A seção Swipe File do site Bleeding Cool contrapõe duas realidades diferentes a partir de um ponto em comum – e uma delas reuniu Jimi Hendrix e Lou Reed à mesa a partir de ilustrações que Moebius e Jamie Hewlett fizeram, cada, respectivamente, destes dois gênios.
Um gênio conta como foi inspirado pelo outro, que também se rasga em elogios em relação ao primeiro.
Jean Giraud – mais conhecido como Moebius – era um dos desenhistas europeus mais importantes entre as décadas de 1960 e 1980. Com sua linha clara, traços precisos e apreço pelo surrealismo detalhista, foi um dos principais nomes da formação do quadrinho adulto como o conhecemos hoje, inicialmente ao criar o tenente Blueberry, personagem de um velho oeste norte-americano idealizado por um europeu, e depois ao expandir seus horizontes visuais primeiro na revista Métal Hurlant e depois na série O Incal, criada ao lado do mago Alejandro Jodorowsky.
Nestes trabalhos, criou as bases do design para a ficção científica do final do século passado – e ecos de seus traços podem ser encontrados por quase todo o cyberpunk, nos filmes da série Alien e em Blade Runner. Morreu na manhã deste sábado, mas seu legado é vasto – vale gastar um tempo apreciando suas obras em um dos melhores tumblrs dedicados ao mestre, o Quenched Consciousness, de onde tirei as imagens deste post, e também indo atrás de seus álbuns, a começar, claro, pelo Incal.
Nos anos 80, o produtor de animação Pascal Blais reuniu alguns nomes da revista Heavy Metal para trazer para a telona a obra máxima de Moebius e Jodorowsky – O Incal. Mas só sobraram alguns trechos desses filmes, pra contar a história…
Vi no Cruz.
O mestre francês e o universo de Lucas. Vi aqui.
O Architects’ Journal escolheu as cinco cidades fictícias para falar da relação entre arquitetura e quadrinhos.