O Brasil é Isso: Lucas “Caju” Prata Fortes

Em mais um mergulho na alma brasileira, chamo o compadre Lucas “Caju” Prata Fortes para mergulhar na música e na cultura popular de nosso país, atravessando searas distintas como o sertanejo, o funk, o arrocha e outras modalidades musicais que provocam milhões de brasileiros à dança e às emoções e traçamos o paralelo entre estes estilos e nossa identidade nacional.

Assista aqui.  

O Brasil é Isso: Daniel Ganjaman

Desta vez chamei um bamba da música brasileira para discutir nossa identidade nacional em mais uma edição do programa O Brasil é Isso. E Daniel Ganjaman volta no tempo para lembrar como a cultura independente, o hardcore e o rap se misturaram nos anos 90 plantando as sementes para as transformações culturais que são a resistência ao bolsonarismo e à extrema direita que empaca o país ao mesmo tempo em que antecipa novidades sobre seu primeiro disco solo. É quente!

Assista aqui.  

O Brasil é Isso: Acauam Oliveira

Em mais um programa sobre identidade cultural brasileira, chamei o professor Acauam Oliveira para falar sobre o que é o Brasil e como ele se desenvolve culturalmente a partir de sua própria definição, pré-descobrimento – ou achamento. Daí falamos sobre a presença indígena e negra, cruciais para entendermos o país até chegarmos ao século 21, quando estas manifestações se tornam tão presentes em nosso dia-a-dia, a começar pela centralidade dos Racionais MCs neste processo.

Assista aqui.  

O Brasil é Isso: Bruno Maron

Em mais uma edição do meu programa sobre identidade cultural brasileira, O Brasil é Isso, convido o grande Bruno Maron, autor do ótimo Dinâmica de Bruto, para falar das transformações que fizeram o país seja esse emaranhado de conflitos, essa hipérbole de paradoxos e essa máquina de moer gente que amamos odiar e que odiamos amar.

Assista aqui.  

O Brasil é Isso: Cacá Machado

Em mais um programa sobre identidade cultural brasileira, desta vez converso com o cantor, compositor e músico Cacá Machado, autor de livros sobre Ernesto Nazareth e Tom Jobim e professor do Departamento de Música da Unicamp, discorre sobre a importância do modernismo na criação desta identidade, o papel de Mário de Andrade neste momento, a diáspora africana e a invenção do samba, o colonialismo cultural até os dias de hoje e questões sobre nossa autoestima.

Assista aqui.  

O Brasil é Isso: Luiz Antônio Simas

Primeiro programa novo da quinta temporada do meu canal, O Brasil é Isso foi criado para repensar a cultura e a identidade brasileira nestes momentos tenebrosos que o país atravessa – justamente para resgatar nosso brio e índole que parecem sepultados nesta era trevosa. E pra abrir os trabalhos, chamei o mestre Luiz Antônio Simas, uma das principais autoridades no tema atualmente para discutir a diferença que ele faz entre Brasil e brasilidade.

Assista aqui.