O arquiteto e ilustrador italiano Federico Babina reuniu suas duas paixões a uma terceira – o cinema – e criou essas casas fictícias pra vários diretores clássicos num projeto chamado Archidirector:
Mais uma pedrada do disco novo dos ingleses Chemical Brothers, Born in the Echoes, que sai em julho – e essa “Go!” reúne dois velhos colaboradores, o rapper norte-americano Q-Tip e o diretor francês Michel Gondry, numa faixa que extrai o melhor dos anos 90. Finíssimo.
Aliás, que baita idéia fazer o Gondry voltar a dirigir clipes hein…
Claro que foi inspirado nesse clipe fantástico:
No filme Be Kind Rewind, o cineasta francês Michel Gondry nos apresenta ao conceito de “suecar um filme”, que consiste basicamente em recriar um filme que já existe com pouquíssimo dinheiro. E ele coloca seu conceito na prática ao “suecar” o clássico Taxi Driver, de Martin Scorsese. Saca só:
Vi na FilmMaker Magazine.
Que música! Que banda! Que clipe!
Esse disco novo tá prometendo…
“O que te deixa feliz?”
“Eu não penso muito sobre isso”
Gondry ligou sua câmera e deixou Chomsky falar – depois ilustrou a conversa com suas animações.
O resultado é o filme Is the Man Who Is Tall Happy? e basta conhecer o mínimo do trabalho de cada um dos envolvidos pra saber que vale assistir a esse experimento.
O Nowness levou o Michel Gondry para sua locadora favorita em Paris, La Butte Video Club, e lá o diretor lembrou de histórias envolvendo cinema e o formato VHS, explicando, inclusive, que não queria que Be Kind Rewind fosse sobre uma locadora porque esse filme já havia sido feito, citando O Balconista. Veja abaixo:
Gondry, via Silvano.
O estudante de cinema holandês Kees van Dijkhuizen jr. faz curtas para celebrar a obra dos principais cineastas do século em que vivemos, veja abaixo:
É tão bom quando artistas do naipe da Björk e do Michel Gondry resolvem sair da lenta acomodação que suas carreiras proporcionaram e vêm mostrar que ainda têm o que dizer. Quando fazem isso juntos, então…