Segunda-feira é aniversário dele, mas, como já havia sido especulado, foi Robert Smith quem deu um presente para os fãs do Cure ao anunciar neste dia 21 de abril Mixes of a Lost World, disco triplo com remixes feitos por dezenas de produtores diferentes para as músicas do álbum mais recente da banda, a parede de melancolia Songs of a Lost World, lançado no ano passado. O novo capítulo do disco de 2024 (já em pré-venda) será lançado em formatos duplo e triplo no dia 13 de junho e a banda já mostrou dois remixes pesados feitos por gigantes da eletrônica de épocas diferentes, os produtores Paul Oakenfold (que retrabalha “I Can Never Say Goodbye”) e Four Tet (que vai na veia da primeira faixa do disco, “Alone”). Além destes também estarão presentes nomes como Chino Moreno (dos Deftones), Mura Masa, Mogwai, Twilight Sad, Orbital, Daniel Avery, 65daysofstatic e Trentemøller, entre vários outros nomes menos conhecidos. Smith comentou que começou a receber remixes não-solicitados de diferentes produtores logo após o natal e percebeu que poderia fazer alguma coisa com os remixes que vinha recebendo. Não custa lembrar que ele já vinha falando sobre um segundo disco (e talvez um terceiro!) saindo do processo de Songs of a Lost World ANTES do natal, então pode ser que esse disco de remixes seja apenas um aquecimento para o(s) próximo(s) discos do Cure.
Ouça os primeiros singles e veja a relação de todos os remixes abaixo:
O Marko segue expandindo capas de discos por inteligência artificial e eu dei um toque nele pra fazer alguns clássicos do indie rock.
Quem esperava por essa? O grupo escocês Mogwai vem mais uma vez ao Brasil, desta vez pelas mãos do Lucio Ribeiro, que realiza o show de uma das bandas mais barulhentas do mundo no Tropical Butantã, em São Paulo, dia 8 de maio (mais informações aqui). Demais!
Mais uma música nova dos papas do pós-rock, “Party In The Dark” não é tão introspectiva quanto a primeira faixa revelada pelo Mogwai, “Coolverine”, ampliando o espectro sônico e temático do próximo disco da banda escocesa, Every Country’s Sun, que deve sair no início de setembro.
A propósito, “Coolverine” ganhou um clipe:
Depois de lançar duas trilhas sonoras no ano passado, a primeira, chamada apenas Atomic, para o documentário da BBC Storyville – Atomic: Living in Dread and Promise e a segunda para o documentário de Leonardo Di Caprio sobre o aquecimento global Before the Flood (esta ao lado de nomes como Trent Reznor, Atticus Ross e Gustavo Santaolalla), o grupo de pós-rock escocês anuncia seu próximo álbum propriamente dito desde o disco Rave Tapes, de 2014. Every Country’s Sun, que o líder da banda, Stuart Braithwaite, classificou como um disco de recuperação. “Nós estamos vagamente nos recuperando do referendo escocês, da morte de David Bowie, do Brexit e de Trump”, disse ao anunciar o disco. “O disco foi composto numa época muito turbulenta e intensa, por isso talvez sinta que ele funciona como um escudo contra isso.” O álbum sai apenas em setembro (e já está em pré-venda no site da banda), mas o grupo já adiantou o primeiro single do disco, “Coolverine”.
O grupo escocês Mogwai foi convidado pela BBC para assumir a trilha sonora do novo filme da série de documentários da estatal inglesa chamada Storyville. Atomic – Living in Dread and Promise conta a história do desenvolvimento da bomba atômica no século passado e o grupo acaba de revelar que esta trilha será lançada como um álbum e também será tocada ao vivo em shows já agendados para este semestre, quando o grupo toca na Europa e no Japão.
Quem anuncia o novo disco é o clipe da faixa “Ether”, criado a partir de imagens do documentário, que parte de imagens monocromáticas de estruturas atômicas para a evolução da matéria e da vida no planeta:
O Mogwai completa 20 anos na ativa no meio deste ano e para comemorar o aniversário, apresenta a caixa Central Belters, que vem em duas versões, três CDs ou seis vinis, sem nenhuma novidade para os fãs da banda – a não ser esse calhamaço de som na discografia do grupo, empilhando dezenas de espasmos elétricos e microfonias aveludadas com títulos inusitados que ajudaram na criação e formação deste gênero chamado pós-rock. Abaixo o vídeo que o grupo desenterrou para o lançamento da caixa, que sai em outubro, com o clipe da música “Helicon 1” filmado em película em 1997.
CD 1
“Summer”
“Helicon 1”
“CODY”
“Christmas Steps”
“I Know You Are But What Am I?”
“Hunted By A Freak”
“Stanley Kubrick”
“Take Me Somewhere Nice”
“2 Rights Make 1 Wrong”
“Mogwai Fear Satan”
CD 2
“Auto Rock”
“Travel Is Dangerous”
“Friend Of The Night”
“We’re No Here”
“I’m Jim Morrison, I’m Dead”
“The Sun Smells Too Loud”
“Batcat”
“Mexican Grand Prix”
“Rano Pano”
“How To Be A Werewolf”
“Wizard Motor”
“Remurdered”
“The Lord Is Out Of Control”
“Teenage Exorcists”
CD 3
“Hugh Dallas”
“Half Time”
“Burn Girl Prom Queen”
“Devil Rides”
“Hasenheide”
“Tell Everybody That I Love Them”
“Earth Division”
“Hungry Face”
“D to E”
“My Father My King””
Ao completar duas décadas em atividade, a banda escocesa Mogwai foi convidada pelo pessoal do festival All Tomorrow Parties para comemorar seu aniversário fazendo a curadoria de uma An ATP Session at the Roundhouse, em Londres. Serão seis dias de apresentações entre os dias 24 de junho e 6 de julho e além dos shows do próprio Mogwai, ainda haverá shows do Public Enemy, do rapper GZA, do Tortoise, do Godspeed You! Black Emperor, Jesus & Mary Chain tocando o Psychocandy na íntegra, Bardo Pond, Prolapse, Lightning Bolt, entre outros. Programaço.
Vem aqui.
Banda do Mar – “Mais Ninguém”
Ian Ramil – “Zero e Um”
O Terno – “Desaparecido”
Boogarins – “Despreocupar”
Céu – “Mil e Uma Noites de Amor”
Munk + Lizzie Paige – “Deceiver”
Flight Facilities – “Waking Bliss”
Lana Del Rey – “Brooklyn Baby (Strip Club Bootleg)”
Metronomy – “The Upsetter (Mogwai Remix)”
Teen Daze – “Reykjavik January 2015”
Chromatics – “The River”
Frank Ocean – “Memrise”
Jean-Luc Ponty – “Computer Incantations for World Peace”
Twin Shadow – “Turn Me Up”
Tourist – “Wait”