Foi histórica a apresentação que Caetano Veloso e Maria Bethania fizeram neste domingo no estádio do Palmeiras, quase encerrando a grandiosa turnê que os dois irmãos montaram para celebrar sua parceria e trajetória em quase duas horas ininterruptas com quatro dezenas de canções, mas ficou faltando um tanto para que ela se tornasse épica à altura das duas carreiras. O repertório irregular parecia mais privilegiar temas caros às duas biografias do que seus principais sucessos, escolhendo músicas que o público não conhecia para abordar assuntos como Bahia, terreiro, Mangueira ou Gal Costa do que passar por músicas emblemáticas das carreiras dos dois (até agora não me conformo de não ter ouvido Caetano cantar “Maria Bethania” que compôs no exílio em Londres para a irmã ao lado da própria). E escolhas menos óbvias não chegaram a acrescentar tanto à noite, embora certamente Caetano tenha justificativas apolíneas para tais opções – e por mais que “Gita” de Raul Seixas (por quê?), “Vaca Profana” e a versão para a o hit “Fé” da novata Iza soem deslocadas, nada justifica a inclusão da horrorosa “Deus Cuida de Mim”, louvor gospel crente que parece mais uma caricatura de música do que uma bela canção (não é possível que não haja uma música evangélica melhorzinha para referendar a improvável celebração de Caetano à ascensão dessa corrente religiosa no Brasil). Felizmente logo em seguida Bethania veio com uma sequência de pérolas que ergueu a noite ao status que esperávamos ao enfileirar “Brincar de Viver” com “Explode Coração”, “As Canções Que Você Fez Pra Mim” e “Negue”, mostrando porque é uma das grandes damas da canção brasileira esbanjando voz e carisma. Caetano também estava bem e teve seus momentos (como a versão para “Você é Linda” irretocável), mas nenhum tão catártico quanto tal sequência da irmã. A noite terminou com a celebração familiar “Reconvexo”, que foi emendada como “Tudo de Novo”, uma passagem rápida por “Sampa” e uma “Odara” versão discoteca que embalou bem o público na saída. Mas fora a citada sequência de músicas de Bethania, durante todo o resto do show fiquei pensando na surra de hits que Gil dará em sua versão estádio no ano que vem (mesmo que nos entube os projetos dos mil filhos). Ficou um gostinho de quero mais…
Você já deve ter visto as cenas: Paulinho da Viola e Maria Bethania novinhos de tudo, cantando sambas numa mesa de bar ou a própria Bethania irradiando juventude em versões inacreditáveis para “Baby”, “Pra Dizer Adeus” e “Alegria Alegria”, esta última acompanhada apenas pelo piano de Luís Carlos Vinhas e pelo trombone de Raul de Souza; João da Bahiana sambando duro com seus sapatos impecáveis ou Pixinguinha, também numa mesa de bar, lembrando da passagem dos Oito Batutas em Paris. O filme Saravah, que há tempos espalhou-se aos pedaços pela internet – além de estar na íntegra no YouTube – assista abaixo), finalmente será lançados nos cinemas no Brasil. Em entrevista ao Estadão, Benjamin Barouh, filho do ator francês que transformou-se em cineasta Pierre Barouh a partir deste projeto, anunciou que o filme está sendo restaurado, tanto visualmente quando em termos de áudio, e que chega aos cinemas após ter sido lançado apenas em DVD. Apaixonado pela cultura brasileira, Pierre Barouh veio algumas vezes ao Brasil e é o responsável pela inclusão de “Samba da Benção” no filme Un Homme et une Femme, de Claude Lelouch, clássico da nouvelle vague em que ele, que a partir de sua amizade com Baden Powell e Vinícius de Moraes fez a versão em francês para a letra da música, também atuava como protagonista. O violonista Powell é o guia de Pierre pelo Brasil, que registra o país em cores em fevereiro de 1969, auge da ditadura empresarial-militar daquele período. O resultado é um documentário quase amador, mas que vale por registrar personagens e hábitos de nossa cultura em estado latente, gravado sem grandes produções, cru como deve ser. Tomara que haja cenas inéditas.
Agora vai! Depois de desmentir que iriam fazer uma turnê juntos no final do ano passado, Caetano Veloso e Maria Bethania anunciaram nesta quarta-feira que farão oito shows em sete capitais brasileiras no segundo semestre, tocando em estádios. Os shows começam no Rio de Janeiro (dias 3 e 4 de agosto, na Rio Arena), passam por Belo Horizonte (7 de setembro no Mineirão), Belém (29 de setembro no Hangar), Porto Alegre (12 de outubro da Arena do Grêmio), Brasília (9 de novembro no Mané Garrincha) e Salvador (30 de novembro na Fonte Nova), terminando em São Paulo (14 de dezembro, no estádio do Palmeiras). A pré-venda começa entre os dias 17 e 19 de março (quando abrem para clientes do Banco do Brasil, patrocinador da turnê) e no dia 20 os ingressos começam a ser vendidos para o público em geral. Resta saber se é mais um megaevento na carreira dos irmãos baianos ou se algum deles irá aproveitar a turnê para anunciar sua aposentadoria dos palcos…
Depois de mergulhar no Caetano Veloso, o Caramuru seguiu expandindo outras capas dos outros doces bárbaros usando inteligência artificial. Saca só essas outras aí embaixo:
Abrindo o carnaval logo na sexta-feira com o Baile à Fantasia das Noites Trabalho Sujo mais uma vez com a Espetacular Charanga do França, desta vez no Cine Cortina, a partir das 20h. Vamos lá? Enquanto isso, a trilha é essa.
Sigo a série de discos brasileiros lançados há 50 anos que estou fazendo no site da CNN Brasil. Neste sábado meu convite conduz para clássicos de Milton Nascimento e Lô Borges, Módulo 1000, Nara Leão, Chico Buarque e Maria Bethânia, Novos Baianos, Odair José, Joyce e Nelson Angelo. Só pérola!
Maria Bethânia está gravando disco novo no Rio de Janeiro com repertório composto por compositores mais jovens – e entre músicas de Adriana Calcanhotto, Vanessa da Mata e Chico César, ela também escolheu um bolero inédito escrito por Tim Bernardes. Nada mal, hein seu Tim?
Começando mais uma semana, não esqueça que segunda é dia de Vida Fodona ao vivo no twitch.tv/trabalhosujo, a partir das 21h – bora? Eis o da semana passada.
Max Romeo – “Chase the Devil”
Sister Nancy – “Bam Bam”
Santigold – “L.E.S. Artistes”
Drake – “Hotline Bling”
Tim Maia – “These Are The Songs (Esta É A Canção)”
Luiz Melodia – “Juventude Transviada”
Lana Del Rey – “Fuck It, I Love You”
JJ – “Ecstasy”
Beastie Boys – “I Don’t Know”
Jamie Lidell – “Multiply”
Mark Ronson + Alex Greenwald – “Just”
Jamiroquai – “Virtual Insanity”
Céu – “Varanda Suspensa”
BaianaSystem – “Playsom”
MC Beijinho – “Me Libera Nega”
Pepeu Gomes – “Raio Laser”
Tulipa Ruiz – “A Ordem das Árvores”
Curumin – “Selvage”
Letuce – “Arca de Noé”
Alessandra Leão – “Mofo”
João Bosco – “Cobra Criada”
Maria Bethania – “Festa”
Marcelo D2 – “Maldição do Samba”
Marcos Valle – “Mentira (Chega de Mentira)”
Rita Lee – “Agora é Moda”
Todd Terje – “Preben Goes to Acapulco”
Air – “Kelly Watch The Stars”
M83 – “Midnight City”
Lykke Li – “I Follow Rivers (The Magician Remix)”
Michael Jackson – “Billie Jean”
Earth, Wind & Fire – “Let’s Groove”
Giorgio Moroder + Kylie Minogue – “Right Here Right Now”
Scissor Sisters – “I Don’t Feel Like Dancing”
Arctic Monkeys – “Why’d You Only Call Me When You’re High”
Arcade Fire – “Porno”
Ana Frango Elétrico – “Torturadores”
Angel Olsen – “Spring”
Weyes Blood – “Andromeda”
Ennio Morricone – “Love Theme (Cinema Paradiso)”
Segunda-feira é dia de Vida Fodona ao vivo no twitch.tv/trabalhosujo, às 21h – este foi o programa da semana passada.
Feelies – “Everybody’s Got Something To Hide (Except Me And My Monkey)”
Thurston Moore – “Hashish”
Can – “Vitamin C”
Ultramagnetic MCs – “Give The Drummer Some”
Zapp & Roger – “More Bounce to the Ounce”
Dr. Dre + Snoop Dogg – “The Next Episode”
Usher + Ludacris + Lil’ Jon – “Yeah”
Christina Aguillera – “Genie in a Bottle”
Flight Facilities + Giselle- “Crave You”
Dexy’s Midnight Runners – “Come On Eileen”
Malu Maria – “Diamantes na Pista”
Bárbara Eugenia – “Perdi”
Chromeo – “6 Feet Away”
Angel Olsen – “New Love Cassette (Mark Ronson Remix)”
Beastie Boys – “Gratitude”
Cream – “Swlabr”
Mutantes – “Mágica”
Paul McCartney – “Check My Machine”
Erasmo Carlos – “Mané João”
Tim Maia – “O Caminho do Bem”
Bob Dylan – “False Prophet”
Neil Young – “Homegrown”
Norah Jones – “To Live”
The Band – “Orange Juice Blues (Blues For Breakfast)”
Supercordas – “6000 Folhas”
Boogarins + O Terno – “Saídas e Bandeiras No. 1”
Maria Bethania – “Estácio, Holy Estácio”
Paulinho da Viola – “Falso Moralista”
Gilberto Gil – “Back in Bahia”
Itamar Assumpção – “Prezadissimos Ouvintes”
Lô Borges – “Canção Postal”
Chico Buarque – “Caravanas”
Criolo + Milton Nascimento – “Cais”
Josyara – “Mansa Fúria”
Metá Metá – “Trovoa”