
Que delícia poder ouvir Evinha anos depois de sua fase mais popular (nos anos 70) e perceber que, mesmo aos 74 anos, ela segue com a mesma voz angelical e igualmente esplendorosa, cheia de suíngue brasileiro, como podemos ver nas duas apresentações que ela fez dentro da programação do Sesc Jazz neste fim de semana. Vi o show que ela fez no domingo, quando, além de ter a participação já planejada de Marcos Valle, também pode contar com o mestre Dom Salvador no público, uma honra tanto para a dona da noite quanto para seu convidado. Acompanhada de uma banda composta por seu marido, o francês Gérard Gambus, nos teclados e vários sobrinhos tocando guitarra, baixo, violão e bateria, ela passeou por alguns de seus sucessos para aquecer a noite, abrindo com “Olha Eu Aqui” e “Ilha Deserta”, antes de cantar sua “Só Quero”, que foi sampleada pelo rapper carioca BK’ (transformando a canção em “Só Quero Ver”), quando ela lembrou como foi o convite para aparecer na música do então desconhecido (dela). Depois ela deslizou sua voz única por “Virou Lágrimas” e “Teletema”, antes de fazer uma dobradinha de Guilherme Arantes (“A Cidade e a Neblina” e “Deixa Chover”) e deixar o palco para um momento solo do convidado da noite. Marcos Valle, que tem 84 anos mas parece que é 20 anos mais novo, começou puxando “Água de Coco”, acompanhado apenas pelos sobrinhos de Evinha, uma vez que Gambus também deixou o palco (afinal, Marcos Valle é tecladista), e depois emendou suas “Mentira” e “Parabéns” para chamar a dona da noite de volta, quando cantaram dois números do próprio Valle (“Pigmalião” e “Que Bandeira”). Depois ele despediu-se do palco, Gambus reassumiu as teclas e finalizaram o show com a dobradinha “Casaco Marrom” e a imortal “Esperar Pra Ver”. Mas é claro que todos queriam bis e Marcos Valle voltou ao palco para juntos repetirem “Que Bandeira”. Foi lindaço.
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Nos dias 11 e 12 de dezembro, o Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, recebe dois encontros memoráveis. O projeto Noites no Memorial recebe, na sexta-feira, dia 11, o paraibano Chico César acompanhado da orquestra de percussão baiana Aguidavi do Jêje, que acaba de passar por São Paulo dentro da programação do Sesc Jazz. No dia seguinte, num sábado, é a vez de dois cariocas recém apresentados – Ana Frango Elétrico e Marcos Valle – encontrarem-se pela primeira vez no palco. Os dois shows terão abertura do cantor e compositor Joaquim. Os ingressos já estão à venda.

Às vésperas de despedir-se de seu terceiro disco em uma série de shows pelo Brasil, Ana Frango Elétrico lança o segundo single posterior ao lançamento do disco, que acaba funcionando como complemento ao álbum de 2023. Depois da deliciosa “A Sua Diversão” é a vez de ela registrar numa mesma música, as duas versões alheias que toca no show para além do repertório do álbum, quando visita a parceria de Eumir Deodato e João Donato via Marcos Valle, que convidou para participar de sua gravação para “Nâo Tem Nada Não”, que ela emenda com o hit grudento “Gipsy Woman” da hipnotizante Crystal Waters. Coisa fina, saca só:

“Pra ser honesto, foi amor à primeira vista, como parceiro, músico e amigo”, lembra o octegenário Marcos Valle de seu encontro com o músico e produtor norte-americano Leon Ware, que faleceu em 2017. “Imediatamente, eu e Leon sabíamos que tínhamos que escrever algo juntos – era muito natural.” Às vésperas de lançar mais um disco solo, este batizado de Túnel Acústico, Valle pinça uma faixa composta ao lado do saudoso parceiro quando se conheceram, no final dos anos 70, e que ainda seguie inédita até hoje para lançar no início do próximo semestre. A demo de “Feels So Good”, que nunca foi lançada, foi encontrada em uma prateleira na casa de Marcos Valle quando seu autor entregou ao amigo e produtor Daniel Maunick para refazê-la. Tirou o vocal cantarolado que ocupava a segunda parte, cuja letra foi escrita e cantada por Valle neste ano, acrescentou vocais (a cargo de Paula Alvi), percussão (dele mesmo e Ian Moreira), deixando os vocais de Ware e os teclados de Valle gravados num estúdio em Los Angeles em 1979, quando o brasileiro ainda morava nos EUA. A deliciosa “Feels So Good” foi mostrada nessa sexta-feira pela gravadora inglesa Far Out, que lançará o single em uma versão limitada de 500 discos de vinil (já à venda), tornando-se a quarta faixa composta e tocada pela dupla – e juntando-se a “Rockin’ You Eternally” e “Baby Don’t Stop Me” (esta com Laudir De Oliveira do grupo Chicago) lançadas no disco de Ware de 1981 e a faixa-título do disco Estrelar, que Marcos Valle lançou em 1983. “Foi uma deliciosa parceria que eu prezo muito, muito”, continua Valle, ao falar sobre a nova música, “sinto muita falta dele e estou muito feliz que temos essa nova música juntos.

Procurei mas não achei foto minha com o João Donato – puxei pela memória e realmente não lembrei de nenhuma vez das poucas que nos encontramos de termos tirado o clássico selfie que sempre tiro com ídolos e chapas (talvez estivéssemos entretidos com algo no papo, se é que você me entende). Mas cansei de filmá-lo em tudo quanto é lugar: só esse ano pude registrá-lo duas vezes, uma lançando tocando seu último disco Serotonina e outra tocando seu Síntese do Lance com o compadre Jards na Casa Natura, última vez que o vi. O filmei em várias unidades do Sesc, em festivais pelo Brasil, dividindo o palco com vários bambas (Bixiga 70, Tulipa, Marcos Valle, Mariana Aydar) e até no Rock in Rio, mas um show que guardo no coração é uma apresentação que vi dele no mitológico Beco das Garrafas, em Copacabana, tocando seus clássicos ao lado de dois outros monstros, o contrabaixista cearense Jorge Helder e o baterista carioca Robertinho da Silva (que dividiram o palco com os sopros de Roberto Pontes e Jessé Sadoc e vocais de Emanuelle Araújo). Uma noite especial.

2023 empilhando festival atrás de festival – então toma mais um pra incluir na sua agenda. O Festival Zunido acontece este mês no Sesc Pompeia e reúne o trio Azymuth com o mestre Marcos Valle, traz o DJ Kid Koala mais uma vez ao Brasil e nos presenteia com a primeira vinda dos Last Poets, um dos grupos pioneiros na história do rap, ao país. “O mais importante é a questão dos encontros e das sonoridades que se juntam nessas delicadezas e dissonâncias”, explica Talita Miranda, que assina a curadoria do festival ao lado de Rodrigo Brandão e da curadoria de música do Sesc Pompeia, “são transformações e releituras a partir de uma base da música negra, da diáspora africana, o quanto a gente busca essa transformações e essa mistura, então vai ter sempre o hip hop, jazz, afrojazz, o afrossamba e, claro, dar uma ênfase específica para a música brasileira.”
O último Festa-Solo de agosto está aqui – e nesta segunda rola o primeiro de setembro lá no twitch.tv/trabalhosujo, a partir das às 21h.
Stranglers – “Golden Brown”
Washed Out – “Too Late”
Boogarins – “Água”
Cut Copy – “Like Breaking Glass”
Ladyhawke – “Paris is Burning”
Kaytranada + Kali Uchis – “10%”
Prince – “1999”
LCD Soundsystem – “One Touch”
Knife – “We Share Our Mother’s Health”
Tame Impala – “Nothing That Has Happened So Far Has Been Anything We Could Control”
Doors – “Horse Latitudes” / “Moonlight Drive”
Mutantes – “Caminhante Noturno”
Sérgio Sampaio – “Não Tenha Medo Não (Rua Moreira 64)”
Ana Frango Elétrico – “Promessas e Previsões”
Negro Leo – “Eu Lacrei”
Billie Eilish – “My Future”
Daft Punk – “Giorgio by Moroder”
Evinha – “Esperar pra Ver (Poolside & Fatnotronic Edit)”
Can – “Vitamin C”
Stereolab – “Metronomic Underground”
Kavinsky + Lovefoxxx – “Nightcall”
Mahmundi – “Nova TV”
Pelados – “O Fim”
Pedro Pastoriz – “Janela”
Tatá Aeroplano – “Deusa de 67”
Tika + Kika + João Leão + Igor Caracas – “Astronauta”
Bob Dylan – “Black Rider”
Jenny Lee – “I’m So Tired”
Michael Stipe + Big Red Machine – “No Time For Love Like Now”
Whitest Boy Alive – “Serious”
Michael Jackson – “Rock With You”
Madonna – “Lucky Star”
Marcos Valle – “Estelar”
Marina Lima – “Fullgás”
Lana Del Rey – “Blues Jeans (Penguin Prison Remix)”
Lipps Inc. – “Funkytown”
Lincoln Olivetti & Robson Jorge – “Eva”
Autoramas – “Garotos II”
Sharon Van Etten + Josh Homme – “(Whats So Funny Bout) Peace, Love and Understanding”
Começando mais uma semana, não esqueça que segunda é dia de Vida Fodona ao vivo no twitch.tv/trabalhosujo, a partir das 21h – bora? Eis o da semana passada.
Max Romeo – “Chase the Devil”
Sister Nancy – “Bam Bam”
Santigold – “L.E.S. Artistes”
Drake – “Hotline Bling”
Tim Maia – “These Are The Songs (Esta É A Canção)”
Luiz Melodia – “Juventude Transviada”
Lana Del Rey – “Fuck It, I Love You”
JJ – “Ecstasy”
Beastie Boys – “I Don’t Know”
Jamie Lidell – “Multiply”
Mark Ronson + Alex Greenwald – “Just”
Jamiroquai – “Virtual Insanity”
Céu – “Varanda Suspensa”
BaianaSystem – “Playsom”
MC Beijinho – “Me Libera Nega”
Pepeu Gomes – “Raio Laser”
Tulipa Ruiz – “A Ordem das Árvores”
Curumin – “Selvage”
Letuce – “Arca de Noé”
Alessandra Leão – “Mofo”
João Bosco – “Cobra Criada”
Maria Bethania – “Festa”
Marcelo D2 – “Maldição do Samba”
Marcos Valle – “Mentira (Chega de Mentira)”
Rita Lee – “Agora é Moda”
Todd Terje – “Preben Goes to Acapulco”
Air – “Kelly Watch The Stars”
M83 – “Midnight City”
Lykke Li – “I Follow Rivers (The Magician Remix)”
Michael Jackson – “Billie Jean”
Earth, Wind & Fire – “Let’s Groove”
Giorgio Moroder + Kylie Minogue – “Right Here Right Now”
Scissor Sisters – “I Don’t Feel Like Dancing”
Arctic Monkeys – “Why’d You Only Call Me When You’re High”
Arcade Fire – “Porno”
Ana Frango Elétrico – “Torturadores”
Angel Olsen – “Spring”
Weyes Blood – “Andromeda”
Ennio Morricone – “Love Theme (Cinema Paradiso)”
Aquela sensação de dever cumprido…
David Bowie – “Five Years”
Talking Heads – “Air”
Tom Zé – “A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel”
George Harrison – “Behind That Locked Door (Demo)”
Saulo Duarte – “Flor do Sonho”
Juliano Gauche – “Pedaço De Mim”
Zuttons – “Valerie”
Diagonais – “Novos Planos para o Verão”
MGMT – “Electric Feel (Aeroplane Remix)”
Estelle – “Superstition”
Marcos Valle – “Freio Aerodinâmico”
Bears – “Please Don’t”
Kamau – “Sabadão (Os Embalos de…)”
Beyoncé – “End of Time”
Legião Urbana – “Plantas Em Baixo Do Aquário”
Sambanzo – “Capadócia”
Xx – “VCR”
Gus Gus – “Polyesterday”