Por Alexandre Matias - Jornalismo arte desde 1995.

Pedro Pastoriz: Replay

Imenso prazer de receber o Pedro Pastoriz nessa terça-feira para encerrar a fase Pingue Pongue com o Abismo, nome de seu terceiro disco, lançado em 2020, que foi iniciada nesse mesmo palco há quase cinco anos, quando ele apresentou o primeiro rascunho ao vivo deste trabalho no espetáculo Este Show é um Teste. Agora ele volta ao teatro do Sumaré para encerrar esse ciclo com a apresentação Replay, que reúne seu atual círculo musical, com os dois produtores que o conduziram por esse processo – Charles Tixier e Arthur Decloedt -, os músicos que estão tocando com ele atualmente (o baixista Otávio Cintra e a tecladista Bibiana Graeff), o tocador de taças Tomas Oliveira (que também esteve no disco) e sua companheira, Talita Hoffmann, que toca baixo em algumas músicas, além da luz de Olívia Munhoz. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados neste link.

Tábua de Esmeraldas, 50 anos depois

Este 23 de abril que também dia de São Jorge foi a deixa escolhida por Vinícius Mendes, colaborador do site da BBC Brasil, para dissecar a mais clássica obra de Jorge Ben numa ótima e extensa reportagem sobre o enigmático e hipnótico A Tábua de Esmeralda, que completa meio século no próximo mês. Buscando referências em velhas entrevistas com Jorge Ben e em estudos sobre alquimia, o repórter debruça-se sobre os assuntos e canções do histórico disco de 1974 que mudou a carreira de grande Jorge por vias tortas. A reportagem aparece num momento em que corre um rumor nos bastidores que cogita a possibilidade do próprio Jorge revisitar o disco ao vivo em uma série de shows pelo Brasil (e talvez pelo exterior?), algo que ele já havia dito que não iria fazer. Mas será que ele volta a tocar violão? Aproveito para republicar a íntegra do Roda Viva de 1995 que trouxe o mestre como entrevistado quando ele responde uma dúvida de ninguém menos que Chico Science (trajando uma bela camiseta do Portishead) sobre o mágico disco (a partir dos 15 minutos).

Veja a íntegra do Roda Viva abaixo:  

Pérolas (ainda) desconhecidas

A terceira noite da temporada que Rodrigo Campos, Rômulo Fróes e Thiago França estão fazendo no Centro da Terra era um salto no escuro – e provou-se a melhor da temporada até aqui. Apresentando um repertório composto apenas por músicas inéditas, a noite contou com um elemento de experimentação que fez o trio baixar a guarda e assumir o aspecto laboratorial desta temporada chamada de 3 na Ribanceira. Pois lá estavam os três, soltando pérolas arquivadas no passado e músicas que tiraram da gaveta do período pandêmico sem pudor de recomeçar faixas, discutir letras, arranjos e melodias (“se o Ed Motta falou…” foi um comentário recorrente) e soltar farpas apenas para espezinhar uns aos outros, como quando Thiago lamentou que sua “Bodeado” havia ficado de fora do Barulho Feio de Rômulo ou quando este reclamou que uma música sua não entrou no Elefante que gravou com Rodrigo ano passado porque tinha “muita letra”. A pegação no pé mútua ajudava a dissipar o clima sério e por vezes soturno (pois algumas faixas haviam sido compostas durante a pandemia) de parte daquele repertório, que ainda trouxe uma composição de Ròmulo e Ná Ozzetti que havia sido tocada apenas uma vez exatamente naquele palco, em março do ano passado e a mesma “Cadê Meu Dinheiro?” que Campos lançou na primeira noite da temporada. A noite terminou com um aperitivo da próxima segunda, quando receberão Marcelo Cabral e Juçara Marçal para revisitar clássicos próprios, e Rômulo puxou sua “Espera”, que também havia sido tocada na primeira segunda-feira desta safra de shows.

Assista abaixo:  

Camadas de referência

Bastou o momento em que Juçara Marçal e Alzira E dividirem o palco na noite deste domingo pra valer o 2024 todo até aqui. Mas o encontro destas duas não aconteceu só no momento em que as duas diviram a emblemática “Tristeza Não”, pois reunir o show das duas numa mesma ocasião foi uma bela sacada da Casa Natura Musical. Alzira começou os trabalhos com seu Corte, banda formada por Marcelo Dworecki (baixo e guitarra), Cuca Ferreira (sax), Daniel Gralha (trumpete) e Fernando Thomaz (bateria), mostrando músicas do ótimo Mata Grossa, lançado no ano passado, além de passar por canções do disco de estreia do grupo, de 2017. O entrosamento entre todos está tinindo e elevam a vocalista e baixista do pantanal à sua natural posição majestática, onde, seja bradando o microfone ou empunhando seu baixo, que por vezes encontrou-se com o de Dworecki, deixando o peso da banda ainda mais evidente – algo bem realçado pelo Berna, que estava tomando conta do som.

Quando Juçara subiu depois, todo o peso de seu Delta Estácio Blues – cada vez mais implacável a cada nova apresentação – foi elevado. Primeiro pela liga quase metálica entre ela, Kiko Dinucci, Marcelo Cabral e Alana Ananias. Depois ao temperar o show com citações do disco de seu remixes que acabou de ser lançado – e que Juçara anunciou que irá se transformar em festa no porão da Casa de Francisca, com discotecagem do Mbé, nos dias 16 e 17 de maio – imperdível! Depois com a participação da mestra que abriu o show, Alzira E. A citada “Tristeza Não”, de Itamar Assumpção e Alice Ruiz, já eternizada pelo Metá Metá, ganhou um força e uma energia ainda mais intensa com a presença de Alzira e, como conversei com o Cuca logo na saída do show, aquele encontro das duas abriu camadas e camadas de referência, mostrando como a cena nascida no Lira Paulistana segue firme e forte na atual cena independente paulistana. Que momento!

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A volta das Spice Girls?

É lógico que se sua esposa, em sua festa de 50 anos, se reunisse com a banda que teve 30 anos antes você iria fazer um vídeo e postar no Instagram. Foi isso que David Beckham fez ao registrar o momento em que as cinco Spice Girls voltaram a fazer as clássicas coreografias no aniversário da Posh Spice, Victoria Beckham, que aconteceu neste sábado no clube fechado londrino Oswald’s, quando ela recebeu convidados como Tom Cruise, Salma Hayek e Eva Longoria.

Mas como sabemos nada é assim tão espontâneo nesse mundo de celebridades. Logo em seguida, Melanie Brown, a spice girl Mel B repostou o vídeo em seus stories no Instagram com a hashtag #tourdatescomingsoon, antecipando a possibilidade do grupo inglês voltar a fazer shows em seu aniversário de 30 anos. E por mias que todos conheçamos a força conjunta de Geri Halliwell-Horner, Victoria Beckham, Melanie Brown, Melanie Chisholm e Emma Bunton, nenhuma delas é tão conhecida quanto o jogador de futebol marido da aniversariante (quase 90 milhões de seguidores, afinal de contas…), um ponto de partida perfeito para um rumor que poderá se tornar um anúncio em breve…

Uma banda em seu ambiente natural

A última vez que vi Tatá Aeroplano apresentar-se com sua banda foi no primeiro show que ele fez após a volta da pandemia, em 2022, quando lançou o disco Não Dá Pra Agarrar no Sesc Pinheiros. De lá pra cá, ele lançou mais um disco (o ótimo Boate Invisível, do ano passado), que só consegui ver ao vivo nessa sexta-feira e talvez no melhor lugar para essa experiência dionisíaca, que é o Picles. Impressionante a distância entre os dois shows. No de dois anos atrás, a banda ainda estava tateando aquele mundo pós-covid, inseguros daquele primeiro show mesmo tendo mais de uma década de intimidade. No Picles, a história era completamente diferente, e Tatá – o melhor guia para uma trip psicodélico – conduziu o público e seus músicos (uma trupe tresloucada formada por Dustan Gallas, Bruno Buarque, Malu Maria, Kika e Junior Boca, um combo de loucos) a um processo de derretimento psíquico à base de muita música, afinal aquela banda estava em seu ambiente natural. Completamente entrosada, a banda praticamente não trocava olhares para mudar de uma música à outra – e o quando o fazia, era uma cumplicidade latente que escorria em direção ao público, que berrava a letra de todas as músicas. O foco óbvio da apresentação era o repertório do disco do ano passado, mas à medida em que o show avançava, percorreu faixas do disco de 2022, do Delírios Líricos (quando puxaram uma versão alucinada para “Ressurreições” de Jorge Mautner) e do Step Psicodélico, cuja marchinha de carnaval que batiza o disco encerrou a viagem. Bom demais!

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Bahia na tomada

Jadsa e João Milet Meirelles começaram a revelar a próxima fase do duo Taxidermia nessa sexta-feira, no auditório do Museu da Imagem e do Som, mas ainda com os dois pés em sua primeira fase, ainda trazendo o clima de apocalipse industrial – que parece começará a dissipar-se a partir do disco de estreia, Vera Cruz Island, anunciado essa semana. Com imagens feitas por Gabriel Rolim, luz da Cris Souto e som da Alejandra Luciani, a dupla baiana encarou-se de frente para mostrar uma música de rua que soa tanto periférica quanto central, cutucando feridas e atordoando expectativas com bordoadas eletrônicas, samples acelerados, beats implacáveis, sussurros, versos e berros inquisidores, colocando uma sensação baiana na tomada e eletrificando sentimentos e sensações na marra. Além de tocar “Clarão Azul”, o primeiro single do novo álbum, que é uma uma boa amostra do que vem por aí.

Assista abaixo:  

Um site sobre justiça ambiental

Muito orgulho apresentar neste dia dos povos originários o site climatica.eco.br que desenvolvi a pedido do Instituto Pro Bono ao lado da comadre Manu Sombra, com quem trabalho há tempos nas mídias sociais da Flip. O site é uma plataforma criada para subir o nível do debate sobre a crise climática a partir do ponto de vista jurídico, mostrando como essa discussão também está transformando o mundo do direito. O site traz um glossário com as definições sobre os termos específicos desta discussão, aponta quem são os agentes que estão lutando contra a crise ambiental, além de matérias e entrevistas que falam sobre o tema. Aproveito para agradecer à Nádia e à Harumi a parceria para materializar mais um projeto tão ambicioso quanto fundamental, ampliando sempre nossa área de percepção.

#climatica #justicaclimatica

Dickey Betts (1943-2024)

Morreu, nesta quinta-feira, aos 80 anos, um dos fundadores do grupo Allman Brothers Band. Dickey Betts é responsável pelo estilo que misturava rock pesado, country e blues que caracteriza o som da banda e assumiu o papel de principal guitarrista da banda depois que um dos irmãos que batiza a banda, Duanne Allman, morreu num acidente de moto em 1971. Ele é autor do solo da clássica “Ramblin’ Man” e de instrumentais imortais como “Jessica” e “In Memory of Elizabeth Reed”.

Só com João

Depois eu falo do disco novo da Taylor Swift, agora só consigo ouvir o disco novo do João Gilberto que acaba de chegar às plataformas digitais. Live in San Francisco 2003 é uma edição com o material que o heroico fã Pedro Fontes (que reúne material que encontra sobre João online em seu perfil no YouTube, Esqueleto Lavrador) encontrou há um mês no Internet Archive com 55 canções dos dois shows que o mestre fez nos dias 25 e 26 de julho de 2003 no San Francisco Jazz Festival, disponibilizado pelo próprio festival. Abaixo, duas playlists: a original que Fontes reuniu em seu canal e o disco recém-lançado por uma tal Ipanema Discos que acaba de chegar às plataformas, misturando clássicos do repertório de João (como “Bolinha de Papel”, “Ave Maria no Morro”, “Corcovado”, “Bahia com H”, “Caminhos Cruzados”, “Meditação” e “A Felicidade”) e versões inéditas ao vivo para “Você Vai Ver” de Tom Jobim e “Sem Você” de Jobim e Vinicius de Moraes, além de “Samba do Avião” de Tom e “Às Três da Manhã” de Moraes Moreira, que ele nunca gravou em estúdio. Coisa finíssima, claro: