Nesta terça-feira, participo pela quinta vez da bancada da discussão sobre música que idealizei em 2012, quando fui convidado para fazer consultoria para o mudar a cara do Prêmio Multishow. Desta vez estarei ao lado de Adriana Couto (do Metrópolis), Didi Effe (apresentador de TV), Ana Garcia (do Coquetel Molotov), GG Albuquerque (do blog Volume Morto), Cleber Facchi (do blog Miojo Indie), Liminha (produtor e Mutante), Pérola Mathias (do blog Poro Aberto), Sarah Oliveira (Rádio Eldorado), Eduardo Ribas (do site Per Raps) e Adriana de Barros (do UOL), com mediação do sagaz Guilherme Guedes. O papo começa às 22h45 e juntos vamos decidir três categorias: disco do ano, música do ano e revelação do ano. A discussão vai ser transmitida no Canal Bis.
Participo, nesta terça-feira, de mais uma vez do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Prestei consultoria para o canal desde 2012 ajudando a transformar esta que é a principal premiação da música pop brasileira hoje, mas nesta edição atuo apenas como jurado no Super Júri que ajudei a criar ao lado de bambas como Ana Garcia, Roberta Martinelli, Fabiana Batistela, GG Albuquerque, Júlio Victor, Didi Couto, Amanda Cavalcanti, Didi Effe, Marcelo Castelo Branco e Leonardo Lichote, para escolher os vencedores nas categorias Revelação, Melhor Disco e Canção do Ano. O Super Júri tem mediação feita por Guilherme Guedes e será transmitido pelo canal Bis Play e através do site do Bis e do Multishow, a partir das 21h30 (mais informações aqui). Como diria BNegão, sintoniza lá!
E mais uma vez vou ao Rio de Janeiro participar de outro Prêmio Multishow de Música Brasileira – é minha sexta edição como consultor do prêmio (ao lado do Bruno Natal, Pedro Garcia e Dudu Fraga) e a terceira como integrante do Super Júri. Desta vez, iremos escolher o melhor disco do ano (disputa quente entre as estreias de Letrux e Rincon Sapiência e o disco do veterano Chico Buarque), a melhor música do ano (páreo duríssimo entre “Menino Mimado” do Criolo, “Flutua” de Johnny Hooker e Liniker, “Invisível” do BaianaSystem, “Ponta de Lança” do Rincon Sapiência e “Caravanas” de Chico Buarque) e a revelação do ano (outra competição difícil entre Rincon Sapiência, Luiza Lian e Rakta. A discussão do Super Júri acontece simultaneamente à apresentação do prêmio no Multishow, só que no Canal Bis, a partir das 21h. Mais informações no site do canal.
Pra quem não acompanha meu trabalho, há dois anos eu, o Bruno, o Pedro e o Dudu fazemos consultoria para o Prêmio Multishow de Música Brasileira. Desde o primeiro ano sabíamos que nosso trabalho precisava ser lento para ser duradouro e não podia ser brusco para manter a audiência. Então aos poucos fomos sugerindo atrações e abordagens diferentes de forma que a cada ano conseguíssemos dar pequenos passos reconhecíveis para o público do canal.
A primeira mudança deste ano é o fato do Super Júri, aquele que vota nas três principais categorias do prêmio enquanto o programa está acontecendo, ser exibido no Canal Bis e não só apenas na internet. Foi a primeira grande mudança no Prêmio, uma discussão paralela ao programa. O grupo é o mesmo dos anos anteriores, sempre criteriosos com suas abordagens e avaliações.
Outra mudança deste ano é que o prêmio Nova Canção, lançado no ano passado, em que artistas inscrevem músicas inéditas para concorrer ao prêmio na categoria, está aberto para votação popular. E os inscritos são nomes que a gente aqui já conhece: Mahmundi, Lucas Santtana, Castelo Branco, Marcelo Jeneci, Tim Bernardes (d’O Terno) e Sexy Fi. Saca só as músicas de cada um, abaixo.
Para votar, é só ir neste link. O resultado será revelado no dia do prêmio, dia 28 deste mês.
No ano passado, eu, o Bruno, o Pedro Garcia e o Dudu Fraga fomos chamados para começar uma lenta mudança no Prêmio Multishow de Música Brasileira. Além de transformar o prêmio em um programa de música (com menos espaço pra discursos de agradecimentos e apresentação de cada um dos indicados, por exemplo) e inventamos o Super Júri, que escolhe em um debate online, durante a premiação, as três principais categorias da noite. O resultado saiu melhor que a encomenda e em 2013 continuamos mudando: mantivemos o que deu certo – repetimos o Super Júri, com André “Cardoso” Czarnobai, André Forastieri, Katia Lessa, Marcelo Castello Branco, Miranda, Pablo Miyazawa, Pedro Seiller, Ricardo Alexandre, Roberta Martinelli e Sarah Oliveira – e acrescentamos uma novidade nas três categorias, o prêmio Nova Canção, que premia uma música lançada em 2013 que foi inscrita, pelo autor, no site do Multishow. A premiação começa agora, às 22h, e o Super Júri pode ser acompanhado tanto no site do Multishow quanto no aplicativo do prêmio (que tem tanto pra Android quanto pra iOS). Pode assistir que vai ser legal!
Bem boa a música que o Silva inscreveu no Festival Nova Canção, novidade que eu, o Bruno, o Pedro e o Dudu cogitamos para a edição deste ano do Prêmio Multishow de Música Brasileira, para o qual damos consultoria desde a edição do ano passado. A nova categoria deverá ser discutida pelo Super Júri que, na internet, define os premiados da cerimônia que acontece no início do mês que vem. Além do Silva, há músicas inscritas pelo Lucas Santtana, Felipe Cordeiro, O Terno, Letuce, Wado e Momo, entre outros. Veja lá:
Desde o início do ano, eu, o Bruno (meu compadre, sócio e pupilo, o responsável pela criação dOEsquema), o Pedro Garcia (que também é do Queremos) e o Dudu Fraga (da Talk Inc.) estamos em reunião com o Multishow pra tentar reinventar seu prêmio anual de música brasileira. Bruno foi chamado para dar pitacos sobre o que poderia mudar na atual edição do prêmio (a décima nona versão) e reuniu os quatro para assinar a consultoria criativa desta nova etapa do prêmio do canal.
Acreditamos que o desafio proposto foi acertado. Ampliamos o conceito de música abordado pelo prêmio – indo para além da MPB ou da música pop – ao criar o slogan “Música importa”, que trata do papel central que a música exerce nos dias de hoje (Bruno dirigiu uma série de vinhetas em que diferentes artistas falam deste assunto). Reformulamos também as categorias – artista revelação, melhor disco e melhor show são os principais prêmios do ano – e bolamos um formato em que o programa, portanto, os shows, fossem o principal tema da noite. As apresentações também reunirão diferentes espectros do que é a música brasileira hoje, em parcerias que reúnem nomes tão diferentes quanto Maria Gadú, Cícero, Michel Teló, O Terno, Thiaguinho, Gaby Amarantos, Ana Carolina, Erasmo Carlos, Arnaldo Antunes e Nando Reis, Agridoce, Paula Fernandes, Felipe Cordeiro e Ivete Sangalo (veja a lista completa dos shows aqui) – que também é uma das apresentadoras da noite, ao lado do Paulo Gustavo, que é apresentador do canal. A direção artística ficou por conta do Kassin.
A votação dos melhores do ano acontece em três etapa: há o voto do público, o voto do júri especializado e um outro que chamamos de Super Júri. Nesta tribuna, estarão reunidos, durante a premiação, um júri formado por André “Cardoso” Czarnobai, André Forastieri, André Midani, Katia Lessa, Marcelo Castello Branco, Miranda, Pablo Miyazawa, Pedro Seiller, Ricardo Alexandre, Roberta Martinelli e Sarah Oliveira. Eles decidirão os três principais prêmios durante a transmissão dos shows, em transmissão feita pela internet. Acreditamos que tão interessante quanto ver os artistas se apresentando é entender como funcionam os critérios que vão definir os principais artistas do ano. Uma pré-votação já foi feita e, entre os nomes que disputam as principais categorias, estão Cícero, Lucas Santtana, Gal Costa, Gang do Eletro, Marcelo Camelo, Tulipa Ruiz, Silva e Marisa Monte. O bate-boca vai ser bom!
O prêmio acontece amanhã a partir das 21h45 no Rio de Janeiro e será transmitido ao vivo pelo canal, consagrando a ótima fase da atual música brasileira.
Como eu havia dito, descolei cinco pares de ingressos pra quem quiser assistir ao primeiro show do Tame Impala no Cine Jóia, na festa Mixtape do Multishow, no próximo dia 14. Para concorrer, basta decifrar o Tame Impala em uma equação (por exemplo: Creedence Clearwater Revival + Wavves x LSD – o exemplo é ruim de propósito). As cinco melhores ganham cinco pares de ingressos a serem retirados na bilheteria,, no dia do show. Não esqueça de deixar seu email!
(E a imagem que ilustra o post é parte do poster que o Liam Brazier fez pro show do Queremos, no Rio)
Dia 14 de agosto, no Cine Jóia, naquele esquema de festa fechada do Multishow, a Mixtape. Se pans, descolo uns ingressos pra sortear aqui, vamos ver…
E updeite urgente: No dia seguinte vai ter show aberto, pra todo mundo, com ingressos à venda.
Foto: Pink Lemonade <3
1) Feliz natal, Luciano e Bia (comercial de agência de publicidade)
2) Feliz natal, Babee e Danilo (top 45 discos de 2008)
3) Feliz natal, Flávia (Madonna no Brasil), Hec (projeto novo de HQ) e povo da Goma (especial Roberto Carlos especial de natal)
4) Feliz natal, Nogueira (RIAA não vai mais processar as pessoas por download ilegal)
5) Feliz natal, Fab e Mutli (um bate papo com Rogério Flausino)
6) Feliz natal, Pablo (quais os melhores games de 2008?)
7) Feliz natal, Nana Neri (Dezembrite)
8) Feliz natal, Bernardo e Bruno (Sobremúsica no Multishow)
9) Feliz natal, Luciano (novidades sobre o Vanguart e Ronei Jorge)
10) Feliz natal, Cardoso (a diferença entre um gênio e um pulha)