O Marko segue expandindo capas de discos por inteligência artificial e eu dei um toque nele pra fazer alguns clássicos do indie rock.
Sonic Youth, LCD Soundsystem, Teenage Fanclub, Vitor Ramil, Stevie Wonder, Strokes, Mercury Rev, Fleet Foxes, Sade e Sufjan Stevens – Rodrigo Levino, que hoje comanda o abençoado restaurante Jesuíno Brilhante, já militou nas trincheiras do jornalismo cultural e, num papo nostálgico, enfileirou dez shows que havia assistido em 2011 que mudaram sua relação com a música – e nas conversas alguns em que também estive presente. A lista deu origem a um podcast muito pessoal, Na Década Passada Dez Shows Salvaram a Minha Vida, que ele me chamou para dirigir no ano passado, quando os tais dez shows completavam dez anos de memórias. O podcast, com todos seus dez episódios, já está no Spotify – dá pra ouvir aqui.
No início do ano, para aproveitar o lançamento da versão em vinil do disco ao vivo Copenhagen do Galaxie 500, a gravadora norte-americana Persona Non Grata estava organizando uma apresentação no Record Store Day para trazer bandas para a loja nova-iorquina da Rough Trade e fazer um show com bandas tocando músicas do saudoso grupo indie. Mas com a pandemia e a quarentena, o projeto teve de ser reestruturado e tornou-se uma série de apresentações ao vivo gravadas remotamente incluindo nomes contemporâneos e influenciados pela clássica banda. Separei aqui as versões que o Mercury Rev, Thurston Moore, Glenn Mercer (dos Feelies), Surfer Blood, Barbara Manning, Hamilton (do grupo inglês British Sea Power), Mark Lanegan, Stephin Merritt, Calvin Johnson, Real Estate, Versus, Winter, entre outros, tocando canções imortais do grupo ou variações de versões clássicas feitas pelo grupo para músicas do Velvet Underground, do New Order e dos Rutles.
Você confere todas as versões lá no site oficial do projeto. Que banda!
E as novidades deste mês.
Jenny Lee – “I’m So Tired”
Tom Zé – “Fliperama”
Bruno Schiavo – “Amores Incríveis”
Gal Costa + Caetano Veloso – “Sorte”
Rupa Biswas – “Aaj Shanibar”
Classixx – “Whats Wrong With That?”
Gilberto Gil + Jeru Banto – “Refavela (Digitaldubs Remix)”
Brockhampton + Dua Lipa + Ryan Beatty + Jon B – “Sugar (Remix)”
Dur-Dur Band – “Dooyo”
Whitest Boy Alive – “Serious”
Mahmundi – “Sem Medo”
Junior Mendes – “Toque Tropical”
Rolling Stones – “Jigsaw Puzzle”
Quartabê – “Maré Alta”
Matt Berninger – “Holes”
O vocalista do grupo National Matt Berninger regrava a eterna “Holes” do Mercury Rev para o novo volume da coletânea 7-inches for Planned Parenthood, que reúne artistas engajados na difusão da ideia de que a saúde pública é um direito do cidadão norte-americano.
https://www.youtube.com/watch?v=8xOmeNo-onU&feature=emb_title
Ficou linda.
Não conhecia essa versão da balada psicodélica “Planet Caravan” do Black Sabbath que o Mercury Rev gravou numa Peel Session em 2001.
Dica do Mumu.
As bandas norte-americanas Warpaint, Deerhunter e Mercury Rev (este último tocando seu clássico Deserter’s Songs na íntegra) e a brasileira Marrakesh sao as primeiras atrações reveladas de mais uma edição do Balaclava Fest, que acontece no dia 4 de novembro em São Paulo
(mais informações aqui). E ao que parece vem mais coisa boa aí (alguém falou em War on Drugs?)…
Sem lançar discos há um tempão (o último foi Snowflake Midnight, em 2008), o Mercury Rev volta à ativa a partir do segundo semestre, quando apresenta seu oitavo disco, The Light In You. É o primeiro disco da banda que não foi produzido por Dave Fridmann (por questões de agenda) e sim pelos dois fundadores do grupo,Jonathan Donahue and Grasshopper. A primeira faixa, “The Queen Of Swans”, no entanto, não parece ter sido prejudicada pela ausência do velho colaborador – e eventual integrante do grupo.
Vamos torcer pelo novo disco, que sai em setembro. Eis o nome das faixas e a ordem das músicas:
“The Queen Of Swans”
“Amelie”
“You’ve Gone With So Little For So Long”
“Central Park East”
“Emotional Freefall”
“Coming Up For Air”
“Autumn’s In The Air”
“Are You Ready?”
“Sunflower”
“Moth Light”
“Rainy Day Record”
Que combinação: Dean Wareham & Britta Phillips (Dean & Britta, ora pois) juntos com Jonathan Donahue & Grasshopper (do Mercury Rev) tocando “Snowstorm” e “Car Wash Hair” em Nova York, em 2010. Assista abaixo:
Que momento!