Guizado e Negro Leo juntos no CCSP

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Guizado está prestes a finalizar seu novo álbum e começa a mostrar as novidades a partir desta quinta-feira, às 21h, no Centro Cultural São Paulo, reunindo uma banda de cobras (Regis Damasceno na guitarra, Zé Ruivo nos teclados, Meno Del Picchia no baixo e Richard Ribeiro na bateria), além de contar com a presença ilustre do mago Negro Leo (mais informações aqui). Vamos lá?

Negro Leo: Action Lekking no Centro da Terra

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Action Lekking, um dos aclamados discos de 2017, foi experimentado ao vivo antes de ser lançado na temporada que Negro Leo fez no Centro da Terra em abril do ano passado. É natural que ele volte para um dos locais onde foi gestado em versão completa – e intensa. Ao lado do baterista Serginho Machado, do baixista Fabinho Sá e do técnico de som Bernardo Pacheco, Leo aprofunda-se no atordoo musical proposto no disco em duas apresentações febris de seu disco duas terças de fevereiro no Centro da Terra. A ordem do caos político e social brasileiro será dissecada em duas sessões complementares em que o disco é revisitado sob a ótica do início do novo ano (mais informações aqui e aqui). Conversei com Leo sobre assuntos correlatos ao tema do disco.

Action Lekking conversa com a Tropicália, 50 anos depois?
Outro dia um jornalista estrangeiro deu que eu fazia faixas e não canções. Pô, esse cara é um idiota da objetividade, eu sou lá o Tom Jobim ou Chico Buarque ou o Noel Rosa?
Essas coisas me irritam, saca, num tom super arrogante, desqualificando o lance, dizendo que eu supunha que o grande barato da Tropicália fosse a abordagem sonora e não as canções. Quer dizer, essa aproximação com a Tropicália é legítima – houve o salto, quem pegou, pegou, eu aprendi ouvindo – mas é tremendamente redutora se você pegar a visão de como venho afirmando meu repertório, conectado com perspectivas que sequer tomaram conhecimento do tropicalismo, gente do Brasil. O tropicalismo me interessa na medida em que é a modulação mais radical e controvertida da crítica de esquerda ainda hoje por causa do alto investimento primitivo (realista) no lance. A distensão do mundo é provocada pela colisao do eu com seu duplo engajado e não pela luta e esperança, que seria dissoluçao do eu no seu duplo engajado. Dessa colisão resta a percepção do gozo como horizonte desejável e a valorização da brutalidade urgente no gesto. O tropicalismo é complexo no debate cultural brasileiro porque revelou o mecanismo do desejo cultural: o que falta é o que transforma, ou seja, a lacuna tem q servir pra expiar e transcender. Por isso estamos muito avançados em relaçao aos europeus.
Essa coisa de deslocar o elemento cultural, produzindo um sentido vertiginoso, Lula e FHC, Che e Coca-Cola, sempre me interessou também. Quem criou a responsabilidade foi a esquerda ortodoxa. A única esquerda possível percebe o elemento cultural do ponto de vista palpável, sou Lula 2018, é o gesto mais mecânico, automático, utilitário, solidário, instintivo que se poderia tomar em política, qualquer outro passa por demandas psicológicas, questões mal resolvidas, foro íntimo, divã. Então pô, esse estrangeiro leu minhas letras? Sei lá, acho tudo muito simplificador.

Fala mais sobre essa questão política neste tenso 2018.
Eu confesso que me dá um prazerzinho sádico quando a grande imprensa me telefona e eu digo ao jornalista que se ele não for honesto o suficiente pra publicar que o jornal pro qual ele trabalha é anti lek, que seja honesto para não publicar nada. Outro dia foi com um cara do Globo.
Eu que sou muito idiota ou esse pessoal que acha q Lula ‘perdeu uma oportunidade historica’? Pessoal acha que política é sonho, isso é coisa de hippie e psicanalista. Política é aquele verso do Sergio Sampaio: suje os pés na lama e venha conversar comigo.
Cês viram a campanha #aprendizlegal do governo federal na TV aberta? Um aprendiz ganha entre 1/3 e 2/3 do salario mínimo que varia de acordo com as horas semanais trabalhadas. Tão encorajando empregadores a contratar aprendiz para não custear empregado.

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Como 2013 conversa com 2018?
Quando 2013 estourou com as jornadas eu percebi que a única mobilização honesta e salutar naquele contexto provinha dos anarquistas, pros quais o estado tem que acabar mesmo. Mas logo fui percebendo que aquilo seria engolido tanto pelo governo federal, pra quem aquilo era uma demanda irrealizavel de esquerda, como serviria posteriormente à linha acessória do golpe via captura discursiva da mídia, que deu no antipetismo.
Acho que Bernardo Oliveira me aplicou Jesse de Souza na rede. Revisão histórica potencialmente destruidora de nossa sociabilidade escravista. Ate a esquerda radical, q eu prefiro chamar de naif ou ingenua, teve que reconhecer o balanço, embora lamentasse o engajamento de Jesse na defesa de Lula e Dilma.
A partir daí o Lek começou a ganhar forma na minha cabeça. Daí foi misturar um pouco as expectativas das classes populares em ‘Meus Filhos, Meu Tesouro’ de Jorge Ben, com a tranformaçao do elemento cultural nos contextos empobrecidos. Enquanto o liberalismo estimula uma espécie de diferença que tende a se anular no contexto consumidor – o mercado -, a ecologia estimula uma super diferença na relaçao natureza x mercado – a sociedade. Isso vai ter que ser equilibrado em algum momento por um governo de esquerda.

E qual o papel do Carnaval nessa história toda?
Eu vejo pessoas problematizando o Carnaval na rede. Pô, isso é coisa de gente mesquinha, né? Gente amargurada. Não gosta de Carnaval, fica calado. O Carnaval também é dos tolos, é da direita e da esquerda, é o momento mais delicado da nossa sociabilidade brasileira. É a festa popular. O Carnaval nos ensina, de maneira inequívoca, nas palavras de Flavio de Carvalho, que o mais baixo na hierarquia social é quem dita a moda. O Carnaval nos mostra claramente o paraíso artificial da política. Talvez seja a única força anárquica autêntica em potencial do brasileiro. Algo capaz de derrubar o estado. Pense no simbolismo do prefeito entragando a chave da cidade ao Momo. Quando o carnaval passa é difícil entender como as pessoas conseguem retomar sua vida ‘normal’. Eu sempre me fodia na administraçao psíquica do lance. Nao é facil castrar toda liberdade já na quinta depois das cinzas.

Como Action Lekking se encaixa neste contexto?
Eu quero exaltar o brilhantismo e inventidade de Sergio Machado e Fabio Sá. A presença deles é a maior força do disco. Sergio ja vinha com a ideia de processar sua bateria com mics ligados a um synth, o que eu fiz foi levar essa ideia a todos os instrumentos na mistura. Pepe e Renato Godoy montaram uma nave digital/analógica q nao deve nada a Abbey Road e depois Manso juntou-se a nós e deu grandes ideias, como o vari-fi onde deveria haver um solo em “Lek Lover”. O mais incrivel na historia do actionlekking é a maneira absolutamente fortuita como as coisas se deram. Ava (Rocha, esposa de Leo) recebeu um telefonema de Funai (Rodrigo “Funai” Costa, técnico responsável pelo som da Red Bull Station), depois de quatro artistas que haviam cancelado gravação no Red Bull Station. Como ela também estava gravando o disco dela lá, ele supos que ela quisesse gravar alguma coisa no buraco ocioso do estúdio. Mas ela também não podia e me indicou. Liguei pra Fabio e Sergio e fiz o convite, pra minha sorte eles podiam e toparam. Gravamos o disco em três dias. Depois mixamos em uma semana no estudio do Pepê no rio (que aliás recomendo fortemente pela estrutura e pelo astral).

E como você trouxe o disco para o palco?
Fizemos o primeiro show oficial do Aktion no festival Fora da Casinha. Bernardo Pacheco fez o som do nosso palco, eu apenas disse a ele que queria que a master do PA fosse manipulada impiedosamente com efeitos, algo que Estevao Case fazia nos shows do Água Batizada, mas ali apenas a voz era processada. Eu tinha imaginado um disco muito processado, quando saiu, lembro de Alejandra Luciani, engenheira de gravação do disco, comentar que tinha ficado aquém da imaginação. Ela tava certa, mas eu nao podia perder as canções e arriscar um ano de ostracismo por ter lançado um disco ‘muito louco’. Quando pintou esse arremedo de crítica na beatbrazil, do tal gringo que mencionei acima, vi q podia ter realmente feito algo ainda mais insano. Esse ano vou gravar mais um disco com Sergio e Fabio, dessa vez com Kiko Dinucci no violão e Vítor Araújo escrevendo os arranjos pra orquestra. Pensei também em alguns solistas, quero reabilitar o solo, o indie matou o solo. Vai ser tão quente, tão quente que vai carbonizar cérebros e corações desavisados.

Em fevereiro, no Centro da Terra

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Retomamos as atividades no Centro da Terra em 2018 com shows de três artistas durante o mês de fevereiro. Quem inaugura a nova temporada é a debutante Isabel Lenza, que faz seus primeiros shows da vida ao mostrar seu disco Ouro ao vivo com uma banda que conta com integrantes do Bixiga 70 na formação – ela toca na próxima segunda (dia 5) e na segunda seguinte à do carnaval (dia 20). Após a folia é a vez do mítico Negro Leo inaugurar as terças-feiras da programação (dias 20 e 27), mostrando seu Action Lekking ao vivo, disco que foi rascunhado durante sua temporada no ano passado, em abril. E na última segunda-feira do mês é a vez da Papisa revisitar o espetáculo Tempo Espaço Ritual, que inaugurou em outubro do ano passado no mesmo local. E prepare-se que é só o começo do ano, logo após o carnaval anuncio os donos das temporadas do primeiro semestre deste imprevisível 2018. O Pedro deu mais detalhes sobre a temporada deste mês em seu blog no Estadão e os ingressos já estão começando a ser vendidos online aqui.

Os melhores discos de 2017: 17) Negro Leo – Action Lekking

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“Só quer fazer coisas simples, palpáveis, que se possam medir”

Os melhores discos de 2017: 36) Negro Leo – Coisado

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“Ninguém tá puro”

17 de 2017: 4) Segundamente

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A primeira curadoria que exerci em 2017 começou no ano anterior, quando a Keren me chamou para assumir o papel de curador de música do Centro da Terra. Para mim o desafio era simples mas ao mesmo tempo complexo: chamar artistas para valorizar o espetáculo e criar novos projetos a partir do próprio local (ele mesmo uma viagem para dentro, como o próprio tom do meu 2017). Uma matemática irracional me fez criar o projeto Segundamente, em que artistas têm quatro segundas-feiras para criar um projeto próprio, de preferência inédito. Assim, tivemos os 15 anos de carreira do Tatá Aeroplano em março, o Chega em São Paulo de Negro Leo em abril, o Mergulho de Tiê em maio, o Depois a Gente Vê de Thiago França em junho, o Na Asa de Luísa Maita em julho, o Música Resiliente em Camadas Lentas do Maurício Takara em agosto, o Mete o Loco de Rafael Castro em setembro, o Persigo SP de Saulo Duarte em outubro e o Enfrente de Alessandra Leão em novembro, além dos shows individuais de Iara Rennó (Feminística), Luiza Lian (Oyá: Centro da Terra) e Papisa (Tempo Espaço Ritual), nos meses com cinco segundas-feiras. Foram meses de aprendizado e preparo, intensos e emocionantes, com o desafio de fazer o público da região do Sumaré sair de casa nas segundas-feiras para ver shows que não veria em nenhum outro lugar. Ainda teve o sensacional encontro com todos estes artistas na primeira segunda de dezembro, provando que a música vibra sem precisar de regras ou planos. É só deixar rolar. Agradeço imensamente a todos os artistas que convidei e também a todos que foram convidados por estes artistas, transformando o Centro da Terra em um núcleo de produção musical avançada numa época em que fazer cultura parece ser subversivo – porque talvez o seja.

Como foi a sessão de encerramento do Segundamente

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Eis a íntegra do show que encerrou o ano no Centro da Terra, reunindo treze cobras da atual música brasileira: Alessandra Leão, Saulo Duarte, Thiago França, Luísa Maita, Papisa, Negro Leo, Luiza Lian, Tatá Aeroplano, Maurício Takara, Iara Rennó e Tiê, além dos convidados Marcelo Cabral, Rafa Barreto e Charles Tixier.

Que noite!

25 discos brasileiros para o segundo semestre de 2017

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Eis os 25 brasileiros escolhidos na categoria melhor disco do segundo semestre deste ano pelo júri da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), do qual faço parte.

1) Apanhador Só – Meio Que Tudo é Um
2) Baco Exu do Blues – Esú
3) Barbara Eugenia e Tatá Aeroplano – Vida Ventureira
4) Chico Buarque – Caravanas
5) Djonga – Heresia
6) Edy Star – Cabaré Star
7) Far From Alaska – Unlikely
8) Flora Matos – Eletrocardiograma
9) Guilherme Arantes – Flores e Cores
10) João Bosco – Mano Que Zuera
11) Letrux – Em Noite De Climão
12) Linn da Quebrada – Pajubá
13) Maglore – Todas as bandeiras
14) Nação Zumbi – Radiola NZ
15) Negro Leo – Action Lekking
16) Nina Becker – Acrílico
17) Os Paralamas do Sucesso – Sinais do Sim
18) Otto – Ottomatopeia
19) Pato Fu – Música de Brinquedo 2
20) Paulo Miklos – A Gente Mora No Agora
21) Rimas & Melodias – Rimas & Melodias
22) Rodrigo Ogi – Pé no Chão
23) Tiê – Gaya
24) Tim Bernardes – Recomeçar
25) Vitor Ramil – Campos Neutrais

É a segunda lista de discos que soltamos este ano – a do primeiro semestre pode ser lida aqui. O júri é composto por mim, José Norberto Flesch e Marcelo Costa e o Pedro a publicou em primeira mão linkando todos os discos para ouvir em seu blog no Estadão.

Segundamente 2017

Encerramos o primeiro ano do projeto Segundamente no Centro da Terra convidando quase todos os músicos que encabeçaram espetáculos nas segundas-feiras para um grande encontro (mais informações aqui).

Fora da Casinha 2017

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Mancha chega ao terceiro ano de seu festival com um avanço considerável: depois de dois anos cobrando ingresso para a entrada do público, em 2017 ele realiza seu Fora da Casinha gratuitamente, montando dois palcos no Largo da Batata neste sábado para apresentar mais uma safra de bandas independentes que passaram pela mítica Casa do Mancha, que completa uma década de atividade este ano, como Giovani Cidreira, Ema Stoned, Glue Trip, Tagore, Negro Leo, Bárbara Eugena e Tatá Aeroplano, entre outros. Como nas duas edições anteriores, o festival começa com a tradicional discotecagem Sussa – Tardes Trabalho Sujo deste que vos escreve (ao lado do Danilo), puxando para o tom do festival (bandas independentes brasileiras), e com o show do padrinho do festival, o mestre Maurício Pereira (os horários dos shows estão no final deste post – além de mais informações que você encontra aqui). Conversei com o Mancha sobre a edição do Fora da Casinha deste ano a seguir.

qual o principal desafio desta terceira edição do festival?
Acredito que nosso desafio desse ano é se manter eficaz na função de apontar novos nomes da música independente nacional desta vez pra um público mais heterogêneo. Até então o festival acontecia dentro de um local controlado e por mais que o público fosse amplo, existia um denominador comum a todos que se dispuseram a comprar um ingresso para ver um festival de música independente.
Agora com o festival gratuito na rua amplificamos a reverberação da nossa proposta chegando em um público que não necessariamente viria até nós. E conquistar esse público que não foi atrás de você é tão complexo quanto prazeroso. A música tem essa função de surpreender, estamos olhando pra isso com um brilho especial desta vez.

E em relação ao elenco, comente sobre os artistas que escolheu.
O Maurício Pereira é nosso padrinho, então dispensa comentários. Todos os outros artistas vem com trabalhos recentes que acabaram de sair ou estão prestes a sair. Alguns com uma caminhada mais longa que outros, mas todos passando por um momento fértil justamente para serem apresentados para esse público heterogêneo que a rua proporciona.
A programação desse ano privilegiou esse diálogo com a rua como um todo.

O festival encerra a programação de dez anos da Casinha. Fale sobre essa comemoração.
Completar uma década nessa empreitada com música já é uma vitória fabulosa. O mês de setembro foi todo dedicado a isso com shows que marcaram a história da casinha, artistas que tem uma relação super íntima e começaram junto aqui conosco. É um orgulho imenso ver todos esses frutos, bandas crescendo, publico interessado, novas bandas surgindo com vontade de tocar aqui.. tudo isso derivou de 10 anos persistência nossa e de muitas outras pessoas que caminharam juntas.
Terminar isso com o festival dessa forma, gratuito na rua, me pareceu a melhor forma de concluir um ciclo que acima de tudo está sendo enriquecedor pra todos que estão envolvidos.

Quais os próximos planos para a Casinha e para o festival no ano que vem?
Uma das coisas que 2017 me ensinou foi de controlar os planos, diminuir as expectativas e prestar mais atenção no processo. Enxergar tudo que foi feito e que já é motivo de muitas felicidades, sentir prazer nisso e no hoje, não enlouquecer com o amanhã e estar sujeito às supresas da vida. Essa lição me deixou mais leve.
Mas claro, pode ser que tudo mude num piscar de olhos. Tudo certo.

13h: Discotecagem Sussa | Trabalho Sujo
14h: Mauricio Pereira
14h40: Bárbara Eugênia + Tatá Aeroplano
15h35: Vitreaux
16h20: Giovani Cidreira
17h05: Aloizio e a Rede + Bratislava
17h50: Ema Stoned
18h30: Raça
19h10: Glue Trip
19h55: Tagore
20h40: Negro Leo