Mais do que bonita, a apresentação que Mari Merenda fez nesta terça-feira no Centro da Terra dando início à nova fase de sua carreira que batizou o espetáculo, Reverbero, mostrou como ela vem disposta a ir além da primeira fase de sua carreira, quando cantava sorridente músicas fáceis de serem lembradas em vídeos online. Tocando na noite sozinha no palco, ela esteve quase o tempo todo às teclas, derramando sua voz forte e sensível em suas novas composições, canções profundas e emotivas, baladas que vêm do fundo de seu coração e quase sempre falam do processo – solitário – da criação artística, comparando-o a outras construções em vida. Mas por vezes amarrava chocalhos aos tornozelos ou sacava o assalato do bolso para mostrar seu lado mais solar (ligado aos hits que já emplacou online, como sua versão para “Feira de Mangaio” ou “Veneno”, gravada em parceria com a norte-americana Sofi Tukker). Isso estava evidente na música que escolheu para ser o primeiro capítulo dessa transição, com “Bote no Lugar”, seu novo single que será lançado nesta sexta-feira, em parceria com o percussionista Guegué Medeiros, que ela convidou para subir ao palco. Ele também a acompanhou quando ela entoou “Segue o Seco” de Marisa Monte, mas a essência dessa apresentação estava em sua estada solitária no palco, que reforçava uma musicalidade menos pop e mais dramática como escolha estética e desafio pessoal. Como, por exemplo, ao puxar a densa “Milagreiro” do Djavan para tocar sozinha ao violão ou quando exercitava o coro de sua própria voz – repetida em gravações em loop – em um pedal de efeitos. O ápice foi a última música da noite, a faixa que batiza essa nova fase, em que a cantora conseguiu dissipar a tensão cênica que deu à canção ainda ao piano, ficando depois de pé para dissipá-la com outro loop, desta vez humano, ao reger o público para repetir sua principal frase melódica. Está só começando, Mari!
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Satisfação trazer pela primeira vez ao palco do Centro da Terra a artista Mari Merenda que, neste espetáculo que batizou de Reverbero, sobe sozinha ao palco do teatro para mostrar os próximos rumos de seu trabalho, entre canções inéditas e novas inspirações, combinando sua bela voz com piano, o instrumento de percussão asalato e pedal de loop, fazendo abertura de vozes consigo mesma, enquanto passeia pelo forró, R&B, coco e MPB, correndo o risco de ter algum convidaod surpresa na apresentação. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos estão sendo vendidos pelo site do Centro da Terra.
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Vamos começar 2025? E começar logo, afinal essa é a primeira vez que o Centro da Terra começa suas atividades ainda no mês de janeiro, nem que seja na última semana. Pois a programação da curadoria de música começa na próxima semana com duas apresentações no primeiro mês do ano novo: na última segunda de janeiro (dia 27) o casal Carla Boregas e M. Takara encontram-se no palco no espetáculo 2 Solos, em que tocam diferentes trabalhos solo sozinhos no palco e talvez encontrem-se em algum momento da noite. Na terça seguinte (dia 28), o grupo Naimaculada mostra na íntegra seu álbum de estreia, A Cor Mais Próxima do Cinza, que será lançado ainda neste início do ano, numa noite que batizaram de Acromatopsia. Fevereiro traz a primeira temporada do ano quando a artista moçambicana Lenna Bahule apresenta uma série de apresentações em todas as segundas do mês (3, 10, 17 e 24). Em Àdupé: Gratidão, Bênçãos e Graças Que Nos Chegam do Divino, ela faz diferentes apresentações ao lado de artistas como Jota Erre, Juçara Marçal, Ari Colaris, Alessandra Leão, Maurício Badé, Camilo Zorilla, Guinho Nascimento, Kabé Pinheiro, Bruno Duarte e Jéssica Areias, entre outros, sempre acompanhada dos irmãos Kiko e Ed Woiski. Na primeira terça de fevereiro (dia 4), Mari Merenda começa a mostrar seu novo trabalho em formato solo, tocando todos os instrumentos no espetáculo Reverbero, quando mistura forró, o côco, o pop e R&B com elementos de trilhas sonoras. Na outra terça (dia 11) é a vez da superbanda Tietê mostrar seu primeiro disco solo, que ainda será lançado neste semestre, no espetáculo Tâmisa, trazendo as lembranças que trouxeram de Londres, quando gravaram seu álbum no lendário estúdio Abbey Road. Na semana seguinte (dia 18), é a vez de outra artista mostrar seu próximo disco, quando a brasiliense Gaivota Naves mostra as composições de seu Concretutopia-Neoconcreto ao lado do guitarrista Pedro Omarazul e do pianista pernambucano Matheus Mota, convidado para essa apresentação única. A programação de música termina na última terça antes do carnaval, quando o violonista Daniel Murray mostra o ciclo autoral composto por 24 miniaturas para violão no espetáculo Vista da Montanha. Os espetáculos começam sempre às 20h e os ingressos podem ser comprados pela internet.
Belíssima a apresentação que a cantora e compositora paulistana Sophia Ardessore realizou nesta terça-feira no Centro da Terra. Acompanhada por uma banda enxuta e precisa – os teclados de Nichollas Maia e a bateria de Matheus Marinho, ambos regidos pelo baixista Fi Maróstica -, ela singrou para além de seu primeiro álbum, Porto de Paz, se aventurando num novo alto mar e por algumas primeiras vezes – tanto tocando em público só com o violão, quanto estreando canções inéditas e celebrando uma parceria de menos de mês, quando convidou a nova amiga Mari Merenda para dividir os vocais em duas canções. Cada vez mais segura de sua voz, Sophia ainda explorou canções alheias enquanto não tinha dificuldades para dominar o público.