Trabalho Sujo - Home

O primeiro single póstumo do Fall

Quando Mark E. Smith nos deixou, em 2018, ele estava gravando um novo disco do Fall, que será lançado ainda esse ano. Post Script, ainda sem data de lançamento marcada, contará com 10 faixas inéditas do lendário grupo pós-punk encarnado na persona de Mark e a primeira faixa, “30 Degrees”, foi lançada nesta sexta-feira e é um calhamaço lento cheio de synths, bem diferente do que se espera de uma música do grupo.

Ouça abaixo:  

Mark E. Smith (1957-2018)

markesmith

Que bordoada essa notícia da morte do Mark E. Smith. Um dos maiores ícones do rock inglês, o dono do Fall era um desses sérios candidatos ao posto de maior inglês vivo (Alan Moore e Charlie Brooker são os outros dois) e sua carreira parecia interminável da mesma forma que parecia existir desde sempre. Dezenas de discos lançados um atrás do outro, influenciando gerações e gerações de artistas em todo o mundo com um único lema: “foda-se tudo”. Era um artista que nunca imaginei que poderia vê-lo ao vivo, até que o acaso me sorriu no ano passado, quando fui pra Liverpool e minha querida amiga Megssa (ex-vocalista dos Fish Lips, quem sabe, sabe) me interceptou para Manchester assistir a um festival que tinha Royal Trux, Swans e… The Fall! Nem pestanejei e peguei o trem em seguida, para presenciar uma apresentação em que Mark mandava tudo à merda, como reza sua lenda: balbuciava os vocais como se tivesse dando um esporro no público, desligava e ligava os amplificadores, deixando os músicos (todos mais novos que ele) putos ou rindo, cantando com dois microfones ao mesmo tempo, tocando a bateria com um dos microfones antes de atirá-lo na plateia. A apresentação ia do humor ao terror em segundos e a sensação de periculosidade no palco era palpável – a qualquer minuto o velho Mark poderia fazer qualquer coisa, como sair do palco do meio do show, forçando a banda a buscá-lo na marra. Eis o vídeo que fiz do histórico show (pelo menos para mim):

Obrigado, Sir Smith. Com sua morte, o mundo fica menos divertido e caótico, mas seu legado é imbatível.

Vida Fodona #204: Um monte de música de 2010

Que beleza.

Apples in Stereo – “No One in the World”
Rubinho Jacobina – “Dr. Sabe Tudo”
Phoenix – “Everything is Everything”
Arnaud Rodrigues – “Nêga”
Coconut Records – “Any Fun”
Alex Chilton – “I Wish I Could Meet Elvis”
MGMT – “Brian Eno”
She & Him – “Over it Over Again”
Mopho – “Uma Leitura Mineral Incrível”
Neutral Milk Hotel – “Oh Comely”
Girls – “Lust for Life”
Polara – “Empate”
Burro Morto – “Nicksy Groove”
Maquinado + Lurdez da Luz – “Tropeços Tropicais”
Emicida – “Vacilão”
Banalizando – “Nova Era Glacial”
Gorillaz + Mark E. Smith – “Glitter Freeze”
Krazy Baldhead + Big-O + Mille Yulia – “Katana Power”

Vamo lá?