Díspares e irmãos

Livio Tragtenberg, Sérgio Villafranca e Henri Daio mergulharam fundo em áreas diferentes do som por dois prismas aparentemente díspares mas irmãos, quando, no espetáculo Koisas, que apresentaram no Centro da Terra nesta terça-feira, mergulharam no clássico disco Coisas, de Moacir Santos, que completa 60 anos em 2025, à luz de um de seus mestres, o alemão Hans-Joachim Koellreutter, que, morto há exatos vinte anos, completaria 110 anos neste ano caso ainda estivesse vivo. O resultado foi um transe de quase uma hora em que aqueles artesãos musicais abriram as claves de ritmo do mago pernambucano dissipando fronteiras entre som e ruído, gravação e performance, erudito e jazz, Livio revezando-se entre um clarone cheio de efeitos e flautas, Sérgio equilibrando-se entre um piano preparado e outro dissonante e Henri alternando entre bases eletrônicas, um violão de oito cordas (tocado com um agogô servindo de slide num dado momento) e percussão. Uma apresentação única.

#liviotragtenbergsergiovillafrancaehenridaionocentrodaterra #liviotragtenberg #sergiovillafranca #henridaio #centrodaterra #centrodaterra2025 #trabalhosujo2025shows 082

Livio Tragtenberg, Sérgio Villafranca e Henri Daio: Koisas

É com enorme satisfação que recebemos nesta terça-feira um encontro de peso para celebrar dois gigantes da nossa música, quando Livio Tragtenberg, Sérgio Villafranca e Henri Daio se reúnem no palco do Centro da Terra para apresentar Koisas, um tributo ao encontro de Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005) — compositor e educador alemão que revolucionou a música contemporânea no Brasil —com Moacir Santos (1926-2006), mestre arranjador que foi seu assistente e ele mesmo uma das maiores sumidades de nossa música. Nessa apresentação, os três trabalham um diálogo entre a obra e o legado dos dois mestres a partir da improvisação livre, quando exploram suas influências mútuas, passeando entre o erudito, o popular, o experimental e o jazzístico. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.

#liviotragtenbergsergiovillafrancaehenridaionocentrodaterra #liviotragtenberg #sergiovillafranca #henridaio #centrodaterra #centrodaterra2025

Centro da Terra: Maio de 2025

Maio já começou e essa é a programação das segundas e terças com música lá no Centro da Terra. A temporada de segunda-feira fica nas mãos do maestro Barulhista, mestre produtor e músico mineiro que reúne camaradas para uma série de apresentações chamada de Com os Pés Um Tanto Fora do Chão, que ele sintetiza na frase “música para dançar sentado”. Ele faz a primeira noite, dia 5, sozinho, para começar a chamar seus convidados nas segundas seguintes: dia 12 recebe Pensanuvem e Daisy Serenna, no dia 19 une-se a Luciano Valério e Diogo Cardoso, para finalizar no dia 26 com Juliana Perdigão e Angélica Freitas. Na primeira terça do mês, dia 6, recebemos o grupo carioca Onda de Beleza Natural formado por Marcos Campello (guitarra), Alex Zhem (sax), João Lourenço (baixo) e Phill Fernandes (bateria), que antecipa seu disco de estreia no espetáculo Pré-Apocalypso, quando mostram sua mistura de guitarradas noise, improviso abstrato e atonal e afrobeat em delírios instrumentais. Na terça seguinte, dia 13, é a vez da belorizontina Josy.Anne, que mostra a segunda parte de sua trilogia Negra Ressonância Mineira chamada Bateia, com uma banda composta por Curumin, Maurício Badé e Podeserdesligado. Na terceira terça do mês, dia 20, Lívio Tragtenberg, Sérgio Villafrança e Henri Daio apresentarem o espetáculo Koisas, que faz uma leitura do clássico disco Coisas de Moacir Santos (1926-2006) à luz de Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), compositor, flautista e educador alemão que revolucionou a música contemporânea no Brasil, com improvisos livres entre a música erudita, popular, experimental e jazz. O mês encerra com com a apresentação solo da compositora, arranjadora e produtora Desirée Marantes, que mostra seu primeiro disco solo, o ambient Reparo, em primeira mão ao vivo no palco do teatro no dia 27, como um espetáculo chamado de Nunca Desi…, em que conta com as participações de Alejandra Luciani (vocais, samplers, efeitos) e Fe Koppe (violoncelo). As apresentações acontecem sempre pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.

#centrodaterra2025

Damo Suzuki em São Paulo

E por falar em krautrock, lembrei de quando o Damo Suzuki – o mítico vocalista do Can, sem dúvida a banda mais importante da história do gênero – passou pelo Brasil, em 2005, no festival 4Hype, que rolou no Sesc Pompéia, e fui ver se tinha algum vídeo disso no YouTube.

E, para a minha surpresa, descobri não só que tinha, quanto eles tinham sido subidas no site pelo próprio Paulo Beto, o PB, que estava pilotando instrumentos eletrônicos no mesmo palco que Damo vociferava seus grunhidos zen. Além do PB, a banda montada para o festival era um mini quem-é-quem do rock experimental paulistano do começo do século 21, reunindo nomes como o Cacá do Objeto Amarelo, o Maurício Takara do Hurtmold, o Sérgio Ugeda do Diagonal, o Miguel Barella (que já passou por inúmeros projetos desde os anos 80), entre outros que não me recordo. O show foi tão hipnotizante quanto o do Hallogallo, mas ia para um nível de agressividade e força que não havia na apresentação do trio de Rother. Afinal, era quase uma big band.

Este mesmo evento ainda contou com apresentações do Wolf Eyes, do austríaco Fennesz, o escocês Kode9, DJ Dolores, Toni da Gatorra, Akira S. & As Garotas que Erraram, Tecno Show e Lívio Tratenberg e eu pude entrevistar e servir de intérprete dos quatro estrangeiros em bate-papos abertos ao público na tarde do dia da apresentação de cada um deles. O papo com o Damo foi especialmente legal porque aconteceu no mesmo dia do papo com o Steve Goodman, o Kode9, que além de ser um dos pioneiros na divulgação do dubstep no Reino Unido, também tem um trabalho como pesquisador e historiador de música contemporânea, e dono de gravadora. Em vez de fazer dois papos separados, juntamos Damo e Steve numa mesma conversa que fluiu para muito além da própria trajetória dos artistas e possíveis observações destes sobre a música experimental no mundo na época, e virou uma discussão boa abordando diferentes visões do que pode ser considerado música hoje em dia – indo para a raiz da definição de conceitos tão diferentes quanto estética, mercado e produção.

Os vídeos acima são curtos e só dão uma idéia do que aconteceu no Teatro do Sesc Pompéia naquele dia – transe coletivo que só poderia ser reproduzido na íntegra, não em pequenos trechos. E é nessas horas que eu lembro que o Sesc grava e arquiva bonitinho todos seus shows. Imagina a quantidade de pérola que os caras não têm guardado nesse baú…