Essa é a última semana para as inscrições na terceira edição do curso que coordeno no Espaço Cult, aqui em São Paulo. E para me ajudar a falar dos problemas e soluções da profissionalização musical na edição deste semestre do Ecossistema da Música no Século 21 reuni nomes que já passaram por edições anteriores (Evandro Fióti, Roberta Martinelli, Miranda, Fabiana Batistela, Marcos Boffa, Renata Simões, Mariana Piky, Mercedes Tristão e Tiê) a novos professores (Leonardo Lichote, Heloisa Aidar, Adriano Cintra, Fernando Dotta, Sarah Oliveira, Maurício Bussab, Tejo Damasceno e Rica Amabis) para contribuir ainda mais com o diagnóstico em aberto – e colaborativo – do que está acontecendo com a música desde a virada do século. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira no site do Cult.
E o curso que coordeno no Espaço Cult, O Ecossistema da Música no Século 21, começa a se expandir e além do curso semestral que este ano acontece nas duas últimas semanas de julho (anuncio a programação em breve, mas já dá pra se cadastrar no site com desconto) agora temos aulas isoladas que tratam de assuntos específicos dentro deste universo. A série de encontros Ecossistemas Singles traz sempre um professor para falar de um único assunto e para começar vamos falar sobre divulgação e assessoria de imprensa para música com a minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, que já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e vários artistas independentes. Segue a ementa do curso:
Divulgação e assessoria de imprensa para música
O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.
1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21
Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?
● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho2) O passo a passo da divulgação
Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?
● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos
O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.
Abrimos as inscrições para mais um curso O Ecossistema da Música no Século 21. É a terceira edição do curso que idealizei ao lado do Espaço Cult e durante duas semanas converso com diferentes nomes de diferentes áreas da atual cadeia orgânica da música. Só chamei fera – e nas duas edições anteriores conversei com Tiê, João Marcello Bôscoli, João Leiva, Renata Simões, Ronaldo Evangelista, Pitty, Roberta Martinelli, Tiago Agostini, Carlos Eduardo Miranda, Edson Natale, Airton Valadão Jr., Karina Buhr, Patrícia Palumbo, Evandro Fióti, Tulipa Ruiz, Maurício Taglari e Matthieu LeRoux, sempre falando das mudanças e perspectivas de viver com música nos dias de hoje. A terceira edição acontece entre os dias 20 e 24 e 27 e 31, sempre das 20h às 22h, mais uma vez no Espaço Cult, ali na Vila Madalena. E quem se inscrever antes de anunciarmos as aulas da próxima edição (no meio de abril) ganha um belo desconto. Confira como se inscrever no site do Espaço Cult.
O curso O Ecossistema da Música em 2015, o segundo curso Trabalho Sujo no Espaço Cult, começa nesta segunda-feira e quem quiser participar ainda encontra vagas. No curso, reuni Miranda, Pitty, João Marcello Bôscoli, Mariana Piky Candeias, Marcos Boffa, Ronaldo Evangelista, Mathieu Le Roux, Tiê, Fabiana Batistela, Tiago Agostini, João Leiva, Maurício Tagliari, Mercedes Tristão e Edson Natale para conversar sobre as diferentes mudanças que estão acontecendo no mundo da música hoje. Serão dez encontros de duas horas por duas semanas, em que serão discutidas diferentes facetas do novo cenário, da criação artística à divulgação, passando pela produção de shows, editais públicos, streaming, produção, assessoria de imprensa e gravação de discos. O programa completo do curso está no site do Espaço Cult, que fica na Vila Madalena, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas por aqui.
Daqui a uma semana começa O Ecossistema da Música em 2015, o segundo curso Trabalho Sujo no Espaço Cult, em que reúno Miranda, Pitty, João Marcello Bôscoli, Mariana Piky Candeias, Marcos Boffa, Ronaldo Evangelista, Mathieu Le Roux, Tiê, Fabiana Batistela, Tiago Agostini, João Leiva, Maurício Tagliari, Mercedes Tristão e Edson Natale para conversar sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo da música hoje. Serão dez encontros de duas horas por duas semanas, em que serão discutidas diferentes facetas do novo cenário, da criação artística à divulgação, passando pela produção de shows, editais públicos, streaming, produção, assessoria de imprensa e gravação de discos. O programa completo do curso está no site do Espaço Cult, que fica na Vila Madalena, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas por aqui.