2020 mais caro

dolar-real

Quase no finzinho de 2019, a revista da UBC pediu para que eu conversasse com empresários e produtores sobre o impacto da alta do dólar no mercado da música independente no Brasil – e conversei com Fabrício Nobre, Ana Garcia, Andre Bourgeois, Ricardo Rodrigues, Bruno Boulay e Gabriel Thomaz sobre como este cenário mexe com diferentes camadas do cenário em 2020. Confere lá no site deles.

O Carona – Exploring Brazilian Psychedelia

O Carona conta a história de como Joel Stones começou a vida como engraxate em Nova York até conseguir abrir sua loja de discos, a Tropicalia In Furs, que se tornou especializada em discos brasileiros. O documentário, produzido pelo próprio Stones, o acompanha em suas viagens ao Brasil, passando pelo Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Saquarema, onde ele compra seus discos e tenta se encontrar com os autores das jóias que comercializa.

Ele entrou no mapa ao lançar, no ano passado, a coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas, dedicada a compactos de grooves psicodélicos brasileiros da virada dos anos 60 para os 70. Se você não conhece, devia conhecer.

“Tropicalia in Furs não é uma loja de discos”

Achei essa materinha sobre a já clássica lojinha de música brasileira em Manhattan – e se você não entender patavina, pelo menos se liga na sonzeira.

SamPa Beats

O Jeroen Revalk, do programa de rádio belga Cucamonga, esteve no Brasil no começo de 2006, para fazer entrevistas sobre a atual cena de São Paulo. O resultado é a série SamPa Beats, e tem dois trechos diferentes (dá pra ler e ouvir) de uma entrevista que ele fez comigo no hall do 7 Colinas (meu lar em Recife), quando eu tava no Porto Musical. Além deste seu correspondente, há entrevistas com o Maurício Takara, Tom Zé, Cunha Jr., Sérgio Dias, Hermano Vianna, Maurício Bussab, Arnaldo Antunes, Cadão Volpato, Apollo 9, Rica Amabis (do Instituto), Zeca Baleiro, Bid, Guilherme Barrella (da Peligro), Rodrigo Brandão, Stela Campos, Otto, Alexandre Youssef, João Marcello Bôscoli, Loop B, Suba, Gilberto Gil, Rodrigo do Pex Baa, Claudio Silberberg (da ST2), Rob Mazurek, Caetano Veloso, Jorge Ben, Jair Oliveira, Benjamin Taubkin, João Parahyba, entre outros… Bom trabalho, Jeroen.