Mais um NTS sobre Carnaval, mas desta vez, eu, Luiz Pattoli e Danilo Cabral nos concentramos em um tipo de celebração específica da folia, em salões de clubes, uma viva lembrança em nossas infâncias e adolescências para antes do tempo em que o Carnaval de rua ter dominado geral.
Mais um programa sobre música com meus compadres Luiz Pattoli e Danilo Cabral falamos sobre música às vésperas de mais uma edição das Noites Trabalho Sujo (que faremos na próxima quarta, dia 9 de fevereiro – mais informações aqui) e dedicamos mais uma edição de improviso – e falamos sobre a passagem de Elza Soares, sobrte as mortes de Elis Regina e Nara Leão, do marco alemão do Michael Jackson, do filme dos Beatles no cinema, C. Tangana, Manu Chao, FBC, o encontro dos Beatles com Elvis, Ronnie Spector, Yoún, relançamentos em vinil e outros assuntos que pintaram na telha enquanto estávamos gravando.
Enquanto as festas não voltam, eu, Luiz Pattoli e Danilo Cabral, que tocamos as Noites Trabalho Sujo (suspensas neste período pandêmico), resolvemos mergulhar no universo dos documentários sobre música, falando desde clássicos como o Woodstock, Don’t Look Back e The Last Waltz a exemplos recentes, como o Summer of Soul, Histórias Afro-Atlânticas e o documentário do Zappa, e citamos outras referências que vão do punk ao indie rock, passando pela música brasileira, entre vários outros filmes.
Depois de gravar seu disco de estreia, todo artista entra num velho dilema: manter a fórmula que o trouxe até aquele primeiro registro ou experimentar para além dele? Em mais um NTS, eu, Danilo Cabral e Luiz Pattoli mergulhamos na possibilidade dos segundos discos serem joias perfeitas ou tiros n’água, misturando exemplos de todas as épocas, países e estilos musicais. Paranoid ou Led Zeppelin II? Mutantes ou Vivendo e Não Aprendendo? Paul’s Boutique ou In The Aeroplane Over the Sea? Qual é o seu segundo disco favorito?
Em mais um mashup de possibilidades dos programas do meu canal, cruzo as duas mesas redondas que faço frequentemente por aqui para falar de música e política – e que prazer reunir Emerson “Tomate” Gasperin, Danilo Cabral, Vladimir Cunha e Luiz Pattoli para falar sobre como a música pop influenciar na vida política e vice-versa. Vem com a gente!
Baixou o frio e resolvemos, eu, Luiz Pattoli e Danilo Cabral, que tocamos as Noites Trabalho Sujo quando não estamos numa pandemia, resolvemos saber se a música sente frio e as relações sinestésicas entre sonoridade e temperatura. E pra você? Que música te faz sentir frio? Ou melhor: o frio te chama algum tipo de música?
Mais um programa conversando sobre música com meus irmãos Luiz Pattoli e Danilo Cabral, resolvemos fazer como fazemos quando discotecamos nas Noites Trabalho Sujo e não armamos nada e todo o papo vem no improviso. E daí vamos de Mike Watt a Dona Onette, músicas para bebês, o show que esperamos ver depois da pandemia, os primeiros discos do Planet Hemp, a lista de convidados do show do Radiohead nos anos 90, Yannis em laser disc, Sade, Beck Record Club, Edu Lobo, The Wall do Pink Floyd em sala de aula, Hiatus Kaiyote, CD vintage, Vangelis, Bad Brains, London Calling, a Quinta de Beethoven em versão disco music, Muzzarellas, Stephen Malkmus e o Television, trilhas sonoras dos filmes da Marvel, as fichas da Bizz, Kathleen Hannah, boatos de que Danilo não gosta de Eumir Deodato, Urgh a Music War, memórias do Kalunga do Cabeça, rockabilly x psychobilly.
Mais um mês de junho sem festas juninas e eu, Danilo Cabral e Luiz Pattoli puxamos a nossa memória para falar das diferenças destes tipos de festa em nossas infâncias e juventudes, deixa apara transformamos nosso papo sobre música no NTS em fenômenos regionais musicais do país e como eles se tornaram – ou não – sucesso em todo o país. E o papo foi tão bom que deve ter uma segunda – ou terceira – edição…
Em vez de conversar sobre música, decidimos conversar sobre como escutamos música – e em mais uma edição do NTS, eu, Danilo Cabral e Luiz Pattoli revisitamos arquivos de MP3, rádios online e offline, programas de streaming, discos de vinil, fitas cassete, YouTube e televisão para falar sobre como nos acostumamos a ouvir nossos clássicos e novas canções. E você? Como você escuta música?
Mais uma vez me reúno com meus compadres de Noites Trabalho Sujo – Luiz Pattoli e Danilo Cabral – para conversar sobre música. E desta vez puxamos papo sobre um tema que muitos se sentem desconfortáveis, mas que resolvemos atacar de frente: a vergonha de gostar de certos artistas ou músicas. Os chamados “guilty pleasures” não existem se você realmente gosta de música – e é sobre isso que conversamos nesta edição do programa.