O novo vilão de 007

, por Alexandre Matias

james-bond-spectre

Eis a primeira aparição do novo filme de James Bond, Spectre, dirigido pelo mesmo Sam Mendes que finalmente deu algum rumo à série após a saída de Pierce Brosnan, com o ótimo Skyfall. O título do filme é o nome da clássica organização secreta inventada pelo criador do personagem, Ian Fleming, como principal adversária de Bond, e esse trailer dá a entender que o personagem Franz Oberhauser, que aparece brevemente sem mostrar o rosto mas claramente interpretado por Christoph Waltz, é o grande vilão do filme.

Mas a Spectre é a organização chefiada pelo arquiinimigo de Bond, o calvo e ameaçador Ernst Stavro Blofeld. O personagem é um dos maiores arquétipos de vilões do século passado e a princípio não mostrava seu rosto, aparecendo apenas de costas ou movimentando as mãos na poltrona ao mesmo tempo em que acariciava um gato em seu colo. Por dois filmes aparecendo apenas como uma silhueta e referido apenas como “número 1” (007 – Ordem para Matar, de 1963, e 007 contra a Chantagem Atômica, de 1965), seu nome e rosto finalmente foram revelados em Com 007 só se Vive Duas Vezes, quando o ator Donald Pleasance consagrou o personagem, inspirando outros vilões, como o Doutor Evil da paródia Austin Powers e o Lex Luthor dos desenhos animados do Super-Homem nos anos 70.

Agora imagine um filme que se chama Spectre sem revelar, pelo menos, as mãos e o gato na poltrona do principal nome associado à organização criminosa? Aposto numa cena dessas perto do final do filme – ou um pouco antes (ou depois) dos créditos finais, dando a deixa perfeita para um novo filme.

Tags: