Link – 28 de fevereiro de 2011

O que parece grátis é pago com seus dadosComo será a Web 3.0RobotanistsAdivinha quem não veio para o jantar?Sem Jobs, iPad 2 será anunciado por CookCarnaval dos trolls, Nokia em São Paulo e lojinha do WikileaksO mês de fevereiro em um infográfico

Link – 14 de fevereiro de 2011

Quem está aí? “O Orkut perdeu o pé”Personal Nerd: Cara a cara Mobile World Congress: Mundo móvelWikiLeaks à brasileira: Vazamento por via diretaSocial Media Week: Quase social O que há por trás do acordo entre Nokia e MicrosoftServidorVida Digital: Jane McGonigal, designer de jogos

Impressão digital #0046: Jornal para iPad

Minha coluna no Caderno 2 de ontem foi sobre o jornal do iPad…

Um jornal para o iPad
E o futuro (fechado) da Apple

Na quarta-feira da semana passada, depois de muita especulação, finalmente foi lançado o jornal sem papel imaginado pelo magnata das telecomunicações Rupert Murdoch. The Daily é um jornal que só pode ser lido no iPad. Funciona como uma revista eletrônica diária, cuja diagramação se adapta à forma como se segura o tablet, além de conter conteúdo multimídia, como vídeos, áudio e infográficos em movimento. Cada edição custa US$ 0,14 (a assinatura anual custa US$ 39,99), mas, nos dois primeiros meses, o aplicativo é gratuito para os clientes da operadora norte-americana Verizon.

Mas mais do que uma tentativa de ver como funciona um veículo feito para ser consumido em apenas um tipo de aparelho, a aparição do Daily acontece junto de uma mudança drástica na política comercial da Apple. A empresa agora só permite que se baixe aplicativos gratuitos para seu tablet se isso ocorrer em sua própria loja, a App Store. De graça, agora, só se for via Apple.

É um momento interessante e, talvez, crucial para a sobrevivência do modelo de negócios ao redor do hypado tablet. Não custa lembrar que o iPod, o MP3 player que fez a Apple voltar ao cenário digital no início do século, só foi um sucesso de vendas porque permitia a inclusão de músicas que pudessem ser adquiridas em outro lugar além da loja da Apple. Será que se o iPod só tocasse músicas compradas na iTunes ele seria o sucesso que foi? Acho que não.

Outra nuvem que paira sobre o novo negócio da Apple é a própria presença de Rupert Murdoch, cuja empresa, News Corp., comprou o MySpace por meio bilhão de dólares em 2005. Foi o suficiente para a rede social, então a maior do mundo, começar a desandar. O futuro do MySpace, hoje, é mais do que incerto. Mau agouro?

E quem pode desafiar o poder da Apple e de Murdoch são os próprios usuários, como o norte-americano Andy Bayo, que pegou o conteúdo do Daily e o transformou em um tumblr (http://thedailyindexed.tumblr.com), aberto para quem quiser ler. Sem pagar.

Cara Microsoft
“Queria continuar no Hotmail, mas…”

O rapper Dan Bull ficou conhecido no fim de 2009 quando fez uma carta aberta em forma de vídeo à cantora Lily Allen reclamando do fato de ela ter sido descoberta na internet e na época se voltar contra os downloads ilegais. O alvo da nova missiva musical do norte-americano agora é a Microsoft. Num longo e-mail cantado, ele reclama que a empresa só dá passos errados hoje em dia.

Kinect Topless (NSFW)

Agora sim, Microsoft.

Link – 18 de outubro de 2010

Tão longe, tão pertoPersonal Nerd – GigapanPessoas e conceitos mudam: Xuxa, pedofilia e a internetVídeo sem logotipoNotasO exército da MicrosoftSeu computador a serviço dos hackersSocial e móvelVida Digital: Aaron Koblin

Um dia para as minhas férias!

Vem logo, sexta!

Link – 9 de agosto de 2010

Leitura aos bits“Todo mundo lerá em telas”Livro socialO formato muda a linguagemEscolhendo seu portátilA estratégia da Microsoft para derrubar o GoogleAndroid GamesDe roupa novaO que aconteceu com o Google WaveServidorVida Digital: Mark Pincus

Link – 2 de agosto de 2010

O que pode e o que não pode“O povo do copyleft quer me silenciar”Por uma forma fácil de pagarOdisseia eletrônicaPersonal Nerd: Anime-se!Com novo Kindle, Amazon quer popularizar seu e-readerNebuloso Office 2010Mark Zuckerberg, vídeos e fotos no Twitter, novo iMac e Rainha no FlickrVida Digital: Girl Talk – Bons artistas pegam emprestado. Grandes artistas roubam

Link – 3 de maio de 2010

Eu, robôLink sai do papel na Livraria CulturaBrasil questiona mapa do Google de remoção de conteúdo“Born Free” e a censura do YouTubeO que é e como funciona o TumblrO iPhone do Gizmodo e o sensacionalismo tecnológicoO novo destino dos Papéis do PentágonoO roteiro do último episódio de ‘Lost’ vazou ou foi vazado?TV 3D já tem. Só falta o que verApple x AdobeNo Brasil, Ballmer mostra novo MSN e reclama do governoUma convenção de memes e viraisO dia das mães móveisVida Digital: Marcos Souza, coordenador-geral de direitos autorais do Ministério da Cultura

Link – 22 de março de 2010

Games brotam nas redes sociais • ‘Colheita’ bate Twitter no Brasil • Análise: ‘O que engorda o boi é o olho do dono’, mesmo se for virtual De mafiosos a bichinhos de estimaçãoConcurso premia lavoura artísticaSeremos pagos para jogar games ruins?Jogue!Caminhos percorridos numa nova narrativaSeu corpo conectado na webDesligado ou fora da área de coberturaMicrosoft do bemSabe quem perde na briga entre Google e Apple? A NokiaO novo Shawn Fanning ou o novo Steve Jobs?Entrevista: Salim Ismail, diretor da Singularity UniversityVida Digital: Karina Buhr