Trabalho Sujo + Rio Fanzine

Falando nessas minhas colaborações para o Rio Fanzine, desenterrei duas edições impressas por aqui. Uma sobre os dez anos da Matador, em que entrevistei o dono da gravadora, Gerard Cosloy:

E outra sobre o pós-rock, em que fiz uma cronologia das “subversões” na história do rock:

Ah, minha juventude…

Quando o Trabalho Sujo era uma central de caderno de jornal

Não resisti e resgatei umas edições velhas do Trabalho Sujo impresso, tirei umas fotos e redimensionei pra colocar aqui no site. As fotos estão com cores diferentes não por conta da idade do papel, mas porque parte delas eu fiz de dia (as mais brancas) e a outra de noite (as amareladas). Dá uma sacada como era…


Nesta edição, dois segundos discos: o do Planet Hemp e o do Supergrass.


Nesta eu falei do Panthalassa, disco de remix que o Bill Laswell fez com a obra de Miles Davis, o segundo disco do Garbage, entrevista com Virgulóides, disco de caridade organizado pelo Neil Young e uma explicação sobre um novo gênero chamado… big beat.


Entrevistei os três integrantes do Fellini (Jair, Thomas e Cadão) para contar a história da banda, numa época em que eles nem pensavam em voltar de verdade (depois disso, eles já voltaram e terminaram a bandas umas três vezes). Também tem a história do Black Sabbath, uma entrevista que eu fiz com o Afrika Bambaataa e o comentário sobre a demo de uma banda nova que tinha surgido no Rio, chamada Autoramas.


Disco de remix do Blur, disco póstumo do 2Pac, Curve e entrevista com Paula Toller.


Discos novos da Björk, dos Stones, do Faith No More e do Brian Eno.


Discos novos do Wilco (Summerteeth), Mestre Ambrósio, coletâneas de música eletrônica (da Ninja Tune, da Wall of Sound – só… big beat – e de disco music francesa), resenha da demo da banda campineira Astromato e entrevista com o Rumbora.


Resenha do Fantasma, do Cornelius, do Long Beach Dub All-Stars (o resto do Sublime), do Ringo e do show dos Smashing Pumpkins em São Paulo, com a entrevista que fiz com a D’Arcy.


Vanishing Point do Primal Scream, disco-tributo ao Keroauc, Coolio e a separação dos irmãos da Cavalera.


Reedição do Loaded do Velvet Underground, Being There do Wilco e o show em tributo á causa tibetana.


Especial Bob Dylan, sobre a fase elétrica do sujeito no meio dos anos 60, com direito à entrevista com o Dylan na época, que consegui através da gravadora e um texto de Marcelo Nova escrito especialmente para o Sujo: Quem é Bob Dylan?


30 anos de Sgt. Pepper’s e o boato da morte de Paul McCartney.


Terror Twilight do Pavement, Wiseguys (big beat!), o disco de dub do Cidade Negra (sério, rolou isso), a demo do 4-Track Valsa (da Cecilia Giannetti) e entrevista com o Rodrigo do Grenade.


Pulp, Nação Zumbi, Ian Brown e Seahorses, uma coletânea de clipes ingleses e entrevista com Roger Eno, irmão do Brian.


30 anos de Álbum Branco, show do Man or Astroman? no Brasil, primeiro disco do Asian Dub Foundation, entrevista com a Isabel do Drugstore e demo do Crush Hi-Fi, de Piracicaba.


Os melhores discos de 1997: 1 – OK Computer, 2 – Vanishing Point, 3 – When I Was Born for the 7th Time, 4 – Homogenic, 5 – O Dia em que Faremos Contato, 6 – Dig Your Own Hole, 7 – Sobrevivendo no Inferno, 8 – I Can Hear the Heart Beating as One, 9 – Dig Me Out, 10 – Brighten the Corners… e por aí seguia.


20 anos de Paul’s Boutique, do Beastie Boys, disco do Moby, demo do Gasolines e entrevista com Humberto Gessinger.


Rancid, Superchunk e entrevista com o Mac McCaughan (do Superchunk), Deftones e Farofa Carioca (a banda do Seu Jorge).


Simpsons lançando disco e a lista dos 50 melhores do pop segundo Matt Groening, segundo disco do Dr. Dre, entrevista com Júpiter Maçã que então lançava seu primeiro disco.


A coletânea Nuggets virou uma caixa da Rhino, a cena hip hop brasileira depois de Sobrevivendo no Inferno, disco dos Walverdes e entrevista com Henry Rollins.


Sleater-Kinney, Fun Lovin’ Criminals, Little Quail, demo do MQN e entrevista com o Mark Jones, da gravadora Wall of Sound (o lar do… big beat).


25 anos de Berlin do Lou Reed, disco novo do Pin Ups, disco do Money Mark e entrevista com Chuck D, que estava lançando um livro na época.


Especial soul: a história da Motown e da Stax (lembre-se que não existia Wikipedia na época) e caixas de CDs do Al Green e da Aretha Franklin.


Retrospectiva 1998: comemorando um ano que trouxe artistas novos para a década…


…e os melhores discos de 1998: 1 – Hello Nasty, 2 – Mezzanine, 3 – Fantasma, 4 – Jurassic 5 EP, 5 – Carnaval na Obra, 6 – Deserter’s Songs, 7 – This is Hardcore, 8 – Mutations, 9 – The Miseducation of Lauryn Hill, 10 – Samba pra Burro. Em minha defesa: só fui ouvir o In the Aeroplane Over the Sea em 1999. Não tente entender visualmente, era um método muito complexo de classificação dos discos, um dia eu escaneio e mostro direito.


Beastie Boys, Scott Weiland e Boi Mamão.


A história do Kraftwerk (que vinha fazer seu primeiro show no Brasil), o acústico dos Titãs, Propellerheads (big beat!) e entrevista com Ian Brown.


Segundo disco do Black Grape, coletânea de 10 anos da Matador e entrevista com o dono da gravadora, Gerard Cosloy.


A carreira de Yoko Ono, disco novo do Ween, coletânea de Bauhaus, John Mayall e Steve Ray Vaughan e a trilha sonora de O Santo (cheia de… big beat).


Stereolab, Racionais, Metallica e 3rd Eye Blind (?!).


Disco de remixes do Primal Scream, caixa do Jam, entrevista com DJ Hum, Sugar Ray e disco solo do James Iha.


Cornershop, show à causa tibetana vira disco, Bob Dylan, Jane’s Addiction, Verve e entrevista com Lenine.


Disco de remixes do Cornelius, Sebadoh, Los Djangos, Silver Jews, entrevista com o Lariú e demo do Los Hermanos.


Disco de remixes da Björk e o novo do Guided by Voices.


Disco novo do Sonic Youth, reedição dos discos do Pussy Galore e entrevista com Edgard Scandurra.


Cobertura dos shows do Superchunk no Brasil, Pólux (a banda que reunia a Bianca ex-Leela que hoje é do Brollies & Apples e a Maryeva Madame Mim), Prince e Maxwell, coletânea da Atlantic e entrevista com os Ostras.


…e na cobertura dos shows do Superchunk eu ainda consegui que a banda segurasse o nome do Trabalho Sujo para servir de logo na página.

Editei o Sujo impresso entre 1995 e 2000. Durante esse período, ele teve vários formatos. Começou como uma coluna na contracapa do caderno de cultura de segunda e em 1996 virou uma coluna bissemanal ocupando 1/6 da página 2 do mesmo caderno. No mesmo ano, voltou a ter uma página inteira, nas edições de sábado e entre 1997 e 1999 ocupou a central do caderno de domingo. Neste último ano, voltou a ter apenas uma página, nas edições de sábado. Na época em que eu fazia o Sujo impresso, eu era editor de arte do Diário do Povo e, por este motivo, participei da criação do site do jornal em 1996 – e garanti que o Sujo tivesse uma versão online desde seu segundo ano. Foi o suficiente para que ele começasse a ser lido fora de Campinas (onde já tinha um pequeno séquito de leitores, que compravam o Diário apenas para ler a coluna) e ganhasse algum princípio de moral online, que carrego até hoje.

Na época, eu dividia o gostinho de fazer a coluna com dois outros compadres – o Serjão, que era editor de fotografia do jornal e que hoje está no Agora SP, e o Roni, um dos melhores ilustradores que conheço. Os dois são amigos com quem lamento não manter contato firme, mas são daquelas pessoas que, se encontro amanhã, parece que não vi desde ontem. Juntos, éramos uma minirredação dentro da redação – tínhamos reunião de pauta, discussões sobre o layout da página e trocávamos comentários sobre os discos que eu trazia para resenhar. No fim, eu fazia tudo sozinho na página (como faço até hoje), da decisão sobre o que entra ao texto, passando pela diagramação. Sérgio e Roni entravam com fotos e ilustras, mas, principalmente, com o feedback pra eu saber se não estava viajando demais ou de menos. Nós também começamos a discotecar juntos, mais um quarto compadre, o William, e, em 97, inauguramos o Quarteto Funkástico apenas para tocar black music e groovezeiras ilimitadas, em CD ou em vinil. Não era só eu quem escrevia no Sujo (eu sempre convidava conhecidos, amigos e alguns figurões), mas Roni e Serjão, por menos que tenham escrito, fizeram muito mais parte dessa história do que qualquer um que tenha escrito algo com mais de cinco palavras.

No ano 2000 eu fui chamado pelo editor-chefe do jornal concorrente, o Correio Popular, maior jornal de Campinas, para editar seu caderno de cultura, o Caderno C, cargo que ocupei durante um ano, antes de me mudar para São Paulo. Neste ano, para evitar confusões entre os dois jornais sobre quem era o dono da coluna (e não correr o risco de assistir a alguém depredar o nome que criei no jornal que comecei a trabalhar), decidi tirar o Sujo do papel e deixá-lo apenas online. Criei minha página no Geocities para despejar os textos que publicava em outra coluna dominical, no novo jornal, chamada Termômetro. Mas, online, seguia o Trabalho Sujo -até que, do Geocities fui para o Gardenal, e isso é ooooutra história.

Um dia eu organizo tudo bonitinho, isso é só pra fazer uma graça – e matar a minha saudade.

Matador 21: a caixa de discos

Já que você não vai no show de 21 anos da Matador em Las Vegas que eu vou (ou vai? Dizaê), resta um consolo.

Essa caixinha. Sente o drama:

DISC 1: THE PRE-DAWN (1989-1992)

1. Teenage Fanclub – Everything Flows
2. H.P. Zinker – Dancing Days
3. Superchunk – Slack Motherfucker
4. Dustdevils – Throw the Bottle Full
5. Railroad Jerk – These Streets
6. Come – Fast Piss Blues
7. Bettie Serveert – Kid’s Alright
8. Chain Gang – Cut Off The Drug Czar’s Head
9. Thinking Fellers Union Local 282 – More Glee
10. Unsane – This Town
11. Circle X – Compression of the Species
12. Toiling Midgets – Mr. Foster’s Shoes
13. Bailter Space – The Today Song
14. Pavement – Perfume-V

DISC 2: THE YEARS OF MILK AND HONEY (1993-1995)

1. The Jon Spencer Blues Explosion – Afro
2. Yo La Tengo – Big Day Coming
3. Railroad Jerk – The Ballad of Railroad Jerk
4. Helium – Superball
5. Pizzicato Five – Baby Love Child
6. Liz Phair – Mesmerizing
7. Pavement – Silence Kit
8. Guided By Voices – Game Of Pricks
9. 18th Dye – Whole Wide World
10. Chavez – Peeled Out Too Late
11. Come – String
12. Moonshake – Secondhand Clothes
13. Guitar Wolf – Midnight Violence Rock’n Roll
14. San Francisco Seals – Back Again
15. Bardo Pond – Rumination

DISC 3: DAYS OF WHISKEY AND TEARS (1996-2001)

1. Boards Of Canada – Telephasic Workshop
2. Spoon – Waiting For The Kid To Come Out
3. Yo La Tengo – Autumn Sweater
4. Chavez – You Must Be Stopped
5. Silkworm – Tarnished Angel
6. The Jon Spencer Blues Explosion – Flavor Part 1 (Beck)
7. The Jon Spencer Blues Explosion – Flavor Part 2 (Mike D)
8. Pole – Fliegen
9. Cat Power – American Flag
10. Belle & Sebastian – We Rule The School
11. Mogwai – Helps Both Ways
12. Arsonists – Backdraft
13. Large Professor – ‘Bout That Time
14. Cornelius – Tone Twilight Zone
15. burger/ink – Flesh & Blood
16. Pavement – You Are A Light
17. Arab Strap – Blood
18. Matmos – L.A.S.I.K

DISC 4: DON’T CALL IT A COMEBACK (2002-2007)

1. Interpol – Hands Away
2. Cat Power – He War
3. Yo La Tengo – Today Is The Day
4. The New Pornographers – From Blown Speakers
5. Dizzee Rascal – Fix Up, Look Sharp
6. Dead Meadow – Good Moanin’
7. Mogwai – Kids Will Be Skeletons
8. Mission Of Burma – The Setup
9. Early Man – Death Is The Answer
10. Belle & Sebastian – Dress Up In You
11. Pretty Girls Make Graves – All Medicated Geniuses
12. Cat Power – Love & Communication
13. Shearwater – Johnny Viola
14. Brightblack Morning Light – Everybody Daylight
15. Lavender Diamond – You Broke My Heart
16. Jennifer O’Connor – Tonight We Ride
16. Earles & Jensen – Just Farr A Laugh: The Yogurt Machine
17. Stephen Malkmus – Discretion Grove

DISC FIVE: MATADOR TODAY (2008 – )

1. Fucked Up – Son The Father
2. Sonic Youth – Sacred Trickster
3. Kurt Vile – Amplifier
4. Yo La Tengo – Nothing to Hide
5. Jay Reatard – There Is No Sun
6. Times New Viking – Move To California
7. Harlem – Friendly Ghost
8. Ted Leo & The Pharmacists – Bottled In Cork
9. The New Pornographers – My Shepherd
10. Cold Cave – Youth and Lust
11. Interpol – Summer Well
12. Shearwater – Castaways
13. Esben and the Witch – Marching Song
14. Girls – Lust For Life
15. Magic Kids – Superball
16. Delorean – Stay Close
17. Cat Power – Metal Heart
18. Perfume Genius – Learning
19. Stephen Malkmus & the Jicks – Real Emotional Trash

DISC SIX: UNRELEASED LIVE RECORDINGS FROM THE 10TH ANNIVERSARY CONCERTS, NEW YORK CITY, SEPTEMBER 1999

1. Pavement – Here (Live 1999)
2. Pavement – Trigger Cut (Live 1999)
3. Pavement – The Hexx (Live 1999)
4. Pavement – She Believes (Live 1999)
5. Pavement – Unfair (Live 1999)
6. Pavement – Zurich Is Stained (Live 1999)
7. Pavement – Debris Slide (Live 1999)
8. Pavement – Spit On A Stranger (Live 1999)
9. Come – New Coats (Live 1999)
10. Bardo Pond – Walking Stick Man (Live 1999)
11. Bardo Pond – Tommy Gun Angel (Live 1999)
12. Cat Power – Good Woman (Live 1999)
13. Cat Power – Naked, If I Want To (Live 1999)
14. Cat Power – You May Know Him / Sea Of Love (Live 1999)
15. Mogwai – Ex-Cowboy (Live 1999)

Matador em Las Vegas

Saiu a escalação do Lost Weekend, o festival que a Matador vai fazer pra comemorar seus 21 anos em Las Vegas.

Friday:

4 PM: Gala opening party, Hardwood Suite (VIP ticketholders, limited capacity)
MAIN STAGE (The Pearl):

doors open 6 PM, first band (Guitar Wolf) on at 7 PM

Pavement
Sonic Youth
Fucked Up
Chavez
Cold Cave
Guitar Wolf

MC : Jeff Jensen

2am onwards : Superchunk/Fucked Up, Hardwood Suite (VIP ticketholders only, capacity limited)
2am onwards : Karaoke Underground at Little Buddha (open to all ticketholders, space permitting)

Saturday:

MAIN STAGE (The Pearl):

Belle and Sebastian
Spoon
Superchunk
Cat Power
Perfume Genius
The Jon Spencer Blues Explosion
Come
Girls

MC : Bob Nastanovich

2am : Esben and the Witch, Harlem, Key West Ballroom (open to all ticketholders, space permitting)

Sunday (MATINEE, in Key West Ballroom, open to all ticketholders, capacity limited):

The Clean
Times New Viking
Kurt Vile

Sunday evening :

MAIN STAGE (The Pearl):

Guided By Voices
Yo La Tengo
Liz Phair
The New Pornographers
Ted Leo & the Pharmacists
Shearwater

MC’s : Tom Sharpling & Jon Wurster

Matador at 21: The Lost Weekend takes place at the Palms Resort and Casino in Las Vegas from October 1-3, 2010. This event is sponsored by MySpace Music, Altamont and Incase.

Ainda não tou acreditando que vou ver isso… e com a melhor companhia do mundo!

Matador em Las Vegas

Rapaz, isso vai ser imperdível