Os indicados às categorias de melhor artista, melhor show e artista revelação de 2023 segundo a APCA

Depois de divulgar os 50 indicados a melhor disco do ano na semana passada, o júri da comissão de música popular da Associação Paulista de Críticos de Arte (do qual faço parte ao lado de Marcelo Costa, Adriana de Barros, José Norberto Flesch e Pedro Antunes), é a vez de anunciarmos os indicados a outras três categorias da premiação, artista do ano, show do ano e artista revelação. E eles são:  

Os 50 melhores discos de 2023 segundo o júri de música popular da APCA

Estes são os 50 discos mais importantes lançados em 2023 segundo o júri da comissão de música popular da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da qual faço parte ao lado de Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e apresentadora do Mistura Cultural), José Norberto Flesch (Canal do Flesch), Marcelo Costa (Scream & Yell) e Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola, Popload e Primavera Sound). A amplitude de gêneros, estilos musicais, faixas etárias e localidades destas coleções de canções é uma bela amostra de como a música brasileira conseguiu se reerguer após o período pandêmico com o lançamento de álbuns emblemáticos tanto na carreiras de seus autores quanto no impacto junto ao público. Além dos discos contemporâneos, fizemos menções honrosas para dois álbuns maravilhosos que pertencem a outras décadas, mas que só conseguiram ver a luz do dia neste ano passado, um de João Gilberto e outro dos Tincoãs. Na semana que vem divulgaremos os indicados nas categorias Artista do Ano, Show e Artista Revelação, para, no final de janeiro, finalmente escolhermos os vencedores de cada categoria. Veja os 50 (e dois) discos escolhidos abaixo:  

Encerrando 2023 com chave de ouro

Linda a apresentação que a Filarmônica da Pasárgada fez nesta terça-feira, encerrando o ótimo ano de música que tivemos no Centro da Terra. Além de apresentar a maravilhosa e forte voz de Loreta Colucci como contraponto à voz do líder da banda Marcelo Segreto – e a química ente os dois está ótima -, o espetáculo PSSP ainda contou com a presença do mestre Luiz Tatit, que foi reverenciado pela banda tanto num número seu (“Capitu”) quanto do grupo (“Fora do Ar”), além de fazer duas músicas próprias (“Toque o Tambor” e “Felicidade”) sozinho ao violão. A casa, lotada, suspirava ao fazer coro baixinho com as músicas do mestre, além de gargalhar com os jogos musicais das canções de Segreto. Foi demais.

Assista aqui:  

Entre o onírico e o erudito

Lindo demais o show que Loreta fez nesta quarta-feira para mostrar seu disco de estreia Antes Que Eu Caia no palco do Bona. Acompanhada de uma formação nada ortodoxa (o saxofonista e tecladista Fernando Sagawa e o quarteto de cordas formado por Thiago Faria, Michele Mello, Letícia Andrade e Wanessa Dourado), entre o onirico e o erudito, ela deslizou sua voz encantadora por canções melancólicas e esperançosas (incluindo “Ai, Ai Ai”, da espanhola Silvia Pérez Cruz) num show que ainda teve a presença de suas irmãs vocalistas do grupo Gole Seco – as formidáveis Niwa, Gui de Castro e Nathalie Alvin -, que ainda renderam uma apresentação extra para a noite com duas canções só no gogó. E no bis, Loreta chamou o violonista Luca Frazão, “a pessoa com quem eu mais toquei na vida”, para tocar a sua “A Arte de Me Enganar”.

Assista aqui:  

Gole Seco: Cometa

Maior satisfação fazer o primeiro show de fato de um grupo composto apenas por vocalistas. O Gole Seco formado por Loreta Colucci, Claudia Dantas, Giu de Castro e Nathalie Alvim faz sua estreia – depois de participar de apresentações de outros artistas – no Centro da Terra nesta terça-feira, dia 9, quando entram no palco do teatro no Sumaré apenas com suas cordas vocais, para uma apresentação chamada Cometa, em que vão para além das formações vocais tradicionais – que trabalham principalmente com harmonia, ritmo e melodia -, buscando outros vieses para este formato, explorando aspectos que se somam na percepção emotiva das canções como, timbres, dinâmicas e texturas. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados aqui.

Joana Queiroz + 6: Emaranhados

joana-queiroz-centro-da-terra

Enorme prazer receber Joana Queiroz nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, no Centro da Terra, quando a instrumentista do Quartabê convida mais seis músicos para seu espetáculo Emaranhados. Fruto de parcerias que Joana vem realizando desde antes de se mudar para São Paulo, a apresentação reúne músicos e cantores com quem ela tem consolidado no último ano e traz para o mesmo palco Filipe Massumi, Loreta Colucci, Claudia Dantas, Natalie Alvim, Bruno Qual e Melina Mulazani, que misturam suas canções em diferentes e improváveis formações durante a noite. Bati um papo com ela sobre o que poderemos esperar da apresentação desta terça.