Monstro renascido

O ritual aconteceu e o Monstro Amigo agora é Monstro Enigma. Grupo paulistano de rock progressivo liderado pelo tecladista Lukas de Vasconcellos Pessoa, passou por uma mudança de integrantes e hoje é formado pelo baterista Theo Amorim e pelo baixista Gabiroto – e a nova formação pedia a mudança de nome. Assim, Lukas transformou o Centro da Terra no palco deste ritual, quando não apenas abriu a noite trazendo o próprio Monstro Enigma ao palco (criado com lixo reciclado), como trouxe um espetáculo prog à moda antiga, com direito à apresentação de personagens, trocas de figurino e a criação de ambientes musicais completamente distintos, indo da música caipira (quando Lukas puxou um violão e misturou uma composição própria com uma música feita por seu pai, que estava na plateia) à tradição da canção brasileira (no momento em que a cantora carioca Daíra subiu ao palco), passando por delírios virtuoses ao piano, spoken word sobre virtudes e vícios, solos de baixo, incursões jazz funk com o prog brasileiro e acrobacias (com saltos ousados de Gabiroto e o tecladista solando com seu instrumento na nuca no final do show). Uma apresentação ousada e catártica, que marcou em grande estilo a nova fase dessa banda ímpar no cenário musical paulistano atual.

#monstroenigmanocentrodaterra #monstroenigma #monstroamigo #centrodaterra #centrodaterra2025 #trabalhosujo2025shows 045

Monstro Enigma: O rebatismo do Monstro

E nesta última terça-feira de março, o Centro da Terra participa do ritual de transformação de uma banda, quando o trio psicodélico Monstro Amigo se metamorfoseia em Monstro Enigma, inaugurando uma nova fase. O evento de metamorfose contará ainda com a participação da artista Daíra, que abre uma nova dimensão na carreira do grupo. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados no site do Centro da Terra.

#monstroenigmanocentrodaterra #monstroenigma #monstroamigo #centrodaterra #centrodaterra2025

Centro da Terra: Março de 2025

E vamos para mais um mês de atrações musicais no Centro da Terra e uma vez em março depois do Carnaval já podemos falar que 2025 está à toda. Às segundas-feiras quem segura as quatro apresentações de março é a banda Os Fonsecas, formada por jovens talentos da cena paulistana (o guitarrista Caio Colasante, o vocalista Felipe Távora, o baterista Thalin e o baixista Valentim Frateschi), que dividiu suas apresentações de sua temporada Quem Vê, Pensa em quatro noites distintas, dedicadas especificamente a uma leitura profunda de seu disco de estreia (Estranho pra Vizinha, com direito a convidados), outra só para releituras de autores contemporâneos, uma outra para improvisos e a última para apresentações de canções inéditas. Na terça (dia 11), os músicos Cacá Amaral e Paula Rebellato apresentam seu novo projeto, chamado Qamar, cujo título da apresentação (Significa Lua) traduz seu sentido. Na terça seguinte (dia 18), é a vez de Rômulo Alexis e Anaïs Sylla mostrarem um novo trabalho que estão desenvolvendo juntos, o coletivo de improviso Luz Negra, que reúne inúmeros artistas (Daisy Serena, Marcela Reis, Henrique Kehde, Monaju, Giba Fluxus, Ana Dan, Belle Neri, Cris Cunha, Du Kiddy Artivista, Minarê, Beatriz França, Lucas Brandino e Ivan Batucada, além dos dois) para misturar diferentes disciplinas, sob poética e política em um movimento contínuo de viabilização de novas estéticas, inspirados nas vanguardas experimentais afrodiaspóricas dos anos 1950 e 1960, no espetáculo Axioma. E a última terça-feira do mês assisti ao rebatismo da antiga Monstro Amigo, que agora torna-se Monstro Enigma, no espetáculo Rebatismo do Monstro, ritual sônico em que misturam dissonâncias e rítmicas tortuosas, do punk progressivo ao erudito neandertal a poesia urbana paulista, com a participação da cantora Daíra. Os espetáculos acontecem sempre pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.

#centrodaterra2025

Centro do Rock 2019: Monstro Amigo + Applegate

monstroamigo-applegate-ccsp

Psicodelia e rock progressivo se encontram neste domingo, às 18h, no Centro Cultural São Paulo, quando as bandas Applegate e Monstro Amigo apresentam a sexta noite do Centro do Rock 2019 (mais informações aqui).

Centro do Rock 2019

centro-do-rock-2019

Mais um julho, mais um mês com a programação dedicada ao rock numa tradição do Centro Cultural São Paulo que remonta ao século passado. Reinventada como Centro do Rock desde que assumi esta curadoria de música, o foco desta programação agora são bandas deste século, que já circulam bem pelo underground e pelo circuito independente reinventando um gênero que já foi contestador e subversivo e que luta para não se tornar datado. Bandas de todo o Brasil e que vem de diferentes desdobramentos do formato baixo, guitarra e bateria – do hardcore à psicodelia, passando pelo rock progressivo, noise, metal, gótico, surf, indie rock e outros desdobramentos, sempre com duas atrações por dia. A programação do Centro do Rock 2019 começa na próxima quinta-feira, dia 11 e vai até o último domingo do mês, dia 28 (mais informações aqui). Confira as atrações:

11/7 – Glue Trip + Ema Stoned
13/7 – The Mönic + Violet Soda
14/7 – Der Baum + Scarlet Leaves
18/7 – Camarones Orquestra Guitarrística + Huey
20/7 – Jadsa + Gumes
21/7 – Monstro Amigo + Applegate
25/7 – Polara + O Inimigo
27/7 – Ana Frango Elétrico + Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo
28/7 – Menores Atos + Brvnks