! Mas isso mudou quando os dois anunciaram que irão finalmente relançar o disco no dia 19 de setembro (já em pré-venda, em vários formatos), interrompendo o mistério que fizeram com os posts da semana passada. Mas se os dois não aproveitaram a deixa para ressuscitar o Fleetwood Mac (certamente em respeito a Christine McVie, que faleceu em 2022), não dá pra descartar que os dois possam se reunir para shows que não fazem desde antes de entrar no grupo Mick Fleetwood (e incluir umas músicas do Fleetwood Mac num possível futuro repertório ao vivo). Vai saber…

Ouça o disco abaixo:  

Chuck Mangione (1940-2025)

O lendário trompetista Chuck Mangione, autor do hit “Feels So Good”, morreu nesta quinta-feira.

“São Paulo, Te Amo Mas Tá Foda Demais”

Brinquei outro dia sobre a vibe do show da Schlop dizendo que a banda ligava o modo “lo-fi foda-se”, mas a verdade é que de um ano pra cá, Isabella Pontes tem deixado esse espírito em segundo plano para soar menos foda-se, embora mantenha seu pézinho no lo-fi. Isso tem a ver com o fato de ela ter tirado sua banda do quarto, onde gravou seus dois discos, e ter assumido a formação que montou para levar aquelas músicas para o palco. Acompanhei de perto essa mutação, que culminou no elenco atual que forma o grupo, com Lúcia Esteves na outra guitarra, Alexandre Lopes no baixo e Antonio Valoto na bateria. Para celebrar essa nova fase, ela decidiu regravar boa parte das músicas dos dois discos com essa nova formação em um novo álbum ainda sem nome que lança este semestre. E começa a mostrar essa nova leva de gravações ao apresentar sua já clássica versão para a “New York I Love You But You’re Bringing Me Down” do LCD Soundsystem que se transformou na paulistana. “São Paulo Te Amo Mas Tá Foda Demais”, que ela antecipa em primeira mão para o Trabalho Sujo, bem como seu clipe, que traz o mesmo Caco dos Muppets que fez sua versão há mais de uma década na internet, só que agora ambientado em São Paulo. A música foi composta depois que Bella voltou a morar em São Paulo, voltando de temporadas que passou em cidades diferentes como Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, Piracicaba e Campinas, no interior de São Paulo. E além das músicas já conhecidas, o disco, ainda sem título nem data de lançamento, trará os primeiros registros oficiais para pérolas como “Marquinho Van Halen” e “Rima Triste”.

Assista abaixo:  

50 anos de Physical Graffiti!

O Led Zeppelin comemora o cinquentenário de seu maior álbum transformando Physical Graffiti em um disco triplo! Mas a reedição, feita pela gravadora Rhino (e já em pré-venda), programada para o dia 12 de setembro, ficou aquém do que se esperaria de uma obra tão mastodôntica, trazendo apenas quatro versões ao vivo no terceiro disco que incluíram no primeiro disco duplo da clássica banda setentista, sendo que duas delas nem são do período do disco. Live EP, que acompanha o novo Physical Graffiti, traz versões ao vivo para músicas do disco gravadas primeiro em Earl’s Court, no ano de lançamento do disco (“In My Time of Dying” e uma versão acelerada de “Trampled Under Foot”, cujo clipe foi antecipado essa semana) e depois em Knebworth, em 1979 (“Sick Again” e “Kashmir”). Além do disco ao vivo, a reedição ainda traz um pôster acompanhando o álbum triplo. Mas que fazem falta sobras de estúdios, mais versões ao vivo, fotos das gravações e um livro contando a história do disco (como a maioria das reedições costumam fazer), ah fazem…

Veja o clipe abaixo:  

Racionais MCs em Nova York… com Busta Rhymes!

Os Racionais MCs foram pra Nova York essa semana, onde fizeram duas apresentações – primeiro tocando em Elizabeth, em Nova Jérsei, no sábado, e depois em Worcester, perto de Boston, no domingo. Mas nesta quinta-feira, eles publicaram em seu Instagram uma foto que mostra que o grupo não foi para os EUA apenas fazer shows, ao posar ao lado de Busta Rhymes num estúdio, escrevendo na legenda que “tinha umas ideia de que o homem gravava nesse estúdio por aqui… e talvez apareceria essa semana. Mas como nada é por acaso, um pouco depois das 9pm — o cara chegou. Mó sangue bom. Gente da gente. Parecia papo de 30 anos de amizade”. Será que o sucessor de Cores e Valores (que foi lançado há mais de dez anos) está vindo aí…?

Mais uma volta do Karnak

Brincando com um passado que não existiu, o Karnak de André Abujamra volta a mostrar coisas novas – e antigas – a partir do lançamento de Karnak Mesozóiko, disco que a hidra de dez cabeças liderada por Abu prepara-se para lançar a partir de um certa demo do grupo descoberta nos escombros de uma casa onde André teria morado em Stüttgard, na Alemanha, nos anos 80. Programado para ser lançado dia 3 de setembro, o novo disco começa a ser mostrado nessa sexta, quando eles lançam o single e o clipe de “Eu Só Nasci”, que antecipam em primeira mão para o Trabalho Sujo, que foi inspirado no genocidio em Gaza. “Sempre que acontece alguma tragédia a minha forma de oração é fazer uma música”, explica André.

Assista ao clipe abaixo: