Staircases to Nowhere – Outro making of de O Iluminado

shining

Este curta de 17 minutos foi produzido pelo pessoal do Elstree Project, que tenta manter a memória cinematográfica da cultura inglesa e dedica-se a conversar com os técnicos do filme, sua relação com o caprichoso e exigente Kubrick e como realmente há camadas de interpretação para cada detalhe exposto no filme:

 

Os bastidores de O Iluminado

vivian-kubrick-shining

Um dos filmes citados por Silvano em sua compilação de curtas é o revelador The Making of The Shining, dirigido e editado por Vivian Kubrick, filha do mestre da sétima arte, que percorreu os bastidores do filme disposta a registrar o que podia, e com o aval do pai. Em menos de 20 minutos, o curta alterna entrevistas (tocantes como a de Scatman Crothers, hilárias como as do pequeno Danny Lloyd), cenas épicas do filme finalizado, Kubrick lidando diretamente com os protagonistas (e Shelley Duvall desculpando-o pelo transtorno que o cineasta a submeteu para extrair a forte performance da atriz) e cenas triviais da equipe espalhada pelo fictício Hotel Overlook.

vivian-kubrick

Vivian era uma das três filhas do casal Stanley e Christiane (ao lado de Anya e Katharina, embora esta última seja filha apenas da esposa do cineasta, de um casamento anterior) e certamente era a favorita do diretor. Além do filme dirigido que registras os bastidores do clássico de 1980, ela voltou a colaborar com o pai ao compor a trilha sonora de seu filme seguinte, Nascido para Matar. Kubrick queria que ela voltasse a trabalhar com ele em Eyes Wide Shut, mas os dois tiveram uma briga séria que ficou sem ser resolvida pois o pai morreu antes que o filme chegasse aos cinemas, em 1999. Depois disso, Vivian se distanciou da família e se envolveu com a cientologia, tornando-se “uma pessoa completamente mudada”, segundo a irmã postiça Katharina. Ela foi ao enterro do pai acompanhada de um representante da seita, mas nem chegou a ir ao enterro da irmã Anya, de quem era muito próxima na infância, quando ela faleceu vítima de câncer em 2009.

Abaixo, seu único filme:

 

Tame Impala: “It’s all going to change”

tame-impala-mind-mischief

Como uma linha de baixo deu origem a um clipe foda. Eis o making of de “Mind Mischief”:

É incrível como eles conseguem ser retrôs e modernos ao mesmo tempo…

O vídeo original segue abaixo:

 

Fazendo Cleo Pires

E por falar em mulher pelada, eis o making of da Playboy da moça.

O segredo de El Secreto de sus Ojos

Lembra daquela cena do argentino O Segredo dos Seus Olhos em que a câmera filma um estádio de longe para sobrevoá-lo e assumir o ponto de vista da torcida? Olha como ela foi feita: